Contadores de Copos

Senhores, tenho um projeto que devo construir um circuito que conte copos. Pensei de duas formas,

calcular a quantidade de copos pelo tamanho do conjunto de copos (observe o lado direito da imagem)

ou(e)

Calcular a Quantidade de copos usando um "braço mecânico", quando chegasse em uma valor de copos X, ele pararia por um pequeno tempo, e posteriormente ele voltaria a contar.

Quero saber se existe alguma forma melhor ou um sensor especifico que me ajude na resolução deste problema, devemos levar em consideração que os copos encaixados tem distancia de 2mm(+/-).

Grato!

Peso...

sugestão...

Coloca um envolucro(+- um circulo com tamanho maior que o copo) para percorrer todo o vetor copo...
você pode utilizar apenas um contador na programação e no hardware você pode colocar uma peque na chave fim, na medida que o envolucro for percorrendo ele o arduino vai contado.

Então Edy, eu pensei em fazer desta forma, o copo vai percorrer a esteira, e passar por um "cano" ou envolucro...
Pensei em usar um Sensor de fim de linha com esse abaixo, o problema agora é ter certeza que ele vai trabalhar certo com distancias pequenas de aproximadamente 1mm +-

No vídeo abaixo, tem uma máquina que faz o que eu pretendo reproduzir, observe na hora das contagens de copos...
Aquele sensor é o mesmo do sensor de fim de linha?

Nao consigo perceber muito bem no video mas me parece que eles fazem a contagem com um sensor capacitivo ou pode tambem ser uma foto-celula.Se souberes onde podes notar a diferença de os copos a passar podes la colocar um destes sensores estrategicamente posicionado para fazer a contagem.O dificil é mesmo posiciona-lo pois os copos ficam muito juntos e pode ser muito dificil com estes sensores que te mencionei.
Podes tirar uma foto a zona que faz a contagem para se tentar perceber o que la esta a acontecer?
Com esse fim de curso penso que nao vai dar pois o copo e demasiado leve para poder exercer força no fim de curso.

A solução depende de em que ponto do processo você pretende efetuar a contagem, de como o mecanismo da máquina funciona, a velocidade em que os copos são agrupados.

Por exemplo, você pode usar um sensor de peso como ja foi citado a cima, ou um sensor como um laser para detectar a passagem de cada copo antes de serem alinhados para serem ensacados, depende muito do processo da máquina que manipula os copos pra que você saiba em que momento vai poder efetuar a contagem e ai sim decidir como fará isso.