Arduino X Hd externo

Tem como escreve num hd externo, com o Arduino?
Algum link?
Acho que sim pois consegue-se escrever no cartao de memoria que tambem e fat 16 ou 32!
Algum exemplo?

Obrigado

:roll_eyes:

Putz, ninguém?
=(

olha nunca vi na internet pelo menos...
mas deve ter sim, o problema seria q você teria que contruir uma placa que fizesse a ligação do arudino e passasse os dados, pois a shield SD faz essa modificação dos dados e passa eles pro cartão, como não tem shield, você teria de saber MUITO de eletrônica pra pegar o esquema do HD desejado na net e "hackear" pra rodar com o arduino...

Desculpe a Demora do comentário estava off por causa das provas...
MUITAS...

Quanto a eletronica, sem problemas sou tecnico Senior, atuo na area de manutenção de UPS ha mais de 27 anos :smiley:
O que desejo fazer é um hd externo bluetooth ou wireless 8 :roll_eyes:

será que não existe algo pronto pra vender?
8)

...consegui um esquema pra fazer pra hd ide, mas queria pra sata! :grin:

Não sei isso ajuda mas existem conversores prontos de IDE para SATA no mercado .
Exemplo http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-185296961-conversor-adaptador-de-porta-ide-placa-me-p-sata-hd-cd-_JM

Cheira-me a impossivel....
Um cartão SD recebe os dados por SPI, um disco usa SATA que funciona a Gbps ou interface paralelo de 40 fios...

Senso:
Cheira-me a impossivel....
Um cartão SD recebe os dados por SPI, um disco usa SATA que funciona a Gbps ou interface paralelo de 40 fios...

Mas um hd externo tem conexão usb que são 4 fios, 2 alimentação e 2 comunicação, não posso simplesmente criar um protocolo pro arduino falar com o hd e transmitir via rf (serial), ou bluetooth ou xbee ou sei lá!
Qual sinal trafega pelo usb quando o micro, por exemplo que ler um dado no hd ou escrever um dado?
Não sei se fui claro de minhas intenções?
quero colocar um hd por exemplo na gaveta de minha mesa, no meu local de trabalho e quando ligar meu notebook ele sincronize com este hd, wireless!
$) $) $)

luiz-sp:
Não sei isso ajuda mas existem conversores prontos de IDE para SATA no mercado .
Exemplo http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-185296961-conversor-adaptador-de-porta-ide-placa-me-p-sata-hd-cd-_JM

Não é bem isto Luiz, mas agradeço seu interesse!
XD

amigo, como definiu suas prioridades?
Por que deve ser um HD ?
Qual é o volume de dados?
Se o uso for acesso a arquivos entre computadores, porque não usa um NAS - NETWORK ACCESS STORAGE .
O arduino lendo cartão de memória não deve conseguir nem 1MB por segundo.

fabiohbm007:
amigo, como definiu suas prioridades?
Por que deve ser um HD ?
Qual é o volume de dados?
Se o uso for acesso a arquivos entre computadores, porque não usa um NAS - NETWORK ACCESS STORAGE .
O arduino lendo cartão de memória não deve conseguir nem 1MB por segundo.

hummm...
muito interessante, obrigado!

isto tambem e muito interessante, mas nao consigo descobrir de qual site fiz download!

=(

Kotch:

Senso:
Cheira-me a impossivel....
Um cartão SD recebe os dados por SPI, um disco usa SATA que funciona a Gbps ou interface paralelo de 40 fios...

Mas um hd externo tem conexão usb que são 4 fios, 2 alimentação e 2 comunicação, não posso simplesmente criar um protocolo pro arduino falar com o hd e transmitir via rf (serial), ou bluetooth ou xbee ou sei lá!
Qual sinal trafega pelo usb quando o micro, por exemplo que ler um dado no hd ou escrever um dado?
Não sei se fui claro de minhas intenções?
quero colocar um hd por exemplo na gaveta de minha mesa, no meu local de trabalho e quando ligar meu notebook ele sincronize com este hd, wireless!
$) $) $)

Bem, USB é USB, é feita uma bulk transfers, mas cada packet pode ter mais de 1024 bytes, isso é metade da RAM de um Arduino, e um Arduino nem sequer é capaz de fazer de USB host por hardware, nem por software, só com chips extra, e só de um modo muito lento.

Já pensou em fazer uma conta no Dropbox, gratuito com 2Gb, instala o programa e tudo o que meter nas pastas partilhadas fica sempre sincronizado na internet.

E como é que ia enviar os dados a grande distancia?
Só se for com Xbee e mesmo assim para enviar meia duzia de megas seriam minutos, Gb's então demoraria dias

putz to quase desistindo!
:blush: =(

Já pensou em fazer uma conta no Dropbox, gratuito com 2Gb, instala o programa e tudo o que meter nas pastas partilhadas fica sempre sincronizado na internet.

  • nem sempre vou ter internet pra conexao
  • o que me diz a respeito da controladora ai em cima?
  • qual a taxa de transferencia do xbee?

Obrigado pelo interesse!

E assim sera que funciona?

Construo a controladora que esta ai em cima , conecto a um shield ethernet a ligo em um access-point e fim
pronto, tenho um hd wireles!

ou uso a propria conexao ethernet da controladora ai em cima , a ligo em um access-point e fim.

XD

Tendo em conta que dois Xbee de longo alcance, que nem chega a 2Km em linha de visão ficam em mais de 100$ por esse preço compra um disco externo USB de 1Tera, e não precisa de inventar com nada, é só levar o disco..

Os ip's de ethernet são locais, para ter acesso a um ip de uma lan de fora dessa mesma lan tem de fazer fowarding de portas e endereços e é preciso que a sua companhia permita isso, que é dificil, pois isso cria um buraco de segurança bastante grande.

Senso:
Tendo em conta que dois Xbee de longo alcance, que nem chega a 2Km em linha de visão ficam em mais de 100$ por esse preço compra um disco externo USB de 1Tera, e não precisa de inventar com nada, é só levar o disco..

  • Mas o máximo alcance que quero é uns 30 metros

Senso:
Os ip's de ethernet são locais, para ter acesso a um ip de uma lan de fora dessa mesma lan tem de fazer fowarding de portas e endereços e é preciso que a sua companhia permita isso, que é dificil, pois isso cria um buraco de segurança bastante grande.

  • Não quero acessar o HD de fora da minha rede , só quero me "livrar" do cabo que interliga o meu notebook ao meu hd externo, só isto.

Bom se é apenas acessar arquivos...
Use esse NAS
http://www.dealextreme.com/p/standalone-bittorrent-bt-client-usb-nas-ftp-samba-printer-upnp-sharing-network-lan-server-26320
ligado por ethernet em um roteador sem fio. Acesse os arquivos por pasta compartilhada do Windows ou cliente SMB linux...

Construo a controladora que esta ai em cima , conecto a um shield ethernet a ligo em um access-point e fim
pronto, tenho um hd wireles!

ou uso a propria conexao ethernet da controladora ai em cima , a ligo em um access-point e fim.

Não que não seja possivel, mas não é apenas ligar uns fiozinhos... e o protocolo entre a controladora e o arduino? e o protocolo entre o shield ethernet e o Windows/Linux?

O NAS acima com esse firmware linux
http://code.google.com/p/snake-os/
você tem um gerenciador de torrents/servidor de impressão junto...

fabiohbm007:
Não que não seja possivel, mas não é apenas ligar uns fiozinhos...

E o desafio...
e o aprendizado
e o prazer de estar usando aquilo que deu tanto trabalho pra projetar.

Nao gosta de desafios?
Eu gosto muito pois aprendo muito com os desafios!