Como fazer a programaçãoi?

Pode ser que assim que eu tiver o meu Severino essa duvida seja solucionada (acho que resolvo isso nessa semana :wink: ), mas por enquanto eu so tenho a versão 0011 instalada e aparentementre fncionando.
Eu uso linux e a instalação foi bem fácil.
O programa abre, consigo visualizar os fontes dos exemplo e quando clico em verify tudo ocorre normalmente. Essa é uma das mensagens, por exemplo: Binary sketch size: 1402 bytes (of a 14336 byte maximum)
Agora minha dúvida. Com o PIC eu teria um arquivo .HEX em algum diretório que é o que eu uo para transferir para o uP. Mas e no Arduio? O que eu envio pra ele? Como transfiro o programa?
Basta clicar em "upload to i/o board" e pronto?

1a. coisa. Arduino não usa PIC e sim um AVR da Atmel :wink:

2a. selecione qual board vai usar (compativel com...)
3a. isso ai, basta dar o upload que ele abre tipo um terminal e envia o HEX gerado para a placa via serial.
4a. tem o lance do reset em alguns casos, leia no forum que está cheio dessa informação.

Duvidas?
escreva!

Eu sei que é diferente ;D
Mas é que no SDCC, por exemplo, do PIC eu gero um arquivo .HEX enre outros no mesmo diretorio do fonte, e ai é so enviar via serial e pronto. Mas no editor do Arduino eu não vi esse arquivo ou nenhum utro sendo gerado indicando que a compilação ocorreu normalmente sabe?
Em todos os casos não vem nenhuma mensagem de erro no editor ::slight_smile:
Deve estar funcionando.
VOu pesquisar o lance de restet sim. Eu vou usar um Severino nos meus projetos.
[]s

SilverBolt,

Porcão sabe que Arduino usa Atmel e não PIC.
É que ele usa PIC, então ele só deu um exemplo:"Com o PIC eu teria um arquivo .HEX em algum diretório que é..."

Porcão
No IDE Arduino você escreve o programa (pode salvá-lo, em formato .pde), ao clicar em upload ele compila para um arquivo .hex, e envia (via serial no caso do Severino) o "arquivo" para o chip.

[alternativamente, você pode carregar sketches via linha de comando, usando uisp ou avrdude, carregando .hex manualmente] - trabalho desnecessário, se a IDE funcionar.

Se você procurar em:
...\arduino-0011-win\arduino-0011\examples
vai encontrar arquivos .pde, e depois de clicar em upload, vai encontrar pastas com arquivos .hex.

No IDE, caso use o Severino, você deve selecionar tools/board/arduino ng or older w/ atmega8 (ou w/ atmega168 - dependendo do CI). E selecionar a porta serial adequada.

E, ao contrário do que o Silverbolt disse, usando o Severino não tem que usar o reset, pois o projeto contempla o auto-reset com exclusiva desabilitação por jumper, caso seja desnecessário/indesejado. Para tanto, seu cabo serial precisa de ao menos 4 pinos conectados(2,3,4 e 5).

Alternativamente (com o IDE 0011), você pode realizar o mesmo procedimento para carregar sketches sem a utilização do bootloader, o que economiza espaço de memória, e elimina o delay para inicialização do programa carregado após um reset manual ou power on.
Para isso, é necessário apenas mudar a configuração em preferences.txt de upload.using=bootloader para uploading.using=parallel. Neste caso será necessário utilizar um cabo parallel port programmer (o mesmo utilizado para queimar o bootloader - ao invés do cabo serial), e também é desnecessário utilizar o reset.

Isso mesmo Adilson, eu chegeui a ver os fontes de exemplo, mas só os .C. Hoje a noite eu vou ver melhor.
Mas pelo que eu entendi é coisa simples. Com o Arduino 0011 eu desenvolvo o código, clico em enviar para o Severino e pronto. Ele reininicia automáticamente e já sai executando o programa que acabou de receber. Está parecendo ser mais fácil do que o que eu estou tendo que fazer com o meu laboratório de PIC.
Quanto ao Severino. Ainda estou decidindo uma coisa. Se faço uma placa ou compro uma pronta. :-/
É que estou querendo aprender como se faz as placas pelo processo fotográfico. Um amigo me mostrou como se faz e está com cara de não ser nada de outro mundo :slight_smile:

[]s a todos pela ajuda.

Isso mesmo Adilson, eu chegeui a ver os fontes de exemplo, mas só os .C. Hoje a noite eu vou ver melhor.
Mas pelo que eu entendi é coisa simples. Com o Arduino 0011 eu desenvolvo o código, clico em enviar para o Severino e pronto. Ele reininicia automáticamente e já sai executando o programa que acabou de receber. Está parecendo ser mais fácil do que o que eu estou tendo que fazer com o meu laboratório de PIC.
Quanto ao Severino. Ainda estou decidindo uma coisa. Se faço uma placa ou compro uma pronta. :-/
É que estou querendo aprender como se faz as placas pelo processo fotográfico. Um amigo me mostrou como se faz e está com cara de não ser nada de outro mundo :slight_smile:

[]s a todos pela ajuda.

Adilson... sobre o pic, entendi :wink:

Quanto ao processo de placa, vi umas que um amigo meu fez usando toner e o papel Paper Gloss (deve ser assim que se escreve)
Qualidade da placa corroída ficou muito boa.

Pesquise sobre isso...