Dúvida ligação máquina fotográfica DSLR ao Arduino

Se queres ver a correspondência entre o pino que liga na máquina e o contacto do Jack usas um multimetro. A que te referes quando dizes ligar os fios directamente?
Em todo o caso, acho que não deves usar o jack e deves usar os fios directamente.

As fotos parecem-me todas iguais. Não leves a mal, mas não vejo distincão entre uma gota a bater na água e várias gotas. No entanto, isso são gostos e não importa para o proposito do projecto.

Ok... Mas se o tempo de abertura da máquina é demasiado grande ao ponto de quereres controlar a exposicão só com o flash, terás sempre de trabalhar no escuro para obteres os resultados que queres. No entanto, teres controlo da abertura pode permitir-te maior flexibilidade... e por mais um contacto, não é nada de extraordinário de se fazer.

12V e pilhas são dois termos que não ligam muito bem... Podes ter problemas de corrente ao tentar activar a válvula. Até porque não vais ter o Arduino alimentado pelo computador (lembra-te que o computador emite luz que pode facilmente estragar a exposicão.

O LCD shield é muito prático de utilizar e tem uma vantagem que é o controlo do backlight do LCD. Ao disparares uma sequência, podes desligar o backlight do LCD, esperar um pouco e iniciar tudo de seguida tendo garantido que estás em escuridão. Uma possibilidade, apesar de gastar mais hardware, até seria ter o Arduino a controlar todo o setup.
Ou seja, tinhas a válvula para soltar gotas, o controlo do flash, controlo do disparo e podias adicionar uma luz externa de 230V controlada por relé que era desligada sempre que quisesses bater a foto. Tu vais precisar duma boa luz para fazer o foco da foto, logo essa funcionalidade facilitaria o processo. Em vez de fazeres o setup, desligares a luz da sala e voltares a ligar depois de terminada a foto.

Se pesquisares na net sobre como ligares LEDs no Arduino, encontras imenso. Não precisas de muito, apenas uma resistência por LED.

Faz um bom plano do que pretendes antes de comecares o software para poderes dividir tudo por funcões.

Este até é um projecto que tem algum interesse para mim... mas não para fotografar gotas. Mais para apanhar os meus gatos... LOL