Automação residencial em módulos

Eu percebo a ideia dos brinquedos... como disse esse sistema que falei não é mais do que um brinquedo. :blush: lol
Mas tendo já alguma experiência em desenvolvimento de sistemas em microcontrolador, não quero ter dores de cabeca porque o sistema não está a funcionar (até porque passo meio ano fora de casa e não quero estar a ouvir da minha mulher por ter posto um sistema que não funciona em casa), daí só pensar em monitorizar e eventualmente controlar, ou ajustar o controlo, a temperatura e consumo energético da casa. No teu caso, com calor o ano todo, isso torna-se irrelevante.

LegendBR:
Moro no Nordeste (Aracaju - SE), aqui faz calor o ano todo, monitorar temperatura faz pouco sentido, hehehe. Inclusive eu estava querendo utilizar aquecimento solar de água, mas minha esposa não aceitou, pois pode ser perigoso para crianças (a temperatura da água pode chegar a mais de 70 °C!). Então vamos ficar com o chuveiro elétrico mesmo (que não é muito utilizado).

Painéis fotovoltaicos? Dependendo de como as eléctricas operam no Brasil, ter esse sol todo dava para um negócio e pêras.
Na Inglaterra, pode fazer-se um contrato com o fornecedor de electricidade em que ligamos painéis solares à rede e somos pagos pela electricidade gerada. Isto porque, como a maior parte da electricidade é usada de noite (quando nõa estamos a gerar) a geracão não é muito utilizada, mas durante o dia os painéis vão-se pagando a eles próprios. Existe uma empresa que inclusive faz um contrato de saldo. Ou seja, pagas a diferenca entre o que geraste e consumiste (normalmente o preco de venda é inferior ao de compra, mas não neste caso).
Podias depois ligar os painéis eléctricos para aquecer água.

Mas tendo usado um chuveiro eléctrico anteriormente, compreendo que possa ser um risco ter um sistema de água quente diferente para as criancas.

Bomba de calor também é uma boa opcão para ti já que fornece frio e calor. :slight_smile: