Compra fora do Brasil - Descaso da Receita Federal

Olá pessoal, sou Ricardo Brazileiro, moro em Recife/PE, estudo computação e estou pesquisando/produzindo novas ferramentas interativas com plataformas livres...

Eu comprei dois Arduinos na sparkfun, com custo total de $96 dolares, já com taxa de entrega. Fiquei rastreando o produto e em umas das verificadas percebi que ele estava com o status de “aguardando retirada” nos correios daqui de Olinda/PE. Quando fui lá pegar as placas, vem uma cartinha, em cima do envelope, da Receita Federal me cobrando impostos absurdos, um total de 60% do valor total da compra, equivalente a R$100,00.

Pra que isso? Em cima de qual fundamento?

Não tem cabimento cobrar por um equipamento que não tem concorrência no Brasil, que é para fins educacionais, ainda mais comprado por um estudante querendo pesquisar?

Que o Brasil invista e forneça condições de produzir esses chips e placas!

Tem gente querendo estudar! tem gente querendo criar...

Levei uma lapada de R$270,00 por dois Arduinos Diecimila, esse valor pra quem ta sem bolsa de projeto, sem incentivo nenhum, é muito pesado!

Já estou começando a ver que a solução é produzir essas placas na mão(artesanal), pra todo mundo ter condições de estudar isso?

Estou pensando em vender umas das placas p/ ve se eu consigo segurar uma grana.. mas ainda não sei..

Grande abraço.

Ricardo Brazileiro

Olá Ricardo,

Sou estudante do Rio de Janeiro e fico indignado com essa questão. Tudo que nós precisamos comprar para o desenvolvimento com tecnologia tem que levar a bocada de 60% da receita federal. E pra onde vai esse dinheiro ?

Fico sempre muito p* qdo recebo a cartinha.

um abraço,
Lucas Santiago

Olá Ricardo,

Sou estudante do Rio de Janeiro e fico indignado com essa questão. Tudo que nós precisamos comprar para o desenvolvimento com tecnologia tem que levar a bocada de 60% da receita federal. E pra onde vai esse dinheiro ?

Fico sempre muito p* qdo recebo a cartinha.

um abraço,
Lucas Santiago

pagou pouco ainda.
eles ainda costumam cobrar o ICMS, no caso aqui em Sp 18 %
Ou seja um total de 78% (60+18).
E o imposto sobre tudo, ou seja, sobre o valor do produto + o frete.
Isso é o Brasil. Vota no Lula Molusco !

Olá,

(desculpa meu português, eu sou francês morando em Fortaleza, e ainda não falo muito bem...). En concordo plenamente com vocês, para evitar essas taxas absurdas é melhor de passar pelo sevicio de correio normal, e evitar absolutamente o UPS!! (eu paguei 49 R$ de taxa para receber um presente de um valor de 10 US$. Mas eu comprei um arduino na ADAFruit para 33 US$ enviado pelo correio estandarte, pois o total foi abaixo de 50 US$ eu não teve problema. Agora eu vi que tem Arduino (Diecimila) para vender no mercado livre num vendedor aonde eu já comprei vários componentes. E 125 R$ mas os transporte é pouco (na ultima compra foi 6 R$), e eu sempre recebe em 3 dias (o que eu gostei é que tem a possibilidade de seguir a progressão do correio na internet, isso resolve a problema dos porteiros...)
Abraço
Denis

Realmente é indignante isso. Sempre que tenho que comprar pessas de eletronica de fora, é sempre aquela facada no coração quando vou pegar. É indignante, e depois eles reclamam que as pessoas comprem coisas no paraguay. Se **** né! :confused: Meu arduino ta vindo com um amigo dos EUA, paguei $50 por ele + envio. Ai da pra leva, mas pagando empostos seria complicado.

tudo isso so faço aumentar as inegualidades nada de bom... não deveria ter impostos sobre produtos que permite desenvolvimento e educação.
Agora por aqueles que não preciso do USB, tem O super projeto de Adilson Akashi, (Arduino Serial com o PCB "single layer", muito bom!!!).

o projeto é muito bom! mas eu só tenho notebook, e n quero um conversor usb-serial ^^

obs: foda é pagar imposto em cima do preço do envio também ¬¬

eu concordo totalmente... mas que fazer? por isso eu achei que 125 reais no mercado livro muito bom... (faço 72 US$...).
Botar impostos sobre esse tipo de mercadorias só serve para criar novo privilégios impedir aprendizagem e desenvolvimento. Tudo isso participo a dar rendas absurdas para quem escrevo as leias...
A sobrinha da minha esposa me explicou que estudo Direito não porque gosta mas porque passar concursos públicos é uma boa perspectiva de futuro e que as vagas conseguido no setor to direito são 3 vezes mais paga que as vagas de dificuldade equivalente do setor técnico... Eu não fiquei surpreso... mas triste.

Com toda essa montanha de grana que a gente paga toda vez que importa algo, dava para o Estado construir ou financiar várias indústrias de semicondutores, coisa que é o mínimo necessário para um país que quer se desenvolver... onde já se viu um país sem indústrias de base na área de eletrônica?

Em vez disso, dá-lhe Mensalão, Sanguessuga e outras maravilhas nesse país... é o nosso dinheiro indo ralo abaixo >:(