Standalone + ETH W5100

Olá Pessoal,

Comprei recentemente algumas placas ethernet com chipset w5100 (http://www.ebay.com/itm/W5100-Ethernet-Module-Arduino-Compatible-/140575884967?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item20baf9c6a7) funcionam muito bem, e fáceis de utilizar; estou montando alguns dispositivos remotos, e lógico, quero comunicação entre eles.

Testei todas as placas diretamente no meu Arduino UNO R3, funcionou muito bem, e a aplicação escrevi da mesma forma, tudo OK... bibliotecas client e server... sem problemas.

Montei então um Arduino Standalone, seguindo todas as especificações, testei e funcionou muito bem. Montei também uma pequena fonte de alimentação usando reguladores de tensão LM7805 (5v) e LM317(ajustável 3.3v) - externa).

Adaptei então este Standalone para receber a placa ETH. Fiz as devidas ligações entre as portas MISO/MOSI/CLOCK/SS para as portas 13/12/11/10 do UNO. Alimentei a placa eth com 3.3v usando a "fonte". Bati continuidade, e tensão de todos os elementos, tudo OK.

Entretanto ao conectar a Placa ETH ao dispositivo Standalone, a tensão de alimentação desta imediatamente baixa a ~0.80/0.70v... e lógico, ela não funciona. Removendo o dispositivo, volta ao normal... 3.3v.

O problema aparenta curto, mas como disse, bati continuidade várias vezes...

Alguém tem idéia dos possiveis problemas ???

Muito Obrigado pessoal.

Att.

Marcelo

Entretanto ao conectar a Placa ETH ao dispositivo Standalone, a tensão de alimentação desta imediatamente baixa a ~0.80/0.70v... e lógico, ela não funciona. Removendo o dispositivo, volta ao normal... 3.3v.

Ou é por ter pouca corrente disponivel e o dispositivo exige mais do que a que tens ou entao defacto tens um curto para a frente.Ja mediste com o multimetro em resistencia ou com o teste dos diodos nos pinos de alimentaçao do dispositivo que ligas nessa alimentaçao de 3.3V?
Com que valor de alimentaçao estas a colocar na entrada do LM317?

Olá Hugo,

Pouca corrente eu acho pouco provável, pois é a mesma fonte que uso no meu UNO, com uma grande quantidade de recursos/sensores conectados.

Já... já medi.

A alimentação de entrada no LM317 é 9V (500mA).

O que acontece é que usei capacitores eletrolíticos na entrada e na saída do LM317... vou remover e testar... usar só os resistores.

Estou aberto a discussões...

Obrigado.

Entao e se em vez do dispositivo la ligares uma carga tipo uma resistencia de 10 Ohms? Os 3.3V manteem-se?
O valor da resitencia é baixo para assim confirmares se a fonte consegue debitar cerca de 300 mA ( 3.3V/10 Ohms = 0.33mA)
Faz o teste rapido se a resistencia for pequena pois vai aquecer rapido!!
Claro que exixtem outros metodos , este pode até ser perigoso mas e rapido de despistar

A alimentação de entrada no LM317 é 9V (500mA).

500 mA pode ser pouco
Porque nao teres a certeza de quantos mA necessitas?
Ligas o modulo nos 3.3V do arduino com um amperimetro em serie e descobres o consumo dele

Pela net falam em consumos de 150 a 200 mA.

mehaas:
Adaptei então este Standalone para receber a placa ETH. Fiz as devidas ligações entre as portas MISO/MOSI/CLOCK/SS para as portas 13/12/11/10 do UNO. Alimentei a placa eth com 3.3v usando a "fonte". Bati continuidade, e tensão de todos os elementos, tudo OK.

Entretanto ao conectar a Placa ETH ao dispositivo Standalone, a tensão de alimentação desta imediatamente baixa a ~0.80/0.70v... e lógico, ela não funciona. Removendo o dispositivo, volta ao normal... 3.3v.

Eu não entendi a que te referes quando ligaste os pinos do standalone à placa do UNO e depois colocaste o dispositivo Ethernet. Porque é que o UNO e o dispositivo ethernet ficam ligados ao standalone?
Se for esse o caso, o SS pode entrar em curto por o UNO estar high e o standalone em low... :\

Ou eu entendi mal e tu só ligaste o standalone ao módulo ethernet?

Bubulindo...

Usei o UNO apenas para testar as placas ETH W5100, bater pinagem, testar o programa, etc...

Montei um standalone em separado... nada conectado ao UNO.

Está o standalone e o ETH (somente).

Quando ao pino SS - SLAVE (HIGH/LOW)... posso desprezar ele da conexão ?

Obrigado.

Não... se bem me lembro, esse é o pino que activa o W5100.

No entanto, meteres a alimentacão e ires ligando pino a pino pode indicar-te onde está o problema.

Voltaste a experimentar o módulo ethernet com o Uno? Pode um dos componentes estar queimado e provocar o que tu vês.
O mesmo acerca do standalone. Experimenta mandar para lá um programa que activa e desactiva os pinos para poderes ver se estão todos, principalmente os uqe usas na comunicacão SPI, bem.

Que programa tens no Standalone?

Como estás a alimentar ambos? Tens de meter 3.3V para o W5100, mas também estás a usar 3.3 no standalone? Se não, como estás a fazer o interface entre os pinos de ambos?