Arduino como Matriz

Galera,

Estou querendo elaborar um projeto para o meu trabalho.
Na verdade, queria que o Arduíno fizesse um papel de uma matriz, isto é, que eu escolha em qual pino vai sair o meu sinal de entrada.

EXEMPLO:
1- vou entrar com 3 cabos no arduino: vermelho (2), azul (4) e marrom (6);
2- através de ethernet shield com página web, eu escolho em qual saída sairam cada cabo: vermelho (8), azul (10) e marrom (12);
3- através de outro comando na pagina web, eu troco as saídas: vermelho (12), azul (10) e marrom (8);
4- e assim por diante...

A página teria um nome com todas as entradas, selecionado elas para todas as saídas....como se fosse matriz! :slight_smile:

É possível?

Obrigado! Abs galeraaaa!

Sim. É perfeitamente possível.

Amigo,

Tem algum código para esta função?
Na verdade, não quero que vá nenhum pulso (5V)....

Só quero uma continuidade no cabo, porém em diversas saídas, de acordo com a programação web.

Agradeço!

Abs

Utilizando transistores / relés, então? Explica melhor o que você quer.

O que eu quero, é exatamente como o desenho.

Quero entrar com 5 fios no arduino e, através de uma pagina web com ethernet shield, eu escolho eu quais saidas vão sair estes cabos, dando ideia de continuidade.

Na verdade, não quero oferecer nenhum pulso ou tipo de alimentação analogica....só quero dar ideia de continuidade, isto é, quando eu clicar no site em: PINO 1 DE ENTRADA SAI NO PINO 5 DE SAIDA, o cabo que entrou no pino 1, sai no 5...como se fosse uma chave fechada...

As portas digitais do arduino só vão trabalhar com dois estados. Não dá pra fazer isso diretamente usando as portas.

Só pra ver se eu entendi, vamos supor que tenha sinal em três entradas, um áudio por exemplo, e que escolher os em qual das três saídas vai sair cada áudio desses? É isso?

EXATAMENTE Lago!

Só que não seria um áudio....
Seria um pulso que seriam gerados por outros equipamentos entrando no arduino.
E na saida do arduino, eu escolheria para qual outro equipamento este pulso iria....

Tem como?

Um de cada vez, ou pode ter mais de um simultâneo?

Na verdade seria simultâneo.

Vou explicar um pouco melhor.

  • Eu faria a configuração de matrizamento em uma única vez na pagina web e ficaria desta forma durante o dia todo.
  • No dia seguinte, eu iria trocar a ordem destas saídas.

OBS 1: AS ENTRADAS SÃO FIXAS E RECEBEM PULSOS DO PRIMEIRO EQUIPAMENTO ALEATORIAMENTE.
OBS 2: EU IRIA TROCAR APENAS A ORDEM DAS SAÍDAS DOS CABOS, ISTO É, FUNCIONANDO COMO UMA CHAVE PORÉM INDO PARA EQUIPAMENTOS DIFERENTES DE ACORDO COM O COMANDA DA PAGINA WEB, INDO PARA O ETHERNET SHIELD. (LEMBRANDO QUE O PULSO DE ENTRADA DO CABO VERMELHO, DEVE SAIR NA SAIDA PROGRAMADA PARA O CABO VERMELHO)

OBS FINAL: A IDEIA DO PROJETO É SÓ TROCAR A SAÍDA, POIS NECESSITO QUE OS CABOS DE ENTRADA VÃO PARA EQUIPAMENTOS DIFERENTES, IGUAL O DA FOTO. DE TAL FORMA QUE, EM OUTRO DIA, EU POSSA TROCAR TAMBÉM NOVAMENTE, ATRAVÉS DA PAGINA WEB.

A forma que consegui imaginar foi fazer uma matriz de reles:

Vai ter N reles, onde N é o numero de entradas multiplicado pelo número de saídas.

Lago,
Não entendi esta sua matriz...

Mas, não teria como programar o arduino para sair em um pino, com um desejado sinal de entrada?

Para simplificar muito, o arduino só vai trabalhar com +5v ou 0v. Não tem como ele direcionar o que você colocar um um pino para outro.

Em relação a matriz que sugeri, o arduino vai controlar os relês que vão conectar uma entrada (i0, i1, i2...) a uma saída (no desenho c0, c1, c2...).

Pelo o que entendi o Daniel quer utilizar as portas do arduino com chaves de continuidade.
Onde o mesmo não é possível pois como nosso amigo disse as portas do arduino funciona com sinais analógico ou digitais tanto de entrada quanto de saída . Por isso a sugestão de usar os reles é uma boa ideai por ele não interferir em nada no sinal que passa .

Caso não tenha muito espaço é interessante também você ver o uso de optoacopladores.

Um exemplo é o 4n25: