Arduino + Carro RC RX2\TX2

Mortis :slight_smile: Sim almamater de Moonspell XD (são conhecidos por aí tb pelos vistos héhé)

Obrigado desde já pelas respostas.

A ideia surgiu em aproveitar um Peugeot 206 para o Arduino, pois não faço nada com ele se não for assim (já não tenho 8 anos e não me desperta interesse andar atrás do carro com o comando original na mão de pouco alcance) :slight_smile:

TX2 e RX2 são chips da Realtek TX2 & RX2 normalmente usados nestes brinquedos pelo que perceb. (http://blog.tkjelectronics.dk/wp-content/uploads/RX2_TX2_Datasheet.pdf)

Pesquisei um pouco pela Web e fiquei na dúvida se o pessoal ligava os pinos do Arduino directamente nos pinos do RX2 (Tras\Frt\Esq\Dta\Turbo) e se este enviava depois por outros pinos os sinais para controlar os motores, mas pelo que percebo os pinos referidos do RX2 são outputs e o pessoal deve é cortar estas ligações ao chip e ligar nelas o Arduino, desabilitando o rx2\ substituindo o mesmo pelo Arduino (será a melhor solução).

De qualquer forma vou tirar hoje umas fotos assim que conseguir e meto aqui, e vou tb investigar melhor o circuito do carro

Hmmm, um peugeot 206? Já pensaste em falar com a Google? Eles é que estão numa de carros grandes telecomandados... :stuck_out_tongue:

Sim, creio que é mesmo cortar o RX2 (nunca tinha ouvido falar disto) e ligar lá os outputs do Arduino. Notei também que estes chips funcionam de 2,2V a 5V... então existirá a possibilidade de nem haver um regulador e usar a tensão as pilhas directamente.

Reparei algo no datasheet que provavelmente não irás gostar. Dá-me ideia que o RX2 é também um driver de potência. Aparentemente consegue fornecer 600mA aos motores. Algo que o Arduino não consegue e para ultrapassar isso tens de fazer uma ponte H externa. Tira umas fotos ao sistema e logo vemos se é assim ou não. :slight_smile:

bubulindo:
Hmmm, um peugeot 206? Já pensaste em falar com a Google? Eles é que estão numa de carros grandes telecomandados... :stuck_out_tongue:

Ai sim! lol

bubulindo:
Sim, creio que é mesmo cortar o RX2 (nunca tinha ouvido falar disto) e ligar lá os outputs do Arduino. Notei também que estes chips funcionam de 2,2V a 5V... então existirá a possibilidade de nem haver um regulador e usar a tensão as pilhas directamente.

Esse tal de RX2 é muito comum nos RC control chineses baratos, no meu tinha um chip similar, o sm6135w , parecido com esse: http://letsmakerobots.com/node/26905?page=1 (eu tinha um link melhor, mas não sei onde o coloquei :/)

Eu removi o chip por segurança, mas em muitos tutoriais eles soldam os fios sem remover (quais os riscos bubulindo?).

almamater:
Mortis :slight_smile: Sim almamater de Moonspell XD (são conhecidos por aí tb pelos vistos héhé)

Sim, eles são bem conhecidos por aqui ^^ Como vocês dizem, são porreiros :slight_smile:

almamater:
A ideia surgiu em aproveitar um Peugeot 206 para o Arduino, pois não faço nada com ele se não for assim (já não tenho 8 anos e não me desperta interesse andar atrás do carro com o comando original na mão de pouco alcance) :slight_smile:

O mesmo que eu! lol

almamater:
TX2 e RX2 são chips da Realtek TX2 & RX2 normalmente usados nestes brinquedos pelo que perceb. (http://blog.tkjelectronics.dk/wp-content/uploads/RX2_TX2_Datasheet.pdf)

Pesquisei um pouco pela Web e fiquei na dúvida se o pessoal ligava os pinos do Arduino directamente nos pinos do RX2 (Tras\Frt\Esq\Dta\Turbo) e se este enviava depois por outros pinos os sinais para controlar os motores, mas pelo que percebo os pinos referidos do RX2 são outputs e o pessoal deve é cortar estas ligações ao chip e ligar nelas o Arduino, desabilitando o rx2\ substituindo o mesmo pelo Arduino (será a melhor solução).

Vemos de tudo na web, por isso temos de ter cuidado. Eu sempre procuro por datasheets (como o acima), tento identificar o funcionamento do circuito e uso o multímetro antes e depois, para ter certeza que não vou queimar nada.

Sobre a alimentação da ponte H, sempre use uma diferente da alimentação do arduino, pois os motores sugam muita corrente e isso pode comprometer o arduino. Eu mantenho a mesma alimentação por baterias original do brinquedo.

Poste fotos e vemos se podemos ajudar mais ^^

Se o carro tiver todos aqueles transistores, é só ligar mesmo. :slight_smile:

O problema é mesmo interferência... dois chips a enviar comandos diferentes para o mesmo sítio pode dar sarilho. Só isso...

Eu imaginava que erro só ligar, mas sempre é bom certificar. Como disse, cheguei a rodar o motor e medir os pontos para verificar se a corrente dos motores propagava para outros lados, mas vendo a especificação do transistores já teria resolvido :grin:

Perfeito! Se o chip nativo estiver sem receber comandos, nada interferirá no arduino, e vice versa, certo? Afinal todas as portas são output.

A interferência a qual você se refere é essa do comando ou sugere algum filtro, mesmo com alimentação diferente para o circuito e para o arduino?

Não... a interferência é estares a enviar 5V e teres um chip que liga esses 5V ao GND. Que achas que vai acontecer na base do transistor?

