Arduino + java

Bom dia pessoal,

Estou com o seguinte problema, gostaria de desenvolver uma servidor parecido com o que ja tem em PHP, mais queria utilizar o javascript, para que possa criar o seguinte cenário:

Arduino - shield ethenet - Internet - (computador, celular, tablet) minha ideia e construir um sistema com o php, so que utilizando java ou javascript
posso realizar este tipo de aplicação ?

E o javascript fica onde?

Sim... esquecir desse detalhe o javascript, vai ficar em um servidor hospedado na internet essa é a ideia, pois com java ou javascript poderei modelar o site da maneira que eu necessitar.

Att.

Acho que dares uma descricao melhor do sistema é ideal se pretendes alguma ajuda.

Eu ainda não percebi para que é preciso o Arduino.

então, ver se eu me faço entede...

preciso de um sistema web da qual vou utilizar um arduino-shield + wiznet5100 + led ( a ideia era criar uma pagina da web para acessa a aplicação assim como é feito no php), so que não quero php, pois não possibilita interfaces amigaveis por isso a utilização do java ou javascript para fazer isso, minha dúvida e se é possivel fazer com esta linguagem ? se possivel de como fazer

Então, o que tu pretendes é uma página web que liga/desliga uma luz com o Arduino, é isso?

Se não me engano com javascript é mais complexo porque não tem sockets (posso estar enganado). No java, crias uma socket, ligas ao Arduino, e envias um comando.
Algo que complica as coisas é se o site estiver acessível fora do teu domínio, isto é, se criares um site num servidor e pretendas que eu, do outro lado do oceano, o aceda e ligue o Arduino vai ser mais complicado uma vez que o Arduino também terá de estar ligado à internet com um IP que se saiba.

Se por outro lado, usares PHP, isso não se colocará uma vez que o servidor estará na mesma rede que o Arduino. Estás a ver a diferença? O PHP é server side scripting, o Java ou Javascript é client side. Logo adiciona uma camada de complicação. Claro que, se for para aceder tudo dentro da mesma rede, isto não se coloca.

http://www.interactiondesign.se/blog/2012/03/breakout-arduino-javascript/

HTML5 é uma hipótese.

http://socket.io/

walleuu pela dica...
e pelo visto não terei uma tarefa fácil, haa com php eu conseguir fazer utilizando a comunicação serial, mais como falei anteriormente meu probema e a interface.

Edy, você está confundindo muita coisa.

  1. Interfaces ao usuáiro em PHP e em Java EE são exatamente a mesma coisa: HTML. Javascript também é utilizado em ambos, se necessário.

  2. Quanto à deixar amigável, isso é o design da página que vai definir, e tanto faz se feita em PHP ou Java EE. As duas teconologias rodam no servidor, logo, a interface apresentada no browser não usará tecnologia diferente entre elas.

obs: o que existem é frameworks e bibliotecas que facilitam a construção das interfaces, mas ambas as tecnologias possuem os seus.

  1. Para utilizar na web (não em um domínio local), será necessário endereçar o IP do shield, ou então fazer o arduino realizar consultas (pode ter um pequeno delay, mas nesse caso não é necessário saber o IP do shield). Também existem soluções como o www.no-ip.com.

Se você não conhece nenhuma das tecnologias (PHP ou Java EE) recomendo usar o PHP mesmo, pois boa parte está pronta e já existem muitos exemplos.

Ok, intendi o que você quis falar, obrigado.

Acho que estava confundido as linguagem pois achava que java seria melhor aplicado nesta minha problemática, vou começar então com PHP pois sei um pouco(o básico) mesmo para que eu possa estar estudando, mais você conhece algum frameworks que possibilite o desenvolvimento rápido em PHP que trabalhe legal com layout não se seria a hora de compartilhar com o CSS.

Você pode fazer com Javascript, sim

É só abrir conexões assíncronas do seu navegador para o Arduino

[Arduino] --- [Internet] --- [Seu PC]

Para proteger o Arduino de ataques, ou para colocar conteúdo (imagens) em sua página, você precisa de um servidor web

[Arduino] ------------\
                       o --- [Internet] --- [Seu PC]
[Servidor web] -------/

No servidor web pode existir qualquer tipo de tecnologia: IIS + ASP, Apache + PHP, Apache + Tomcat + Java etc.