Arduino no Rio de Janeiro

Galera,

Preciso de ajuda estou no Rio de Janeiro e queria saber onde tem uma loja de Arduino, já procurei em Cascadura, mas não encontrei alguem sabe onde posso encontrar, pois sou de Recife/PE e estou de ferias aqui??????

olha eu não sou do Brasil sou de Portugal :smiley: mas pergunto o que é que vc pretende? é comprar um arduíno? eu comprei o meu no ebay e fiquei bem servido. comprei um kit arduino mega que já inclui alguns componentes electrónicos e um LCD. fiquei satisfeito com a compra. se vc procurar lá tem muito à venda, só tem a desvantagem que demora algum tempo para chegar a casa devido ao transporte mas vale a pena foi um bom preço 8)
se vc pretende mesmo comprar numa loja isso não sei te indicar mas pelo menos aqui no meu país só em lojas de electrónica é que há para venda.

Ola rudrigo!

compre no mercado livre!
é totalmente seguro e o preço e bom.
Eu comprei o meu UNO la e estou bem contente.

abraço

Compre na Zuchi shop. É so solicitar o Arduino Duemilanove. Produto de altissima qualidade e melhor com ótimo preço .
www.zuchishop.com.br pode ser enviado para todo o brasil.

caioengineer:
Compre na Zuchi shop. É so solicitar o Arduino Duemilanove. Produto de altissima qualidade e melhor com ótimo preço .
www.zuchishop.com.br pode ser enviado para todo o brasil.

caioengineer tenho que discordar do que vc diz da Zuchi shop quando diz que o preço é óptimo. Veja por exemplo o Kit Didático Friendly ARM que custa R$695,90 e basta pesquisar no ebay que se encontra logo esse kit por 3 vezes menos esse valor e o kit tem caracteristicas bem superiores que o da Zuchi.. desculpa mas acho ridículo os preços da Zuchi shop.

Oi Mendes57, infelizmente sua afirmação está muito incorreta. Inicialmente os kit Friendly ARM, não são kits de desenvolvimentos caros, pelo contrario, são kits extremamente poderosos. Dentro da familia Friendly ARM existem varias plataformas de desenvolvimento. que vão das plataformas Mini a super plataformas. Existe sim no ebay plataformas Friendly ARM com valores de $89 (dolares) o kit + $39 dólares de frete. A soma disso representa um valor de 139 dolares. convertendo para real temos que o valor é de aproximadamente: R$236 ( sem impostos). Não sei se é de seu conhecimento que atualmente o governo taxa importação em praticamente 100% do valor, uma vez que o frete é considerado no calculo da receita federal. Como os kit são comprados com importação legal caso a Zuchishop comercializasse o kit mini, o mesmo chegaria ao brasil por um valor de aproximadamente R$472 ( com todos os impostos recolhidos) ( verifique no mercado livre os preços praticados).

A plataforma comercializada pela Zuchishop é muito superior à plataforma Friendly ARM MINI. No caso a plataforma comercializada é a Micro2440. Só para situar a plataforma Micro2440 alem de possuir 9 seriais de hardware ( somente isso ) 40 pinos de IO, alem de ethernet, suporte a SD card, suporte a display de 2, 4 e 7", a mesma possui a unidade de processamento removível, assim desenvolvedores de produtos podem prototipar totalmente o seu produto utilizando a Micro2440 e ao final do processo de prototipação o mesmo pode adquirir somente o núcleo de processamento por um custo muito inferior. Vale a pela lembrar também que a plataforma Micro2440 é bem mais cara que a mini e caso verifique no ebay vai descobrir que o preço é exatamente o mesmo.

Não se engane com falsas promessas de importação, a receita federal não esta deixando que produtos com valor as 36 dolares e caixas com dimensões superiores a 15cm x15cm entrem no pais sem fiscalização.

Antes de criticar procure sempre verificar e tomar conhecimento, sobre com o sistema de tarifação funciona no nosso pais.

A zuchishop tem como meta distribuir e contribuir com o desenvolvimento de novos hobbistas, estudantes e profissionais no mercado. Não sendo de interesse da empresa superfaturar kits arduino entre outros.
Além de produtos de altíssima qualidade a empresa esta trabalhando no desenvolvimento de um blog ensinando e dados dicas de como desenvolver e criar aplicações de forma simples, fácil e principalmente a baixo custo. Esperamos poder contribuir e distribuir não somente produtos e soluções mas ideias que contribuam para o crescimento e surgimento de novas empresas.

Felicidades e sucesso a todos ... Eletrônica é arte.

Oi caioengineer. vc diz que a plataforma comercializada pela Zuchishop é muito superior à plataforma Friendly ARM MINI mas não sei porquê essa afirmação. Repare que a comercializada pela Zuchishop tem 65MB de RAM e 256MB de Flash e processador 533Mhz máx. quando que a que estive a ver no ebay tem 256MB de RAM e 2GB de Flash e processador 667Mhz máx. e o kit é muito idêntico em termos de hardware e tem também a unidade de processamento removível. Este kit a que eu me refiro do ebay fica num total já com envio para o meu país (Portugal) por 104€(euros) e uma encomenda com este porte não será fiscalizada pela alfândega, pelo menos aqui no meu país não. e se pagar um pouco mais de envio, recebo a encomenda em 3/5dias.
Chego é a cnclusão que no Brasil é tudo mais complicado e mais caro, já tive prova disso em outro tipo de artigos também.

obrigado pela converssa amigo mas já se sabe que cada pessoa tem a sua opinião.

Olha Caio Engineer,

Não encontrei uma loja brasileira que vendesse o arduino, ou mesmo algum kit com um preço razoavel!
A tarifação não seria de 60%, e que presto serviço para uma empresa de Importação e exportação e creio que seria essa a tarifação, agora se estiver enganado por favor me envie a portaria do MDIC, que informa a nova tributação para eu me atualizar.

Verifiquei a zuchishop, e vamos comparar so um exemplo:

PRODUTO ZUCHISHOP Ebay
Conversor USB p/ Serial TTL 5V 3V3 R$39,50 U$S9,99

Se for pra comprar um apenas, o preço sai em mais ou menos, considerando que teremos o produto na hora, mas ainda com o dobro do preço, conta mas agora vamos colocar o valor de 10!

Zuchishop = 395,00;
EBAY= 1,6(cotação de hoje do dolar)*9,99 101,6(impostos)=R$255,74
Se voce comprasse nesse link o frete saia gratis
http://cgi.ebay.com/PL2303-USB-TTL-Converter-Module-5V-3-3V-Output-X2p-/220796825786?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item33688430ba#shId

Agora na hipotese da tributação de 100% do caro amigo Caio.
Ebay=1,69,9910*2(imposto de 100%)=319,68

Ainda assim mais barato que na ZuchiSHop,

Sem querer ser chato, acho que prefiro comprar no Ebay

Inicialmente, a tarifação é 60% sim, mas você esqueceu do ICMS que em MG é de 18%. Quando você realiza qualquer compra no exterior, e a mesma é taxada na receita federal o valor taxado é em cima do valor total da compra.
A conta de importação é executada da seguinte maneira ( referencia FEDEX) : [valor total da compra ( mercadoria + frete) *1.6]*1.18 isso é igual a aproximadamente 98.8% do valor total ( varia muito em função do frete - modalidade utilizada), ou seja o produto dobra de preço. Envios de produtos realizados através do eBay normalmente gastam mais de 35 dias para chegarem. Mas isso é de acordo com a sua demanda.

Aproveitando o questionamento vamos levantar e explicar alguns pontos interessantes sobre conversores USB serial .

O produto o qual você encontrou com um preço inferior no ebay ( com prazo de entrega que pode ser superior a 35 dias) é baseado em um chip e uma empresa conhecida como Prolific. o chip PL2303 é muito comum de ser encontrado em cabos de conversão serial - usb chineses ( que sempre dão problema quando mais se precisa deles, eu trouxe dos EUA 5 cabos utilizado esse chip e joguei os mesmo fora) devido ao baixo custo do chip. Tal chip em escalas superiores a 1000 unidades pode ser adquiridos a simples 1 dólar por unidade ( isso sem incluir os impostos ).
Mas não sei se você tem conhecimento dos problemas relatados por usuários desse chip quanto ao suporte de drivers. Basta digitar no google "problems with pl 2303".

Outro ponto que considero fundamental é que estamos em um Fórum de Arduíno, e caso você verifique nos esquemáticos do UNO, DUEMILANOVE entre outros, você vai descobrir que os sinais necessários para implementar seu próprio Arduíno não estão disponíveis no conversor comercializado eBay não vai te permitir fazer isso. O IDE Arduíno necessita dos sinais TX / RX e DTR para que seja possível transferir o programa para seu Arduíno. O chip utilizado pela ZuchiShop além de ser reconhecido automaticamente pelo Windows, e possuir suporte para os seguintes sistemas operacionais:
Windows Server 2008 R2, Windows 7, Windows 7 x64, Windows Server 2008, Windows Server 2008 x64, Windows Vista, Windows Vista x64, Windows Server 2003, Windows Server 2003 x64, Windows XP, Windows XP x64, Windows 2000, Windows ME, Windows 98, Linux, Mac OS X, Mac OS 9, Mac OS 8 e Windows CE.NET (Version 4.2 and greater), também possui todos os sinais de controle da porta serial.
Em muitos projetos é necessário fazer uso de sinais com CTS, DTR, DTS ,DSR e DCD, RI e ainda suportar 3V3 ou 5V.

Vamos supor que você esteja implementado algum tipo de controle que necessite avisar ao outro sistema que o dado será enviado, ou que você queira implementar um Arduíno no seu protoboard. Com a placa fornecida pela ZuchiShop será possível você realizar essa tarefa com sucesso.

A Zuchishop tem como meta fornecer produtos de altíssima qualidade e principalmente produtos que permitam ao usuário desenvolver novas soluções de hardware. Sempre avalie qual o objetivo desejado. Se seu sistema precisa somente dos sinais TX e RX o produto do eBay pode perfeitamente atende ( mas não esqueça que você pode ter problemas com reconhecimento de drivers, tempo de entrega além de problemas relatados na internet como queima da porta USB por produtos de baixa qualidade)

Desejo sucesso e sorte caso queira adquirir os produtos do eBay, mas sempre avalie qual seu objetivo e se você pretende utilizar todos os recursos que um produto de qualidade pode ter fornecer.

Abraços a todos e Eletrônica é arte.

OBS: " Eletricidade não admite nem erro e nem tentativas "

Oi Mendes57 realmente você falou tudo. No Brasil é tudo mais complicado. rsrsr ... Só para você ter uma ideia de como o assunto importação no Brasil é complicado, até 1998 as importações eram realizadas de forma muito fácil para o Brasil, após 98 alguns políticos fizeram modificações nas leis de importação e complicaram tudo.
Não sei se é de seu conhecimento, mas muitas fabricas de componentes eletrônicos costumam enviar amostra grátis de componentes ( lançado ou recém lançados no mercado), com as novas regras de importação quando você por exemplo coloca no site da Texas instruments (www.ti.com) que o pais de destino é Brasil, aparece a mensagem " que as politicas alfandegarias praticas pelo pais, não permitem o envio das amostras gratis ", sendo mais exato, se a TI enviar amostra gratis, alem de ela ter que arcar com os custos dos componentes, transporte, vai ter que arcar com os custos dos impostos cobrados no valor do frete .

Isso inviabiliza muita coisa. Ai alguem pergunta: como faço para receber amostra gratis de uma empresa que envia:
1- você pode dar sorte e nao ser tarifado
2- você pode contratar um desembaraço aduaneiro por valores superiores a 470 reais ( para caracterizar seu produto e buscar taxas de importação inferiores) - mas isso só é viavel para grandes quantidades.
3 - arcar com os impostos.

Oi caioengineer. entendi o que vc disse e de facto isso no brasil é tudo mais complicado, já tinha percebido em outas coisas também. Eu já comprei muitas coisas no eBay e raramente a encomenda passa por fiscalização alfandegaria, só em casos em que a encomenda for grande e se tiver mais de 2Kg (se não estou em erro), por isso quando faço compras no eBay a única desvantagem é o tempo de entrega que ronda as 3/4 semanas mas se eu pagar um pouco mais para o envio, a encomenda vem por uma transportadora como a UPS ou DHL e nesse casso demora cerca de 3/5 dias o que é muito bom já que as encomendas vêm de país como china HK, UK, EUA e outros.

CaioEnginer

Realmente o ICMS eu não falei, pois no caso a duvida era para o Rio e não sei quanto e o ICMS lá.

Não posso levar adiante uma discussão até o nivel onde você levou, pois meu conhecimento não é tão grande para comparar os dois produtos até tal ponto.

Mas de forma geral importar sai mais barato, se claro você não tiver pressa. Pense bem, a ZuchiShop pelo que voce informou importa os seus produtos correto? Em cima deles ela paga impostos. Daí ela tem seus custos operacionais que ela dilui nos produtos, e depois claro, ainda um lucro.

Por menores que sejam os lucros e custos operacionais, o valor final será superior ao do produto importado diretamente, além do que sendo uma empresa e a importação não sendo para consumo, pode ter de pagar a ST, (substituição tributária), daí aumenta um pouco o valor.

Mas o que penso e o seguinte, se o cara vem no forum procurando saber como adquire um kit, tudo bem que você venda seu peixe, isso não é errado.

Não leve para o lado pessoal, porém ja comprei muitas coisas pelo ebay, e vejo que é uma otima alternatica ainda mais quando o projeto e maior, dai você consegue economizar recursos, que podem ser investidos em outra parte.

Ainda a pessoa deve saber pesar se vale a pena a espera, pois economizar 2-3 reais não vale a pena, mas quando multiplicamos isso por 10 100 começa a ser consideravel.

att,

Oi ....realmente em escala, a historia muda demais, concordo plenamente. Mas no ponto que estamos conversando estou tentando mostrar, que os preços praticados pela Zuchishop estão é muita abaixo dos praticados por outros fornecedores brasileiro. Faça uma busca no google em e você vai descobrir isso. A intensão da Zuchishop é abrir as portas para desenvolvedores, estudante hobbistas com produtos que realmente completos, robustos e de baixo custo com entrega super rápida.
A Zuchi shop produz tudo no Brasil mesmo, a empresa desenvolve todo projeto da concepção mecânica ao projeto eletrônico, e antes de serem lançados no mercado são testados e validados. Dentre os produtos somente os kits com ARM7 e kit Friendly ARM ainda não são produzidos no brasil.
Em relação ao kit de conversor USB, a empresa optou em não produzir um conversor USB-serial baseado no chip PL2303, que certamente teria custos similares ao comercializado no ebay, em respeito ao consumidor a empresa não pretende utilizar do mesmo, até que a tecnologia proposta pela empresa Prolific fabricante do chip, esteja madura o suficiente para prover um produto de alta confiabilidade, uma vez que são relatados muitos problemas com a utilização do chip PL2303.
Outro ponto que quando a quantidade elevada, a zuchishop está aberta e disposta a buscar valores que permitam viabilizar a comercialização.
Aproveitando para explicar mais um fator de importação:
Você citou que em caso de comprar em escala, se você economizar 1 real isso representaria muito. Em caso de importação de grande volumes, acima de 10 unidades para a maioria dos produtos, a receita federal costuma apreender e solicitar esclarecimentos. Isso porque de acordo com as regras de importação a compra de produtos em quantidade superiores a 10 unidades são caracterizadas como comercialização. Assim é necessário que o comprador esteja cadastrado no sistema RADAR da receita. Se a mercadoria for apreendida além de ser enquadrado como importação ilegal, você terá que arcar com o custo de desembaraço aduaneiro ( que pode variar de R$500 a 900 reais ), impostos, multa e armazenamento da carga enquanto não é solucionado o quadro de importação ilegal, além de ficar associado ao seu CPF. Ou seja, no outro post foi argumentado que a compra via ebay ficaria reais 76 mais barato, mas caso a mercadoria fosse retida é provavel que o custo da mesmo passaria a ser no minimo R$500 mais cara.
Verifique o site da receita federal.

Ebay tem muitos produtos de qualidade, mas também tem muitos produtos ruins, e realmente em muitos casos é uma ótima opção.

Fica a cargo de cada um resolver o melhor caminho, os riscos e o tempo que está disposto a aguardar por algo que pode até não chegar.
Abraços e sucesso em seus projetos. Precisando de dicas, estamos a disposição

chega de flames né...

se vc é um simples hobbista, comprem na sparkfun, peguem o frete mais barato e escolham "Replacement parts" que o valor vem declarado como peça de reposição e 99% de todos meus pedidos não foram taxados. seu produto chega aqui no Brasil em 30 dias por 1/3 do preço de qualquer vendedor de mercado livre ou loja.

se vc precisa de nota fiscal e tem empresa, importe diretamente. 60% de imposto de importação + ICMS(depende do estado, em SP é 18%)... não recomendo comprar produtos eletrônicos aqui no Brasil a não ser que você precise para ontem. mesmo pedindo via FEDEX/DHL/UPS(chega em 5 dias se comprar na china peça pela DHL chega em 7 dias), todos os impostos são cobrados o shipping(frete) custa +/- 40 dólares e acredite se quiser é mais barato do que as lojas aqui do Brasil.

se tiverem dúvidas ou quiserem dicas, me mandem uma PM(mensagem) pelo forum que ajudarei todos que precisarem!

Oi Rudrigo,
eu não me lembro de nenhuma loja física que venda Arduino (muito menos aqui no Rio de Janeiro). Aconselho-o a comprar pela Internet.
Se quiser comprar no Brasil, recomendo a RoboCore.net. Lá fora tem várias opções: Adafruit.com, Sparkfun.com, iTeadStudio.com.
Também existem as õpções "sem impostos", como MercadoLivre.com.br, eBay.com e DealExtreme.com.

Abraços.