USB Host shield para o envio de variáveis para o PC

Olá a todos.
Sou estudante da área de TI, e estou em um trabalho acadêmico de fazer um driver para linux, decidi usar a interface de comunicação usb. A minha ideia é usar o arduino uno + usb host shield + alguns sensores simples como DHT11 e o sensor de distância ultrassônico. Os sensores fariam algumas medidas/leituras do ambiente externo, o arduino iria processar os dados e envia-los ao PC através do usb host shield, e aí é que entraria o trabalho propriamente dito, que seria fazer o linux reconhecer todos este conjunto com um único hardware, eu iria alimentar o arduino através de uma fonte 9v 1A, e não pela USB. Como marinheiro de primeira viagem em arduino, gostaria de saber se o USB host shield atende a minha necessidade, o modelo que estou usando é o da imagem abaixo:

Sei que a pergunta é bem específica, mas se alguém souber eu ficaria muito agradecido.

Pelo que entendi do seu projeto a USB nativa do Arduino não te atende Arduino? Ela se comporta como uma porta serial virtual no computador, geralmente enderaçada /dev/ttyUSB0 no linux

Pensei em usar o USB Host Shield para que não pareça que estou usando alguma comunicação já existente entre o arduino e PC, ou seja para que não fique dúvida que fiz o driver.
Mas nesse caso que você citou a comunicação é serial ou usb? Pensei que poderia usar em vez do USB Host Shield, um adaptador USB TTL RS232, mas nesse caso, como no caso que você citou, fico na dúvida se tenho de fazer um driver para comunicação serial ou via USB?

O Uno tem um Atemega16U que está programado para fazer interface com a USB. Quando ligado ao linux, ele já aparece como uma porta serial, não vai precisar de driver. Veja o esquema.

O USB Host Shield, até onde eu sei serve para você ligar dispositivos usb no Arduino, como um mouse, teclado, flash drive, etc... Não se dá pra fazer a interface com o computador.

Pelo que eu entendi, vai precisar de um novo dispositivo USB para poder escrever o driver para o Linux. Dá uma olhadinha neste blog: Posts tagged V-USB tutorials | Code and Life

E este: V-USB - A Firmware-Only USB Driver for Atmel AVR Microcontrollers

Obrigado Lago, vou dar uma olhada nesses links, mas creio que o arduino não será uma boa escolha para o trabalho, provavelmente terei de procurar outra plataforma, mas obrigado pela ajuda.

Acho que o uno seria o ideal para você, com ele você pode "reprogramar' o ATMEGA168 que faz o papel de USB<->SERIAL, e fazer ele aparecer como um outro dispositivo, há vários exemplos de como transformar um UNO em joystick, mouse e outros devices USB.
Dai como você pretende fazer o driver, pode partir do principio desses exemplos.