Meu primeiro Arduino

Ola pessoal, estou iniciando o tópico mais para minha apresentação, e dizer q a tempo acompanho o fórum, mas só agora consegui tempo para começar meu próprio Arduíno. ah! e dizer que vocês manjam de mais também :wink:

Bem, vou postar algumas fotos que eu tenho tirado do meu projeto, quem sabe não animo uns e recebo criticas construtivas de outros, quem sbe, quem sabe ...

Valeu pelo espaço pessoal, e espero que as duvidas apareçam

Ai vai as fotos, por ser o primeiro, não me preocupei muito com os detalhes.

Edited: não pude mandar o link, foi meu primeiro post =(

http://picasaweb.google.com/scorninpc/Arduino

[]'s =)

Olá Bruno ficou muito boa a placa, eu uso para fazer minhas placa o papel grossy 150 gramas papel e depois imprimo na impressora laser para foto tambem fica muito bom.

parabens
Eduveiga

Olá.

E depois coloca com alguma superfície quente?

Então, eu até pensei fazer assim, mas não tenho impressora a laser, e nunca vi o resultado disso, não sei se ficaria bom, no silk eu ja sabia que ia ficar assim, ainda nao ficou melhor pq borrei a tela e não fiz outra, ja que é para o primeiro arduino.

Se funcionar direitinho, vou confeccionar outra, ai vou caprichar mais ainda, e passar silk branco na frente e tudo mais =)

Vamos ver, estou esperando chegar a segunda leva de componentes para terminar, muito complicado isso também, vc precisa pedir um pouco aqui, outro ali, é ruim de mais =/

Posso aproveitar o tópico para fazer uma pergunta? Como é a gravação do boot loader arduino? é complexo igual queimar um PIC? Ou posso comprar o ATMEGA sem boot loader do arduino e grava-lo depois sem maiores problemas?

Valeu =)

Sim, eu uso ferro de passar roupa eu tenho um ferro antigo aqueles GE, depois espera esfriar e retirar o papel. Pronto!!

Com o PIC também você primeiro programa boot loader com um gravador, para poder utiliza-lo como boot loader com o arduino e a mesma coisa.

O mais rápido e comprar o microcontrolador já gravado;ATmega168 ou 328, você encontra por volta de R$25,00 a R$30,00 no Brasil.
Ou comprar a placa usb com CHIP gravado eu paguei R$ 85,00.
Eu também montei a placa SeverinoArduino para porta serial, um amigo gravou para mim, mas não deu muito certo então já fui comprando a Arduino Duemilanove com usb, plugou funcionou..

espero de tenha ajudado.
abraço
Eduveiga

Complementando a resposta sobre a gravação do bootloader, há varios gravadores pra fámilia de micros da atmel. Se vc procurar no google "bootloader + atmel"vai encontrar um bocado de tutoriais. Acho útil procurar ver como faz, só pelo conhecimento. No lado prático, melhor comprar algo já feito, como o gravador da adafruit ( http://www.adafruit.com/index.php?main_page=product_info&cPath=16&products_id=46 ), custa s;o $22, é usb e grava quase todo tipo de controlador da atmel.

Poxa, legal, mas o cabo paralelo -> ICSP é furada então? =///

Ta até pronto ja auehhuae

Não... claro que funciona. Só que é difícil achar portas paralelas hj em dia. Mas se vc já tem, vai fundo :wink:

Uffa então ta quase redondo. Estou esperando a ultima leva de itens que eu comprei, incluindo o atmega8, achei ele mais conveniente para meus primeiros testes. Inclusive vou precisar de um maior mesmo, por que meu projeto final envolve fazer um storage, ja achei o eth shield, falta ver como trabalhar com HDs nele. E fututamente penso em desenvolver uma linguagem simples para criar fronts de configuração web.

Sei que vai demorar muitooo, mas minhas limitações estão somente no hardware, por no software sei que sou capaz.

Outra coisa que tb estou acostumado, é sempre postar meus códigos, então assim que chegar, ja vou começar as peças, ja vou logo postando meus artigos em http://blog.scorninpc.com, vou até criar uma sessãozinha pro arduino la =)

Aaaaa, maldito seja os correios, que lerdezaaaaa =D

Olá Bruno,
no final de 2009 no tcc de mecatronica desenvolvemos um braço robotico controlado por arduino via serial do pc, em um dos testes antes da apresentação devido a um shield mal feito meu, queimei o atmega168 que usavamos, como o codigo ficava em torno de 8k comprei o atmega8 pois foi o unico que achei a pronta entrega, depois fui ver que os timers usados na biblioteca servo original eram incompativeis, um puxa sufoco. :-[

O ATMEGA8 eh mais barato em vista do 168, mas se você for desenvolver mais de um prototipo eu indico você comprar o ATMEG88 ou ATMEGA88A, pois possue a mesma estrutura interna, timers, registers que o 168 so que com menos memoria(8k), mantendo a compatibilidade de codigos-fontes para 168 e 328 e se faltar memoria eh so trocar o chip.
datasheet indicando pontos de mudança entre atmega8 para atmega88:

Alias ele eh mais barato até, acho que metade do preço do atmega8.

