Detectar corrente com Arduino

bubulindo:
Ok... O gerador não tem já essa função? Existem geradores com um contacto que falhando a electricidade, iniciam automaticamente.

Sim, existem geradores com essa função, mas a diferença de preço é muito grande. (fica muito mais barato fazer este sistema)

bubulindo:
Em todo o caso... isso é algo que fazes com um relé de forma mais segura, barata e sem teres grandes problemas. :\

Peço desculpa mas não sei o que é um relé.
Mas pelo que percebi um "relé", é o que eu chamei Solenoid.
Esses Solenoides que falo são de 5V.

bubulindo:
Eu entendi que transformador e fonte são a mesma coisa... mas se o transformador que ele falou inicialmente estiver ligado no mesmo ponto onde vais colocar a fonte de alimentação de telemóveis, o sistema não funcionaria, né?

A ideia era o transformador alimentar o arduino enquanto houver energia. A ideia (que não sei se é possivel) era, assim que a rede falhar, o arduino passa a ser alimentado por uma pilha de 9V. Por sua vez o arduino ativa o Solenoid.
Peço desculpa pela confusão.

Isto é um relé.

Solenóide é o que está dentro do relé que faz activar os contactos do mesmo. Ou seja, solenóide + contactos = relé. :slight_smile:

O que eu digo é teres uma bateria e um relé com o contacto normalmente fechado ligado ao gerador. Se a corrente falhar, o relé fecha o contacto e o gerador, com a corrente vinda da bateria, inicia. Isso é um sistema contra falhas, porque com o Arduino não consegues garantir (ou consegues, mas com muito trabalho) que o gerador vai iniciar, porque o Arduino vai estar a processar.

Podes arranjar relés para todas as tensões e como tal tens menos problemas do que com o Arduino... e muito mais barato. :\

Entendi.
A ideia de usar o arduino era para puder ativar o relé 3 ou 4 vezes.
Porque o gerador inicia com o carregar num botão (tipo isqueiro).
E carregando 3 ou 4 vezes, tinha a certeza quase absoluta que o gerador inciava.
Mas pelo que vc está a dizer, não é possível ter o arduino a trabalhar com a corrente da rede e quando esta falhar, o arduino passar a trabalhar com a pilha?

O relé ficava sempre ligado... Sendo mais eficaz que o Arduino... digo eu.

É possível... mas tens de ter um circuito externo que garanta que o Arduino não perde alimentação. Isso é que é mais complicado...

Estou a perceber que apenas com o relé seria mais fácil / eficaz.
Mas penso que iria-me limitar. Por exemplo, quando a corrente voltasse, para desligar o gerador.

E se o arduino fosse alimentado apenas por uma pilha de 9V?
O arduino iria descarregar a pilha rapidamente, ou a pilha alimentaria o arduino por dias / semanas?

Ok...

Nunca referiste que o Arduino iria actuar o botão para desligar o gerador. Eu apenas posso comentar com base no que dizes. O gerador tem um ou dois contactos para ligar/desligar o gerador? Se só tiver um, provavelmente o relé ainda serve.

Se insistes em ter o Arduino (ou um controlador) a controlar o gerador, eu optaria por um chip que não o do Arduino. A ATMEL faz chips compatíveis com o que vem no Arduino com características especiais para consumir menos corrente. Ainda assim, o grande problema do Arduino é a sua frequência... um processador a correr a 16MHz não é muito "poupado" em energia.

O que podes fazer para minimizar isso é usar os modos de Sleep do Arduino e usar a mudança de estado num pino para acordar o Arduino e fazer o que pretendes. Afinal de contas, ele não tem de fazer nada a não ser ligar e desligar pinos quando falha a energia e para isso podes ter o microcontrolador a dormir.

Uma pilha de 9V não será o ideal... Repara que para transformares os 9V em 3,3, vais sempre perder energia, o que é contra o que a tua aplicação necessita. Então, seria melhor usar um conjunto de pilhas de 1,5V em série (para criares 3V) e depois meter mais umas 4 ou 6 pilhas em paralelo para poderes fornecer mais corrente ao circuito. Infelizmente não consigo calcular quanto conseguirias manter o circuito a funcionar com as pilhas porque está dependente do chip, frequência, número de activações do relé e, mais importante, a programação que é feita.

No entanto, vai haver sempre uma situação de black-out onde vais instalar isto... e nalguns casos é sempre preferível arrancar o gerador manualmente do que fazê-lo automaticamente. Estou apenas a levantar a questão... só isso.

E, também terás de andar em cima das pilhas para garantires que as pilhas ainda estão a funcionar quando o gerador falha.

bubulindo:
No entanto, vai haver sempre uma situação de black-out onde vais instalar isto... e nalguns casos é sempre preferível arrancar o gerador manualmente do que fazê-lo automaticamente. Estou apenas a levantar a questão... só isso.

O problema é quando não há ninguém para ligar o gerador. xD
Era isso que este projecto viria a solucionar.

bubulindo:
E, também terás de andar em cima das pilhas para garantires que as pilhas ainda estão a funcionar quando o gerador falha.

Pois, também pensei nisso...isso não seria nada pratico.

