Questão muito básica

Para ligar 2 leds azuis de alto brilho no mesmo pino do arduino podemos usar algo como isto?

+5v será o pino do Arduino

As resistências de 1/4w

Está correto?

NÃO!!

A corrente que passa em cada LED é: (5V - QuedaTensãoLED )/Resistor

Supondo a queda de tensão desse LED sendo de 2V, a corrente seria: (5-2)/100 = 30mA por LED ou 60mA no total.

O Arduino tem limite de corrente de 40mA por pino. Então com resistor de 100 você deve acionar no máximo 1 LED por pino.

Isso pra evitar queimar seu Arduino, para obter o melhor brilho possível, você deve descobrir qual a queda de tensão do seu LED, qual a corrente ideal p/ ele e calcular o Resistor para que a corrente seja essa ideal, usando a fórmula que te dei.

Abraços,

Rivello

Rivello:
NÃO!!

A corrente que passa em cada LED é: (5V - QuedaTensãoLED )/Resistor

Supondo a queda de tensão desse LED sendo de 2V, a corrente seria: (5-2)/100 = 30mA por LED ou 60mA no total.

O Arduino tem limite de corrente de 40mA por pino. Então com resistor de 100 você deve acionar no máximo 1 LED por pino.

Isso pra evitar queimar seu Arduino, para obter o melhor brilho possível, você deve descobrir qual a queda de tensão do seu LED, qual a corrente ideal p/ ele e calcular o Resistor para que a corrente seja essa ideal, usando a fórmula que te dei.

Abraços,

Rivello
Canal do Féo - YouTube

Ah ok percebi, será só alterar o valor das resistências.. uma de 220 para cada um dos leds já não deve haver problema..

não adianta. vc precisa de um transistor para ligar os 2 led's.

http://www.kpsec.freeuk.com/trancirc.htm

Ok, será melhor então :slight_smile: obrigado

Na verdade não há problema nenhum em ligar diretamente se você não exceder os 40mA limite do Arduino.

--
Rivello

Rivello:
Na verdade não há problema nenhum em ligar diretamente se você não exceder os 40mA limite do Arduino.

eu quis dizer que não adianta trocar o resistor. se for usar os 2 led's e eles vão usar >40mA vc precisa do transistor. desculpe não ter explicado corretamente.

Pois.. vou meter um transistor BCxxx qualquer coisa.. é melhor :slight_smile:

Primeiro veja se encontra o datasheet desses leds e veja a corrente e tensao que trabalham.
Provavelmente vai exceder o limite do arduino se sao realmente de alto brilho.
Nesse caso tem mesmo que usar algum transistor que suporte a corrente dos LEDs.

Ao medir com o multímetro na escala de 10A para medir a intensidade de corrente tenho o valor de - 0.39A.. são 390mA correcto? porquê que me aparece o sinal "-" ?

Liguei o mais ao + do circuito e na linha do - coloquei o multímetro em série.

Olá. Sim sao 390 mA. O valor negativo é apenas pq vc colocou na polaridade invertida. Onde vc colocou o probe vermelho coloque o preto e vice-versa.
E vc achou que com essa corrente o LED estava no brilho que vc deseja?

Neste caso estava a medir um cold cathode :slight_smile: para saber a corrente que usa para adaptar também um transistor..

Obrigado pela resposta

Ora preciso de saber a vossa opinião quanto à escolha de transistores de acordo com as coisas que quero ligar/desligar com o Arduino.

Cada transistor vai estar ligar com uma resistência de 1K da base até ao respetivo Pino digital no Arduino:

  • LedBar com 6 Leds Verdes, 4 Amarelos e 2 Vermelhos. Parecida a esta
    -> Com o multímetro medi uma intensidade de 0.05A (ligando aos 12v), mas como apenas se acenderam metade dos leds presumo que tenha uns 120mA. Transistor por exemplo, BC547B

  • 2 Leds azuis de Alto Brilho
    -> Ligando cada led a 5v com uma resistencia de 100R tenho uns ~20mA, como vou ligar 2 deve ficar assim uns 40mA no total (máx. 60mA). Transistor BC548

  • LCD 16X2
    -> Com o multimetro ligando os pinos de power do lcd a 5v tenho 30mA, mas como na datasheet diz que é 140mA (o que deve ser muito mas pronto): Transistor 2N3904

  • Pequeno display de temperatura
    -> Medi 20mA com o multimetro nos 5v. Transistor: BC548

  • Cold Cathode duplo
    -> Ligando aos 12v medi 320mA, nas características dão a potência (8.88w) e os volts de trabalho (12v) pelo cálculo que fiz daria uns 740mA (I=W/V). Portanto vou ter em conta os 740mA. Transistor: BD137

Obrigado.

Todos os transistores dão conta.

Para desligar um backlight de um lcd uso este esquema:

Em vez de controlar o (-) do LCD testei controlar o (+) mas já não funcionou.. ou seja:

  • Usei um 2N3904
  • Liguei o (-) do LCD diretamente na fonte (-)
  • Liguei o (+) do LCD no coletor do transistor
  • O emissor do transistor liguei a 5v da fonte
  • com uma resistencia de 1k liguei o arduino à base do transistor

Algum motivo para não funcionar desta forma (com o positivo) ? enviando HIGHT ou LOW para o pino do arduino nada acontece.

Apenas curiosidade.