Verificar Corrente 110V

Bom dia pessoal,

Gostaria de verificar se uma luz está ligada ou apagada. Eu teria que colocar um transformador de 110 para 5v e ligar no Arduino? E verificar se ele está HIGH ou LOW? Como eu faria este transformador?

Obrigado,

Julio

Olá,
Se você esta se referindo a uma lampada usual, pode apenas usar um LDR(light dependent resistor) e com uma leitura analógica, analogRead(porta), pode determinar um threshold para lampada acesa ou apagada.

Na verdade a Lampada foi só um exemplo... gostaria de verificar a corrente de um motor mesmo.....
valeu a ajuda

Você então gostaria de saber se o motor esta ligado, ou monitorar a corrente do mesmo?

Att, denadai

entao para eu saber se ta ligado ou nao preciso monitor a corrente não é?

Caro Julio RY

Não precisa necessariamente monitorar a corrente de seu motor para saber se esta ligado ou não.

Há uma gambiarra muito boa, que somente serve para saber se há tensão ou não indo para determinado ponto (no seu caso o motor).

O que seria? Voce colocaria uma lampada em paralelo ao motor, quando o motor fosse ligado a lampada tambem acenderia, correto?

Se ela acende quando ligamos o motor e apaga quando desligamos o motor, poderia colocar uma fotoresistencia, e por ela mandar um sinal de 5V ao arduino, ou ucontrolador que estiver usando.

Além de barata, é nada mais que um optoacoplador, e voce tem a garantia de não gerar ruídos ao ucontrolador.

Uma boa seria colocar essa lampada em um recipiente fosco escuro, para a luz externa não interferir em sua leitura.

Uma outra ideia seria colocar um contator em serie com o motor, chaveando 5V e mandando para o ucontrolador!!

Espero ter ajudado....

Att, denadai

pensei em uma ideia rs....
e se eu ligar uma fonte na fase que seja de 5v 1a.... dai verificaria com uma saida do arduino a fase correto?

nao é uma boa idéia interligar o Arduino com a rede elétrica pq além do risco do Arduino fazer BUM num caso de transiente na linha, o Arduino vai receber muito ruído e circuitos digitais odeiam ruídos.

e como eu poderia fazer isso?

Mais uma idéia,
se você enrolar um fio condutor em volta do cabo de uma das fases do motor você irá criar um indutor que vai gerar um sinal de tensão quando o cabo for energizado (motor ligado), é o princípio do trafo.
Você vai ter que fazer uns testes pra ver qual o número de voltas é necessário para gerar uma tensão que o arduino possa reconhecer (0 a 5 v).
Esse sinal será uma senoide proporcional ao número de voltas e a corrente do motor que você está usando.
Com mais um diodo e um capacitor você pode retificar meia onda desta senoide e ligar no arduino ficaria bem fácil de medir.