Estás a perceber? É interferência no sentido em que um chip interfere com o outro.

bubulindo:
Não... a interferência é estares a enviar 5V e teres um chip que liga esses 5V ao GND. Que achas que vai acontecer na base do transistor?

Estás a perceber? É interferência no sentido em que um chip interfere com o outro.

Agora ficou mais claro que água!!! rs

Muito obrigado!

Aqui estão as fotos da máquina:









O melhor é tirar o chip e ligar o arduino no sitio onde estavam os outputs (back,fwrd,left,right)? Entre o arduino e essas ligações usa-se algum Opto-isolator (ou alguma proteção) ?

almamater:
Aqui estão as fotos da máquina:

O melhor é tirar o chip e ligar o arduino no sitio onde estavam os outputs (back,fwrd,left,right)? Entre o arduino e essas ligações usa-se algum Opto-isolator (ou alguma proteção) ?

Me parece que sim, pois os transistores protegem as porta do arduíno. Como alimentarás o arduino e o motor?

Vamos ver se o bubulindo percebe algo mais ^^

Para a alimentação estava a pensar deixar ficar as pilhas apenas para os motores tal como estão ligados os fios e usar uma bateria externa para o Arduino (9V ou assim) ligando o GRND das pilhas (motor) ao Arduino.

Sim, isso parece realmente com o que tinha dito... é tirar o chip e soldar lá os fios que vêm do Arduino para dar os comandos. :slight_smile:

Andei a correr a web procurando o esquema do teu carro mas não encontrei, fazendo a busca pelo google imagens, encontramos umas placas semelhantes e o esquema básico do TX2/RX2 http://forum.cxem.net/index.php?showtopic=16742&st=20, mas o sites são poloneses ou russos (mas o tradutor do google dá uma ajudinha) rs

O meu circuito eu encontrei sem muita dificuldade, tudo bem que foi em um site chinês lol

Peço desculpa por voltar ao assunto mas só agora tive disponibilidade de iniciar o processo XD

Surgiram apenas as seguintes dúvidas:

  • Na vossa opinião qual a melhor forma de retirar o chip sem danificar outros componentes\fios, ferro de soldar ou estação de ar quente?
  • Para se controlar a velocidade dos motores convém ligar a pinos PWM do Arduino e enviar sinal nesta forma?

Unicamente vou retirar o chip, ligar o arduino e deixar tudo o resto, tem uns 4 fios de alimentação, rosa+preto e dois mais pequenos vermelho+laranja (deve ser para diferentes voltagens digo eu).

Ferro de soldar. Ar quente vai dessoldar tudo o que está à volta, né?

Sim.

almamater:
Na vossa opinião qual a melhor forma de retirar o chip sem danificar outros componentes\fios, ferro de soldar ou estação de ar quente?

almamater:
Eu removi usando um sugador de solda, com cuidado não danificarás nada :wink:

Unicamente vou retirar o chip, ligar o arduino e deixar tudo o resto, tem uns 4 fios de alimentação, rosa+preto e dois mais pequenos vermelho+laranja (deve ser para diferentes voltagens digo eu).

Por que diferentes voltagens? Acompanha a conexão das baterias até o interruptor e do interruptor até a placa, se você tiver um multímetro pode medir a tensão e ver como as conexões dos fios se comportam.

Pronto, com algum trabalho lá consegui remover o chip. Foi um pouco complicado devido aos fios soldados não dava para rodar muito a placa.

Mas correu bem, tirando uma pasta que meteram em cima dos componentes, pois com o ferro de soldar aquilo derrete tudo e fica tudo pegajoso.. grrr, deve ser para proteger ou assim.

Coloquei um socket para mais tarde usar o chip original se for preciso e agora só falta testar com o Arduino.

Outra dúvida :relaxed:

Ontem testei ligar o Arduino e funcionou, liguei diretamente nos pinos (Back\Forward\Right\Left) e o carro funcionou como esperado. Alimentei o Arduino com uma pilha de 9V e o carro com as 6 pilhas dele (liguei o Grnd ao do Arduino).

Para verificar se podia queimar alguma coisa medi a intensidade de corrente com o multimetro, uma ponta no pino VDD e outra nos outros pinos (Back\Forward\Right\Left) e tive um valor de ~30mA.. depois troquei as 6 pilhas do carro (que já estavam fracas) por umas novas e voltei a medir, já tive valores na ordem dos ~60mA.. desta forma é arriscado ligar diretamente o Arduino não é?

Olá, almamater.

Desculpe-me por não responder antes, tenho tido problemas no trabalho que me tomam todo o tempo.

Na verdade você precisa ligar o multímetro entre o pino do arduino e a base do transistor para medir a corrente, como se o multímetro fosse uma extensão do fio.

veja a imagem nessa página:
http://forum.pcproject.com.br/usando-os-multimetros-medindo-corrente-dc-fontes/166

ou;

pino do arduino + ponta preta do multímetro-----------multímetro----------ponta vermelha do multímetro + base do transistor.

Percebes?

Sim eu medi dessa forma mas em vez de colocar no transistor coloquei por exemplo no pino FORWARD (onde antes estava o chip), e com o multimetro nos 200mA, os valores chegam a ir aos ~60. Ontem testei colocar uma resistência de 1K entre o pino do Arduino e o FORWARD, com esta resistência o multimetro mede o máximo de 03.3mA, penso que desta forma é o mais seguro para limitar a corrente não?

P.S.: Algum problema em alimentar o Arduino tb a partir das pilhas do carro? Podia ligar diretamente no VIN do Arduino e dessa forma a alimentação era apenas uma (carro e arduino).

30mA? Ou 3mA? 30mA ainda é um pouco alto para um pino do ATmega.

Onde é que essa resistência ia dar? A um chip/transistor? Ou ao motor?

Não há problema em alimentar o Arduino com as pilhas do carro.