AMICUS 18

Olá

Amicus 18 é um sistema microcontrolado semelhante ao Arduino que usa PIC18F25K20. Ambos o hardware e o software um Proton + (BASIC) são free. Surge uma novo concorrente para o Arduino!

Ailton

possui muito fim comercial,
não da para competir com o compilador AVR-GCC utilizado pelo arduino, que é um compilador opensource e multiplataforma...
o AMICUS vende a IDE para desenvolvimento ...
#fail..

Olá, Radamés

Discordo um pouco de vc.

Não existe uma solução perfeita em microcontroladores. A idéia é: qto. maior o número de sistemas microcontrolados disponiveis para os usuários, MELHOR!

A possibilidade de se ter um sistema semelhante ao Arduino (ATMEL) e AMICUS 18 (MICROCHIP) é excelnte, permitirá aos interessados acesso aos dois tipos de microcontroladores.

Qto. as linguagens de programação, tenho a seguinte opinião: reconheço que a linguagem C ainda é a mais indicada para pequenos e médios sistemas embarcados entretanto, a curva de aprendizagem da linguagem C é lenta qdo. comparada com a linguagem BASIC.

Outro dado interessante é que o BASIC atende muito bem ao hobista iniciante, isto é, o resultado é imediato. Agora, qdo. a atividade é tipicamente profissional, sem sombra de dúvidas que a linguagem C é mais indicada.

Então, eu vejo o AMICUS 18 como uma opção para se aprender programação de microcontroladores, afirmar se é melhor ou pior que o Arduino não me compete...

Utilizo Arduino há muito tempo. Na minha dissertação de mestrado eu fiz uma grande referência a filosofia Arduino e eu acho a idéia EXCELENTE. Vou vontinuar utilizando-a em minhas pesquisas.

Devo possuir umas 16 placas tipo Arduino: Freeduino, Duemilanove, Seeduino, Mega, Serial e várias shields, mesmo assim já comprei um AMICUS 18 para avaliar de perto o seu potencial.

Se amanhã outro grupo ou empresa fizer um lançamento com microcontroladores tipo ARM, PSOC ou outras arquiteturas, creia-me, vale a pena estudá-las.

Um forte abraço.
Ailton