Web-based arduino

Opa pessoal, sou iniciante com arduino.. já fiz alguns tutoriais com leds e tal, mas isso nao é muito importante. Eu e um um amigo, engenheiro eletrico, estamos projetando um sisteminha de controle de funçoes de casa e tal.

Vamos contruiir um robozinho que tenha todas as funções que a casa teria, como sensores, motor, camera ... mas eu gostaria que isso tudo fosse controlado por um website.

Eu teria um servidor ligado ao arduino via wifi, e ligaria isso a um site, que seria onde eu poderia enviar o comando ( faria um site com botoes simplificando os comandos) e/ou receber os dados de sensores e tal.

Alguem tem alguma base pra eu começar ? Alguem sabe dizer se é dificil fazer isso ?

Esse shield pro arduino faz exatamente isso:
http://www.liquidware.com/system/0000/3126/Wishield_External_Antenna.jpg

Ele hosteia uma página da web e conforme você vai clicando nos botões ele faz tal ação. Procure vídeos no youtube, e no site dos desenvolvedores dele tem vários tutoriais (veja o fórum).

:wink:

Cara, esse wishield funciona me ligando diretamente a wifi ? Tipo o wifi de casa por exemplo ? sem a necessidade de outro modulo no pc ?

Bom, eu comprei um Xbee já. Acho que o Xbee é interessante por ser pequeno e bastante versatil ne?

O proj q to fazendo é controlar minha casa por um site tb.
Já ta indo: GitHub - nofxx/subduino: Arduino Ruby Helpers + PubSub Gem
Aí tem tudo q tu precisar quiser ir pro lado vermelho da força :wink:

Maneiro kra, mas eu não entendi muito bem. esse link que você me mandou são os códigos que você utilizou para implementar o sistema de controle ?

Que linguagens vc usou, para o site e tal ?

Isso, preciso terminar bastante coisa e documentar.. O q da pra fazer agora é falar (receber e enviar comm) pro duino tempo real e fazer upload de codigo sem usar a IDE (qta alegria...).

Tirando o code do arduino, é tudo em Ruby. To fazendo uma brincadeira com node.js tb. Por isso disse lado vermelho da força hehe, tudo q é ruby/rails os cara põe um vermelhão em algum lugar hehe...
Ruby é animal p/ escrever webapps e tal..

Muito maneiro. Vou dar uma procurada.

Eu estou pensando em um app pra android que fizesse essa parte de controle. Afinal esses smartphones, tablets e pocketpcs são o futuro de conexão... eu pessoalmente acredito muito na computação invisivel tomando lugar da que nos conhecemos hoje.

Bom, você tem alguma sugestão do que eu deveria usar a principio ? Será que a ruby é a mais indicada para isso ? Eu vou conversar quinta-feira com um cara que é programador, apresentar a idéia e tal e ver o que ele acha que seria bom fazer.

Webapp vs nativo é a sua perg. No caso do proj q te enviei, é um webapp. Então ele abre aqui no meu iphone lindão e abre no seu android tb com cara de iphone (usei um fw js/css chamado iui).
No caso do iphone, no proprio webapp tenho a opcao de criar um icone no celular como se fosse programa, q nada mais eh q um bookmark. Da a impressao de ser nativo a parada...
Resumindo, se é pra fazer tem q ter os dois na minha opinião. Um webapp q qql coisa q tenha navegador acesse, e apps nativos se vc tiver tempo/paciencia....

Como vc mesmo disse: "qria um site".
No meu ver nda melhor, pq se vc trocar de telefone amanha ou tiver na casa de um amigo em um sistema operacional estranho, ou whatever vc ainda consegue acessar, pq é web.

Agora a minha idéia pro nativo, futuramente, é usar algum daqueles fw novos q compilam p/ osx, android, bberry..
Vou ter q por a mão na massa p/ descobrir o mais bacana:
Titanium, PhoneGap, Rhomobile.