Problemas com relé

o que este relé tem de diferente do meu?
isto não serve para nada?
comprei isto aqui para controlar meus leds por pwm, quem sabe isto ja resolva o problema também

Este usa foto acopladores

não vejo o problema... os 230V entram num lado do relé e o transistor esta no outro...

a haver interferência, também acontecerá com um opto acoplador, não? que alimenrtação é que ele vai usar na saída do optoacoplador?

estou determinado a resolver este problema, poderia ser defeito de um dos drivers, porém testei 3 e os 3 com o mesmo problema, apenas um modelo diferente que é dimmerizavel não deu problema.
comprei dois shields com fet para controlar o pwm
comprei drivers novos que colei o link em cima, tambem controlaveis por pwm, porém necessitam de uma fonte DC.
também comprei os reles com fotoacopladores de 4 canais.
não sei mais o que posso fazer
o sistema esta la funcionando perfeitamente sem a luminária.
vamos esperar uns 30 dias até chegar os brinquedos novos e ver como fica, mas se alguém souber como resolver da um toque...
como estive envolvido apenas em tentar resolver isto não continuei o resto do projetinho... em relação ao extern, devo apenas salvar o arquivo simbolo.h com char exemplor[8]{ }; e no principal devo apenas incluir a biblioteca ou além de incluir devo chamar as variaveis com o extern? e como deve ser feito?
bubulindo, em relação as variaveis criadas, ligado e desligado dependendo da leitura do aquecedor e refrigerador... como substituir isto por simbolo? por exemplo em vez de ligado vou desenhar uma circulo cheio, e no desligado um circulo vazio
criar uma lcd.createChar(1,exemplo); e substituir na const char estados[2][10] = {"ON ", "OFF"}; (substituir o ON por 1 ou exemplo não funciona).
verifiquei o pachube a achei excelente, porém me parece meio complicado fazer funcionar via informação serial. Só possui para ethernet shield

dei uma olhada na internet e observei que o driver por manter constante a amperagem na saída causa um grande ruído na entrada, com isto observei que existe driver com um tal de EMI filter, creio que necessito de um destes.

no simbolos.h...

char smiley[8] = {
  0B00000,
  0B10001,
  0B00000,
  0B00000,
  0B10001,
  0B01110,
  0B00000,
};

char ligado[8] = {
  0b00000,
  0b00100,
  0b01110,
  0b11111,
  0b01110,
  0b00100,
  0b00000,
};

char desligado[8] = {
  0b00000,
  0b00100,
  0b01010,
  0b10001,
  0b01010,
  0b00100,
  0b00000,
};

Na parte do ON ou OFF... não tenho como testar, mas depois de criares as variáveis de cima com os numeros 1 e 2, experimenta assim:

int estados [2] = {1,2};

lcd.write(estados[i]);

Eu suspeito que isso tem a ver com o tipo de dados usado... quando metes 1, o que aparece no lcd é 1 correcto?
Vê o que aparece e diz algo... Eu posso dar uma vista de olhos nos métodos para perceber como isso funciona.

Esse pormenor de ser dimmerizavel pode indicar o problema, se o dimmer for resistivo não há problemas, se tiver um PWM lá dentro, provavelmente tem já uma filtragem boa dentro.

Sim, seria um desses filtros que necessitarias. Tens um ferro velho perto de casa? Isso encontra-se em imensos electrodomésticos. Logo na entrada do electrodoméstico mesmo. Ou até em TVs velhas. :\ É sempre uma hipótese.

Lê isto
http://arduino-info.wikispaces.com/RelayIsolation

hugo, exatamente meu problema viu?
não entendi muito bem depois de retirar o JUMPER, alimento o vcc da shield e a saida digital com o arduino o resto não entendi
o meu eu preciso eu ligo o grnd o 5V e a saida digital tudo do arduino.
depois preciso isolar a alimentação do arduino com um filtro EMI correto?
ja comprei estes dois componentes, agora é esperar chegar....
colocando um filtro EMI na entrada da luminária, isolando a mesma não resolve certo? entre o relé e a luminária e a luminária da rede AC. eu preciso é isolar o arduino e não a luminária correto?
vou ver se consigo um ferro velho para pegar um filtro destes para testar, isolando o arduino com um filtro destes e ligando a luminaria na tomada da casa é para funcionar
outra pegunta, ja que este meu driver tem PWM "eu nem sabia" se eu isolar o arduino com o filtro, e ligar o rele num MOSFET e o mesmo ligar na DC do driver, e a fonte AC do driver diretamente na tomada da casa

De facto o texto do autor nao esta bem detalhado.O que eu entendi sobre o que tens de fazer é isolar o arduino em termos de alimentaçoes, ou seja alimentas o arduino com um transformador e o modulo de reles com outra alimentaçao diferente, apenas ficando comum os grounds porque como a tua shield é com transistor tens de ter uma referencia entre eles.
Se tivesses por foto acoplares podias isolar completamente o arduino e a shield de reles pois informaçao de comando do arduino é enviada por "luz".

com groundscomuns o problema não se repetirá?

podes tentar com um relé de estado solido, mas nao garanto que seja melhor. procura por moc31 ou algo assim na fairchildsemi.

com groundscomuns o problema não se repetirá?

Talvez, por isso é que recomendo com o foto-acoplador, assim mata qualquer hipotese pois nao ha necessidade do ground comum, podendo o sistema ser completamente isolado.

