595 - Posso ligar 8 ?

Bom dia!

estive vendo sobre o 595 (shift out) achei um pessoal que ligou 4 usando apenas 3 pinos do arduino, "concatenando" os 595,
ai vem a pergunta... posso concatenar 8 595???

No datasheet do 595 não achei nenhuma informação sobre isso.
vlw

marcosweimer:
Bom dia!

estive vendo sobre o 595 (shift out) achei um pessoal que ligou 4 usando apenas 3 pinos do arduino, "concatenando" os 595,
ai vem a pergunta... posso concatenar 8 595???

No datasheet do 595 não achei nenhuma informação sobre isso.
vlw

Oi Marcos,
eu pessoalmente nunca liguei 8 595s em cascata, mas em teoria é para funcionar. Só lembrando: você demorará mais tempo até conseguir trocar todos os 64 bits (8x8bits), já que terá que transferir 64 bits do Arduino, porém é uma ótima alternativa para economizar pinos (basicamente você troca número de pinos por tempo de propagação).

eu já liguei para fazer meu ledcube 8x8x8, eu usei 8 574 + 1 138 para fazer o multiplex. Usou 12 pinos no total.

Eu usei este schema:

Acredito que o ideal, no caso de controle de LEDs, é usar LED drivers (multiplexadores), que já são feitos para isso - dá menos trabalho que usar registrador de deslocamento.

com certeza, o negócio é o preço!

Wagner
o problema é usar os 12 pinos, estava pensando na cascata para usar apenas 3, ja que vou precisar ligar um LCD, um sensor IR, sensores de entrada (shiftin), shield de rede e shield para gravar um log (SD ou USB), 3 sensores de temperatura, alem dos 8 595 para saidas

Alvaro

qual seria esse tempo de resposta ??

O sistema que estou planejando é para controlar um sistema de ventilação, então o tempo de resposta não seria um problema (desde que não seja mto perceptivel)

Como podem ver, tenho muito trabalho pela frente. E vou ter muitas dúvidas.

no aguardo

quantas portas "multiplexed" você precisa no total?

Para cada ponto de ventilação usarei 6 saidas, isso da quase 1 595 por ponto de ventilação

6??? sim...

  • liga ventilador IN (ar para dentro)
  • liga ventilador OUT (ar para fora)
  • ventilação lateral (vira "pas" para a direita)
  • ventilação lateral (vira "pas" para a esquerda)
  • ventilação altura (vira "pas" para cima)
  • ventilação altura(vira "pas" para baixo)

resumo... sera tipo uma "grade" cmo 2 motores para direcionar a ventilaçao, mais o motor (in/out)

então vai sobrar pouquissismas portas usando 8 595...

você tem experiência em eletrônica? digo isto porque lidar com motores não pode ser feito diretamente do "pino". você vai precisar colocar um relé ou algum tipo de driver ou transistor ou mosfet para lidar com correntes maiores que 40mA. cada caso é cada caso.

sobre o número de pinos, usando o schema que eu te passei vai funcionar. vc vai utilizar 12 pinos e ele vai ter dar 64. estes componentes são bem baratos.

o que você quer fazer não é simples. tem alguns problemas que você provavelmente vai enfrentar, por exemplo, quanto a distância da fiação para ligar tudo isso. se vc passar um cabo de um ponto para outro onde está passando 5v com 40mA vamos supor, provavelmente a capacitância do cabo vai matar os dados trafegando. para lidar com distâncias vc vai precisar de um BUS i2c por exemplo ou mesmo RS485.

eu sugiro você começar BEM devagar. ligue apenas um arduino em um destes "pontos" com 6 saídas e teste tudo, depois faça um segundo ponto funcionar, aí vai aumentando. pensa em uma maneira de "modularizar" este negócio todo.

boa sorte aí na sua empreitada. é um belo e difícil projeto que vc tem pela frente.

marcosweimer:
Alvaro

qual seria esse tempo de resposta ??

O sistema que estou planejando é para controlar um sistema de ventilação, então o tempo de resposta não seria um problema (desde que não seja mto perceptivel)

Tem que ver no datasheet do circuito integrado quanto tempo ele demora para efetivar uma mudança durante o um ciclo de clock, somar isso ao tempo que o Arduino demora para fazer as mudanças e então multiplicar pelo número de bits que serão shiftados.

respondendo as questões...

  • quanto ao saber que preciso de um "driver" para ligar o motor, ja estou sabendo.
  • Pensei na distancia dos cabos, minha idéia é o arduino chavear um transistor e este acionar um rele (ae poderia utilizar uma fonta mais "parruda" para chavear o rele).

agora surgiu um outro problema... o controle da velocidade dos motores, pelo menos não é pwm e tal... mas as ações (por ponto de ventilação) serão estas:

  • liga ventilador IN (ar para dentro)
  • liga ventilador OUT (ar para fora)
  • ventilação lateral (vira "pas" para a direita)
  • ventilação lateral (vira "pas" para a esquerda)
  • ventilação altura (vira "pas" para cima)
  • ventilação altura(vira "pas" para baixo)
  • ventilação potencia maxima (high)
  • ventilação potencia minima (low)

ai me "matou".. seria 1 595 para cada ponto de ventilação, oque, pelos meus calculos serão 9.

qual programa vcs usam para desenhar o esquema ?? desde que seja free

P.S. o trabalho ta me quebrando aqui... ta dificil entrar no forum...

marcosweimer:
qual programa vcs usam para desenhar o esquema ?? desde que seja free

acho que é consenso aqui usar o EAGLE: http://www.cadsoftusa.com/

marcosweimer:
qual programa vcs usam para desenhar o esquema ?? desde que seja free