Acabei de ter uma ideia aparentemente simples.
Vou tentar ser o mais explicito possível.
Com um carregador de pilhas de 1,5V (quatro pilhas = 6V), com as pilhas colocadas no carregador, e o carregador na tomada elétrica.
Enquanto houver energia, se fizer do carregador + pilhas um circuito em serie, penso que terei 12V.
Sem energia, terei apenas a corrente das pilhas, ou seja, 6V.
Será que posso transformar tanto os 12 como os 6V em 5V para alimentar o arduino?
Se isso fosse possível....problema resolvido

Sim... foi isso que tinha dito no início.

Testa muito bem a mudança de tensões com um multímetro ou osciloscópio antes de ligares o Arduino.

Ok.
E como sugere reduzir a corrente?
Com resistências?

Li acerca de uns reguladores de voltagem.
Será que posso solucionar o problema com eles?

Olá!

Ricardo, usar um Arduino para ligar/desligar um gerador é muito perigoso.

O que pode acontecer com seus equipamentos caso haja uma falha e você tenha duas fontes de energia? Um curto circuito, que pode causar um incêndio.

Compre um quadro de comando que é bem melhor, apesar de ser caro.

Eles utilizam um intertravamento que impede que duas fontes de energia sejam ligadas simultaneamente.

Abraço.
Fernando Garcia

FernandoGarcia:
Olá!

Ricardo, usar um Arduino para ligar/desligar um gerador é muito perigoso.

O que pode acontecer com seus equipamentos caso haja uma falha e você tenha duas fontes de energia? Um curto circuito, que pode causar um incêndio.

Compre um quadro de comando que é bem melhor, apesar de ser caro.

Eles utilizam um intertravamento que impede que duas fontes de energia sejam ligadas simultaneamente.

Abraço.
Fernando Garcia

Eu estava a referir tensões entre o carregador e a bateria, mas tu levantaste um ponto bastante importante que não tinha pensado.

Seria possível criar um sistema que também isolasse a casa quando a energia falhasse e depois mantivesse o gerador ligado e teria de ser desligado por alguém. Também é possível fazer tudo automático, mas é mais complexo de fazer e ainda mais complexo de provar seguramente para deixar a funcionar em casa.

Bem apontado. :slight_smile:

Penso que isso não será problema, porque o gerador não vai produzir eletricidade para a casa, vai alimentar uma bomba de água.
Já tive a pesquisar um pouco, e penso que um regulador de voltagem pode mesmo resolver o meu problema.
De momento a minha dúvida é qual é a corrente que o arduino precisa para trabalhar?

Olá!
Primeiramente quero dizer que você está trocando a palavra tensão por corrente que são coisas bastantes distintas.

Dito isso, é necessário saber o modelo do arduino (não lembro de ter visto).

O arduino mega pode consumir até 800 mA se não estou enganado.

Agora se está falando de tensão, 9 v é o suficiente.

Abraço.

Ola daquilo que percebi queres alimentar o arduino da rede eléctrica ou em caso de falha desta de uma bateria certo?
Visto que parece teres conhecimentos um pouco limitados(sem ofensa) uma simples solução poderá ser inicialmente alimentas da bateria de 12V com um rele intercalado onde nos pinos de normalmente fechado passas a alimentação da bateria para o circuito do arduino. Depois da alimentação da rede (12V do transformador) quando esta tensão estiver presente abre o rele o que fará cortar a alimentação da bateria e como a tensão da rede estava interrompida no normalmente aberto agora passará a fechado alimentando da rede até que a energia falhe e comute para bateria.
Tenta entender o principio pode estar complicado de entender mas o funcionamento é simples.Posso depois tentar fazer um esquema disso se não perceberes...
Á frente do rele convém ter um condensador na ordem dos 2200uF para aguentar o comutar do rele e um condensador de baixo valor 100nF para comer alguma interferência que seja criada.

Olá Hugo.
Sim, a ideia é essa. E sem ofensa absolutamente nenhuma, pois os meus conhecimentos de eletronica são mesmo muito limitados.
Se percebi a tua ideia, o que sugeres é algo parecido aquilo que o bubulindo sugeriu:
Ter um rele sempre ligado á rede, e quando esta falhar, o rele fecha, que por sua vez irá ativar o circuito alimentado pela bateria.
É isso?
Se sim, o rele estando sempre ligado não iria aquecer muito?

Sim é mesmo isso.E uma solução barata e fácil de implementares.Quanto ao aquecimento isso não se coloca em causa pois o arduino consome muito pouco, inferior a 1 ampere o que 1 ampere é um valor baixo para o rele não pondo em causa os seus contactos internos.

Ha outra questao como tens 12 Volts tanto no tranformador como na bateria para optimizares a duração da bateria em caso de perda dos 12 da rede e visto que a alimentação ideal para o arduino são 9V DC eu a ti usava um conversor DC/DC de 12 para 9 isto porque um regulador como 78XX baixam a tensão mas geram calor o que consome mais da bateria.Para isso podes procurar um destes conversores numa configuração Step Down com o famoso MC34063.Existe um online calculator onde dizes os valores de entrada (12V) e os valores de saída (os 9V) e ele calcula os componentes que deves usar com o respectivo esquema.
Este integrado e mais eficaz em termos de perdas por calor.

Ok.
Sendo assim o meu problema está resolvido.
Muito obrigado a todos, e desculpem a minha ignorância electrónica. xD