Dúvidas Ethernet Shield

Bom dia galera.

Comprei um Arduino Duemilanove atmega 328 e gostaria de saber qual modulo ethernet vocês me aconselham a comprar.
Sei que tem o Wiznet W5100 e o ENC.....

Preciso fazer um pequeno projeto onde acesso o browser e consiga apagar e ascender leds.

Alguém pode me ajudar?

Obrigado.

Se alguem tiver google talk, adiciona aí: nandoestevam@gmail.com

Gente, por favor, se alguém puder me ajudar...

Encontrei um projeto bem parecido com o que quero fazer.

Alguem conseguiu fazer um parecido?

Abs.

Eu uso este, e funciona muito bem!

XD

cara W5100 é muito mais simples.

mas é mais caro!
:roll_eyes:

Na verdade eu tava querendo comprar o W5100, mas não o encontro no mercado.
Estou precisando com urgencia pra fazer uma parada simples pro meu TCC da faculdade.

Qual a diferença entre o W5100 e o Enc28j60 ?

Bom vamos esclarecer várias coisas quando falamos de Ethernet Shields.

w5100
O w5100 é o chip usado no Ethernet Shield oficial do Arduino digamos que é o homolagado pelo time do arduino.
Em cima desse chip w5100 fizeram a placa EtherShield porém é bem cara mesmo.

Em 2010 eu achei esse kit e comprei http://mcukits.com/2009/04/22/nkc-ethernet-shield-for-arduino-assembly-guide/ descobri que ele utiliza de um módulo também baseado no w5100 o fabricante do módulo WIZ812MJ é a Wiznet http://www.wiznet.co.kr/Sub_Modules/en/product/Product_Detail.asp?cate1=&cate2=&cate3=&pid=1026 . Esse módulo é genérico pode ser ligado no PIC, no Arduino, Arm o que for.

O que a Nkc Eletronics fez foi fazer um "etherShield" que encaixe esse módulo, isso saiu pra mim na época por $30 ainda mais barato que o Oficial e utilizava a mesma biblioteca ethernet do oficial foi perfeito eles vendiam o ethershield e o módulo.
Atualmente eles não vendem o KIT + Módulo, somente o kit para montar a placa que recebe o módulo Por $13 http://www.nkcelectronics.com/nkc-ethernet-shield-diy-kit-without-wiz812mj-mod812.html
O bom desse ethershield da Nkc, é que corrige um bug da ligação pro Arduino mega.

Então o que tem que fazer seria comprar o kit e o módulo separados gastando uns $33 ou somente o módulo.
Somente o módulo vende geralmente por $20 :
http://www.futureelectronics.com/en/Search.aspx?dsNav=Ntk:PartNumberSearch|WIZ812MJ|1|,Ny:True,Nea:True

Eu achei pessoas que usaram o módulo e fizeram um shield para ele cheap Arduinoシールド基板にWIZ812MJを移行: momo e pessoas que simplismente ligaram ele direto usando um protoboard e usaram a biblioteca oficial

Tranquilo isso funciona, então se você quiser usar somente o módulo tera que caprichar na ligação, porém é legal você montar um circuito com capacitores e um conversor de tensão de 3.3v se não quiser pegar a alimentação do arduino.
Em fim eu acho preciosismo usar um circuito aparte, tem 3.3v no arduino porque não usar dele direto, você terá que fazer um cabinho decente etc, dispensara o kit na NKC.

ENC28J60
Nada mais é que um módulo assim como o WIZ812MJ, porém da fabricante microchip muito mais popular, inclusive em outras plataformas como o PIC.
A Nuelectronics fez um ethershield baseado nesse chip, e fez uma biblioteca MUITO confusa diga-se de passagem.
Porém os ethershields ou somente os módulos baseado no ENC28J60 são MUITO mais BARATOS tipo $16 no ebay.
O que realmente mata na minha opinião é a interface da implementação do código da Biblioteca.
No ano passado um cara Simon Monk resolveu melhorar isso e fez uma nova biblioteca só que ele fez somente o lado do webserver:

sendo o Arduino um webserver, ele não fez o client tipo pro arduino acessar um serviço na internet por exemplo, mas já era um avanço.
E esse ano um Brasileiro chamdo Alvaro Justen, sinta orgulho disso, refez praticamente do Zero a biblioteca e deixando-a compatível com a original, ou seja ele reescreveu toda interface the socket dela deixando os métodos e o funcionamento igual da oficial do CHIP W5100.
Ele ainda esta trabalhando nela eu não tive tempo de testar por não ter um modulo da ENC28J60, porém comprei e estou esperando chegar.
Nova Biblioteca ENC28J60: GitHub - turicas/Ethernet_ENC28J60: [NOT MAINTAINED, NOT COMPLETED] Implementation of an Arduino-compatible socket layer library that uses Microchip ENC28J60 Ethernet controller.

Então é uma alternativa, isso é comunidade!

Tenho um Diecimila e adquiri um ethershield 28j60 (link abaixo), entretanto após os testes, e inicialização, a placa aparentemente comunica com a ethernet, mas nao manda/recebe sinal; embora indique conectado a 10mb.

