Bootloader

Um chip novo, zerrado não vêm com o bootload para a programação via Arduino certo?
Como eu faço para gravar ele no chip?
Existe alguma maneira de não usar o bootloader e gravar diretamente o meu programa? Acho que inclusive economizo memoria com isso.
Caso não seja possível carregar outros progrmas sem o bootloader, existe alguma maneira de desativá-lo para que ele não entre em funcionamento sempre que ligo a alimentação? Isso pode ser um problema dependendo do projeto.
[]s

Não tenho certeza, mas acho que já te expliquei isso (tudo) em outro post.

A maneira mais fácil de gravar o bootload no CI vazio é usando um parallel port programmer (cabo paralelo de um lado, 6 pinos do outro) que se encaixa no conector ICSP dos Arduinos. Ou comprar um cabo/circuito tipo AVRisp. Ou construir um USB/Serial/Paralelo. Mas o mais barato é o Parallel Port Programmer. Só resistores.

Você pode gravar programas diretamente no CI sem usar o bootloader, utilizando a versão 0011 do IDE Arduino (e o mesmo cabo acima - não pelo pino de RX/cabo serial ou usb). A versão 0010 não tem esta funcionalidade (algumas anteriores tinham, mas a 0011 foi melhorada). Economiza memória, e inicializa o programa imediatamente, sem o delay do bootloader.

O bootloader depois de gravado pode ser apagado, mas se foi gravado, ao ligar a alimentação, irá rodar como um programa qualquer. Só deverá parar ao receber um programa pelos pinos de RX.

Dê uma procurada pelo link do cabo no site do Arduino, e pelo post em que te expliquei (acho) isso tudo.

Acho que explicou sim, mas eu não tinha entendido o que era ::slight_smile:
É que no mundo PIC que eu vivia até agora não tem isso, acho que eu estava tentando entender como sendo uma forma parecida com um PIC. Por isso a confusão.

E instalei a versão 0011 do IDE para Linux, e está rodando legal.
Vou procurar ler mais sobre esse cabo.
Valeu! E obrigado pela paciencia :-/