Go Down

Topic: Deixar pinos 0 & 1 "normais"? (Read 1 time) previous topic - next topic

nofxx

Salve, descobri um empecilho e ñ consigo achar material sobre, faltando keywords aqui!!

Here we go:

Se eu tiver qql coisa fechando um circuito nos pinos rx/tx eu ñ consigo comunicar com o arduino por usb, muito menos enviar sketches.

É possível remover essas funções especiais dos pinos? ñ vou usar pra comunicação.
Ou alguma gambi q me deixe pelo menos "conversar" com ele...

DanDare

Olá,

Já pensei nisso também.... pra usar num projeto de datalogger.
Minha primeira idéia foi usar trtansitores para abrir ou fechar as ligações dos pinos TX/RX, isso controlado a partir de outro pino do arduino no sketch. Mas não testei.

Se for só na protoboard vale mais a pena desconectar mesmo os pinos antes de carregar o sketch. Chato pra caramba isso.

Se testar isso, posta aí pra gente !!

Valeu

nofxx

Olá Dan,

Poisé rapaz, acho q a ideia do transistor como um switch ae funcionaria, porém é trocar 6 por 1/2 dúzia.

O caso aqui eu era um POV bobinho, acabou ficando assim mesmo.
Mas a curiosidade permanece.

Acho q deve ser preciso alterar isso no source do boot. Vou ver se compro um cabinho FTDI p/ começar a queimar boots no atmel.

DanDare

Você tem razão..... é +- como trocar 6 por meia dúzia....
Pensando melhor: shift registers + pinos 0 & 1 livres

Valeu !

nofxx

Ñ entendi cumpadi. É tua wishlist ? heh

DanDare

Hahah, numé isso não.
Só que tem hora que precisa de muito pino e acaba usando o 0 & 1, só que usando esses dois me dá problema na hora de fazer upload de sketch dependendo. Então shift register pra aumentar n° pino e deixar 0 & 1 quietos.

Osias Neto

nofxx e DanDare,

o grande problema de se tentar gravar  (ou comunicar) com o Arduino, tendo algo conectado nos pinos 0 e 1, é que para a comunicação ser realizada, é necessário alternar entre os estados "0" e "1", numa velocidade absurdamente rápida, portanto qualquer coisa que gere capacitância na linha (por menor que seja), pode impedir o pino de alternar o estado.

Tem vários fatores tambem, depende muito do que está ligado aos pinos, em alguns casos, pull up/pull down pode resolver, outros só desconectando mesmo =/

nofxx

Ah, valeu Osias, esclareceu.

Só p/ ver se entendi num cenário:
Um arduino conectado com outro pelos benditos 0 e 1, eu consigo comunicar por USB com um deles.

Osias Neto

Nunca tentei, mas acho que dá, só que mesmo que dê, tudo que for enviado via "USB" os dois vão receber, e vice-versa (pode ser que nenhum receba nada, mas só testando pra ver).

Se o que eu disse for verdade, então para que apenas um comunique com o PC, deve-se usar usar algum artifício, como Serial.end(), velocidades diferentes, configuração via pino, etc... não é tão trivial, mas será possível sim.

Go Up