HugoPT:

com groundscomuns o problema não se repetirá?

Talvez, por isso é que recomendo com o foto-acoplador, assim mata qualquer hipotese pois nao ha necessidade do ground comum, podendo o sistema ser completamente isolado.

Com duas fontes separadas... O shield tem díodos a proteger a bobine?

Aquilo do MOC afinal é MOC3051. LOL
Eu cheguei a usar isto para comutar correntes jeitosas (aquecimento) com um triac e funcionou catita.
http://www.fairchildsemi.com/ds/MO/MOC3052M.pdf
No entanto, o problema seria pior com isto, creio.

Em todo o caso, e olhando bem para o que pretendes no futuro, talvez um filtro seja o que pretendes mesmo que queiras fazer isto com uma fonte e seres tu a comutar as luzes.

Ias precisar duma fonte DC, o tal shield para comutar e podias alimentar o arduino dessa mesma fonte DC... normalmente diria que as fontes DC são já filtradas e talvez eliminasse o problema que vês. Claro que ia dar um pouco mais de trabalho, em termos de ligações e código...

Talvez uma fonte de computador servisse?

pessoal não achei o filtro por aqui, terei que esperar chegar....
testei o pwm dos drivers dos leds que tenho aqui
muito show controlei a intensidade da luz bem como quero....
agora me vem a pergunta, utililei um tip120, existe a possibilidade de isolar os grouns? se conseguir eu alimento o arduino com uma bateria
segui esta ligacao
http://bildr.org/2011/03/high-power-control-with-arduino-and-tip120/

só que ai os grounds se juntam....

Controlaste que LEDs?

A luminária? Ou os leds de teste?

Esse esquema tem apenas o problema da ligação da base do transistor directamente no Arduino. O tipo de transistor (um Darlington) apesar de ser bom para correntes altas, certamente que vai dissipar algum calor, não? Tens ideia da corrente que passa por ele?

Outra hipótese seria algo assim...

Ou... se já encomendaste um shield com FET (motor shield?) isso provavelmente estará feito lá. :slight_smile:

Como estás a alimentar tudo?

O shield é algo assim?
http://www.ebay.co.uk/itm/B001-Arduino-high-power-MOSFET-shield-motor-lighting-PWM-DC-control-/221186925850?pt=UK_Computing_Other_Computing_Networking&hash=item337fc4a51a

Este parece muito porreiro. :slight_smile:

agora me vem a pergunta, utililei um tip120, existe a possibilidade de isolar os grouns? se conseguir eu alimento o arduino com uma bateria

Com essa configuraçao nao.
Penso que ja te disse isto ha uns posts atraz, nunca mas nunca mistures a parte de controlo com a de potencia!
Apesar de o circuito trabalhar ao minimo erro puff vai tudo ao ar.
Nesse circuito do link eles usam 60V na entrada a serem comutados pelo tip120.Ora os transistores entram em curto se por exemplo excederes a corrente maxima de colector( que pode acontecer se trocares a carga).Se isso acontecer puff.Em tempos de escola queimei uma porta paralela de um portatil numa brincadeira destas.Fiz um programa para controlar motores via porta paralela com transistores tudo bonitinho, quando os motores estavam sem carga acoplada tudo ok, quando lhes pedi trabalho os transistores excederam a corrente maxima e entraram em curto injectando 60V pela paralela dentro.
Conclusao nunca mais foi porta :disappointed_relieved: e passei a ter mais cuidado e calcular tudo para o maximo admissivel
Aprendi com o pior cenario.

Outra situaçao frequente que pode acontecer é:
Queres controlar uma lampada de 230V.Tens fase e neutro que têm de ser controlados por um triac.
Como tens de ligar um dos lados a mesma referencia do arduino qual ligas?
Pode parecer estupido mas antigamente nas TV's este problema existia!
No tempo que reparei televisoes quando chegava um "dinosauro" à oficina muitas delas o chassi estava sobre tensao da rede !
Actualmente isso nao acontece porque é feito um isolamento na fonte comutada atraves do secundario do transformador de chaveamento felismente.
O correcto é usares reles, isolamentos opticos, contactores se for uma carga muito grande.

HugoPT:
Queres controlar uma lampada de 230V.Tens fase e neutro que têm de ser controlados por um triac.
Como tens de ligar um dos lados a mesma referencia do arduino qual ligas?

MOC305X :slight_smile: LOL

gente fiz igual a pagina que mostrei para vcs e no lugar da luz coloquei minha luminária led, na verdade apenas o circuito de lez azuis, 36v 0,6A
fiz um programa para fade de 0 a 100 e ficou perfeito....
primeiro testei com um cooler de 12V

Ok... agora só tens de isolar o Arduino e estás lançado para ficares com um sistema mais porreiro ainda. :slight_smile:

para quem quiser, basta usar um photo isolator antes do FET, ou do TIP-120, é um 4n25 - 35. Hoje vou comprar e testar....
Sobre a biblioteca simbolos.h eu criei, inclui ela e mandei rodar, mas ele não acha, fala que não esta incluido no sketch os chars.... tenho que colocar mais alguma coisa

Sim no programa principal tens de fazer o include desse .h e depois usar antes do nome da variável a keyword extern. Desta forma o compilador vai procurar essa variável fora do programa principal