Problema ao usar portas seriais (TX e RX)

Entao... nao sei especificar bem se é ou nao um shield. O que eu comprei se parece com um shield, mas nao encaixa no Arduino como a maioria dos shields. Ele é bem menor, mas contém todo o circuito necessário para ler e identificar e enviar a saída certa. Eu uso um breadboard para colocar esse "shield" e ligo ele ao Arduino por meio de jumpers.

(obs: a imagem mostra o modelo antigo. O modelo novo tem a mesma pinagem e formato, só o circuito em si que é diferente)

Em outro blog, fiz a mesma pergunta e me disseram q a UART (porta serial TX e RX) era class 1 definida para usb e comunicação com o computador. Nao entendi o que isso significa, e pedi maiores explicaçoes, mas acredito que tenha haver com isso mesmo.

Minha hipótese é que a UART está dedicada para a comunicaçao com o pc, mesmo quando eu ligo o Arduino usando uma fonte externa, LCD para debug, e com o usb desconectado. Estou tentando entender como criar uma Software Serial, que seria uma UART emulada, mas devido ao novo modelo de programaçao (IDE 1.0 ou mais) estou bem confuso de como faço isso, e nao tive muito tempo de estudar isso a fundo ainda.

Espero o problema seja simples de ser resolvido!