Em um forum descobri que existe limitação de memória (buffer). Já testei 3 bibliotecas diferentes que respondem nos pinos indicados, sem sucesso. Alguem têm alguma sugestão.

http://cgi.ebay.com/Arduino-Ethernet-Prototype-Shield-Webserver-ENC28J60-/270635380298?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3f03202e4a#ht_2909wt_1139

Ola pessoal!

Rafael, obrigado pela dica da nova biblioteca, vou testar e posto depois o resultado.

kotch:
Ola pessoal!

Rafael, obrigado pela dica da nova biblioteca, vou testar e posto depois o resultado.

Isso a minha ENC28J60 vai demorar a chegar pois comprei no e-bay.

Obrigado pessoal.

Caso algum de vocês consiga testar o webserversimpleled, me avisem.

Estou pesquisando muito sobre... Já tenho o Duemilanove e só falta o ethernet shield.

Agradeço mais uma vez a todos vocês pelas ótimas dicas.

Olá,

Tenho um Arduino Duemilanove 2009 ATmega328 com o Arduino Ethernet Shield V1.1 (ENC28J60) com a Biblioteca ENC28J60: GitHub - turicas/Ethernet_ENC28J60: [NOT MAINTAINED, NOT COMPLETED] Implementation of an Arduino-compatible socket layer library that uses Microchip ENC28J60 Ethernet controller. , estou a tentar usar o exemplo dele "WebClient" com os dados :

byte ip[] = { 11, 11, 11, 50 }; <----- Arduino Ethernet Shield
byte server[] = { 11, 11, 11, 3 }; <------ ip do servidor apache com PHP

mas esta sempre a dar erro "connection failed" , alguma ideia para isso ???? :frowning:

Abs.

rafaelgimenes:
No ano passado um cara Simon Monk resolveu melhorar isso e fez uma nova biblioteca só que ele fez somente o lado do webserver:
Dr. Monk's DIY Electronics Blog: Simplified Ethernet Library for 28J60 Shield
sendo o Arduino um webserver, ele não fez o client tipo pro arduino acessar um serviço na internet por exemplo, mas já era um avanço.
E esse ano um Brasileiro chamdo Alvaro Justen, sinta orgulho disso, refez praticamente do Zero a biblioteca e deixando-a compatível com a original, ou seja ele reescreveu toda interface the socket dela deixando os métodos e o funcionamento igual da oficial do CHIP W5100.
Ele ainda esta trabalhando nela eu não tive tempo de testar por não ter um modulo da ENC28J60, porém comprei e estou esperando chegar.
Nova Biblioteca ENC28J60: GitHub - turicas/Ethernet_ENC28J60: [NOT MAINTAINED, NOT COMPLETED] Implementation of an Arduino-compatible socket layer library that uses Microchip ENC28J60 Ethernet controller.

Então é uma alternativa, isso é comunidade!

Nao to conseguindo fazer fucionar esta lib, alguem por aí já fez?

EIS O ERRO:

In file included from C:\arduino-0022\libraries\Ethernet\Client.cpp:1:
C:\Diversos\arduino-0022\arduino-0022\libraries\Ethernet\utility/w5100.h:14:17: error: SPI.h: No such file or directory

As of Arduino 0019, the Ethernet library depends on the SPI library.
You appear to be using it or another library that depends on the SPI library.

Mas a LIB spi ta no sketch!
:~

O melhor, apesar de ainda não ter experimentado, é seguir logo para uma placa destas:

O preço é mais ou menos o mesmo que um shield e um Arduino, mas já tem tudo na mesma placa. O grande problema está nos portes de envio já que o fabricante está na Austrália. :frowning:

Gostei da dica do Wiz812... eu estou a pensar usá-lo em modo de endereçamento directo. Têm ideias de como fazer as ligações nos pinos todos?

Olá!
Comprei um Ethernet Shield deste modelo:

Entendi pouco coisa da biblioteca dele. Gostaria de saber quais so pinos que eu deveria usar para faze-lo funcionar, já que não encontrei onde eles estão declarados :astonished: .

Como tenho um arduino mega, tem como encaixar o shield direto nos pinos do ultimo barramento?

Obrigado!

fica a dica de uma loja em que eu comprei, preço muito bom, também tem um shield ethernet com sd:

http://iteadstudio.com/store/index.php?main_page=product_info&cPath=18&products_id=224

tb não consigo usar a lib do Alvaro.

Tenho um shield desses mas o meu projeto está parado pois o arduino para de responder.

Problema Ethernet + Arduino

Estou desenvolvendo um projeto com arduino e ethernet e “esbarrei” numa situação que não consigo resolver.

Estou usando um arduino Duemilinove com o shield Ethernet Shield for Arduino UNO duemilanove, ENC28J60

Embarquei um código que responde a uma requisição GET HTTP. O código recebe a requisição, separa a string e verifica, daí executa a ação ou devolve o dado.

Até ai tudo bem, todavia depois da terceira ou quarta requisição, simplesmente o arduino para de responder, ai tenho que reiniciar o arduino.

Depois de muito teste notei também que quando trava a conexão eu abro o monitor da serial o que “destrava” a conexão Ethernet até que eu novamente faça três ou quatro requisições, ai volta a travar.

Não sei se deu para entender.

Alguem teria uma pista do que está acontecendo?

Desde já muito obrigado.