NEsse site mostra tudo como modificar a IDE, para aceitar o novo ATMEGA.
http://wiki.edwindertien.nl/doku.php?id=boards:ottantotto

Com relação à gravação do bootloader,com cabo pralelo comigo nao funfou, se for para gravar mais de um chip, aconselho a usar uma board original de arduino(como eu gravo) ou uma breakout board com o conversor usb<>serial ft232rl

e tb nesses links ensina a fazer o cabo e gravar os fuses e hex:
http://www.geocities.jp/arduino_diecimila/bootloader/index_en.html
http://www.geocities.jp/arduino_diecimila/bootloader/bitbang_w_ide_en.html
qualquer coisa é só falar

Poxa vida, quanta informação e quanta vontade de meter a mão na massa uaheuahe. Faz 2 dias que eu to nessa sem parar, acho que se não chegar o que falta logo, vou acabar me jogando daqui de cima de casa heuahe.

Acho que o que mais me fez escolher o arduino, foi justamente esse fórum, o pessoal é bem legal por aqui e numa humildade singular, muito legal isso.

Bem, muito boa as informações, mas acabei comprando o atmega8 hoje a tarde, comprei 2, pois não tinha estas suas informações, ambos não possui o bootloader, mas de qualquer forma, vou rezar bastante para que a gravação funcione. Não consigo ter parametros para saber a dificuldade, teoricamente tudo parece bem simples e acho que dou conta da coisa toda.

Com certeza precisarei de mais memória em meus códigos, e ja até pesquisei sobre "dar um grau" no mesmo, me pareceu que existem chips que fazem isso ok?

Mas estou parando por enquanto, quero esperar chegar as coisas, se não me atrapalho com um monte de coisa, e me da vontade de fazer um monte de coisa mas nao tenho nada pra brincar =/

Segunda ou terça minhas peças chegam (maldito feriado na sexta), ai terça a noite ja consigo terminar minha placa e fazer os primeiros testes.

Obrigado mesmo gente, pelo apoio e as informações de grande utilidade =)

Bruno, vc disse que fez silk da sua placa, ja fiz por toner, e mais pra frente pretendo montar mais placas, voce poderia falar mais do processo por silk, quanto gastou de materiais, marcas que usou. belo trabalho.

Então, eu ja mechi com silk a algum tempo, e na verdade tem varios tutoriais por ai na net, e vc vai colhendo um pouco aqui, outro ali, queima uma tela aqui, joga outra fora ali, ate criar sua propria tecnica. Bom tutorial pode ser visto aqui ó:

ps: novas fotos, ta quase acabando :wink:

http://picasaweb.google.com/scorninpc/Arduino#5493049865302910834

Pessoal, achei um tópico do adilson dizendo que no lugar do indutor eu poderia colocar um jumper, porem nao gostei dessa solução, ja que se ta ali é por algum motivo (apesar de ele ter feito o severino :P). De qualquer forma, posso colocar um indutor de 120? ou entre o 120 e o jumper melhor por o jumper?

Dificil arrumar esse indutor ai =/

Pessoal, acho que funcionou, postei novas fotos no picasa [1].

Enfim, pluguei o cabo ICSP na paralela, mandei gravar o boot, apareceu DONE la, tirei o cabo, apertei o botão, e o LED 13 deu umas rapidas piscadinhas, então acho que gravou, certo?

Não coloquei o DB9, pq vieram errados, veio 180°, vou ter que pedir outra vez, mas vou ligar com cabo direto, nao vou aguentar até chegar aehuae

Vou soldar o cabo aqui, e fazer uns testes, ai consigo dizer se realmente funcionou ou nao, mas ao que indica, deu tudo certo, muito simples a gravação \o/\o/

[1] - http://picasaweb.google.com/scorninpc/Arduino

éééé pessoal, funcionou mesmo. Após brincar com um led, ja soquei meu LCD na proto, e ja coloquei até uns botoes agora =D muito show de bola.

Vai um videozinho ai pro pessoal ver =)

Valeu gente, valeu mesmo pela força. Agora vão aparecer as duvidas reais da coisa toda :wink: