Arduino e controlador de motor L298N e 4 motors

Olá!
Fiz as conexões tudo ok entre o arduino e controlador de motor L298N, ele ta fazendo os comandos certos, o meu problema e quando ele vai virar pro lado esquerdo ou direito ele começa a vira bem fraco ai para como se não tivesse força, ai quando pego ele e levanto ele vai e gira as rodas, quando retorno ele ao piso ele para. Alguém pode me ajudar?

Isso é falta de binário. Ou os motores são fracos. Ou as pilhas estão fracas.

Tem 6 pilhas que são dedicadas ao arduino e estão todas com carga e 1 bateria 9V dedicada ao controlador L298N e também está totalmente com carga, então acho que não pode ser isso. Tem alguma outra coisa que pode ser?

1 pilha de 9V não chega para alimentar motores.

verdade, 4 motores com uma bateria de 9v (quantos mAh? 400mAh?), assim não pode, assim não dá! rs

qual a tensão e corrente exigidas pelos motores?

Se botar a bateria no arduino e as pilhas nos motores deve ficar menos pior :wink:

Tensão de funcionamento: 3 ~ 12V, quantas pilhas serão necessárias para funcionar perfeitamente ?

majully,

O problema ai não é a tenção, mas a corrente, pois dependendo do tipo de motor vão-se muitos amperes ^^

Por isso perguntei qual a corrente que os motores consomem. Se forem aqueles DC usados em brinquedos, podem consumir até 800mA. Você testou com as pilhas alimentando o motor e a bateria alimentando o arduino? (o arduino consome pouca corrente, a bateria não é pouco para ele)

Se as pilhas forem de 1,2v -> 6 x 1,2v = 7,2v, em termos de tensão esta acima da média (mas tensão muito alta pode reduzir a vida útil dos motores)...

Obrigado Mortis pela dica, vou fazer essa troca, quando tiver o resultado posto aqui. Os 4 motores que estou usando são desse >>

Esses motores são grandes vilões no que se refere a consumo, se tiverem de fazer esforço, veja esse da pololu http://www.pololu.com/catalog/product/1120/specs
Free-run current @ 6V: 70 mA
Stall current @ 6V: 800 mA

Faça a medição da corrente que o teu projeto consome com um amperímetro, isso te dá noção de quanto vai te consumir de pilhas/bateria.

Tente usar baterias de celular, quando fiz um mini segway utilizei duas baterias de celular para cada motor.
e isole completamente o circuito da ponte H do arduino,use optoacoplador, nao una os GNDs isso ferra com o microcontrolador!
Não sei como funciona o módulo ja feito, não sei se ele e isolado bonitinho, e que eu fiz todo o circuito mesmo! :stuck_out_tongue: