Livro Arduino Básico - Dúvida projeto número 4 - Botão Pull Down

Prezados, Tudo bem?
Tenho uma dúvida referente o projeto número quatro do livro "Arduino Básico" de Michael McRoberts.
É o projeto que ele usa um Botão como Pull-down.

Conforme imagem em anexo, a Porta 2 (De leitura do Botão) fica ligado ao Terra por um resistor de 10k ohms.
E quando o botão é apertado, o circuito é fechado com a porta número 2 do Arduino e o 5+ que passa pelo botão.

Isso faz a corrente de 5v dar preferência para a porta do Arduino que não tem resistência ao invés de seguir o caminho ao Terra que possue um resistor de 10k. Sendo assim, temos corrente na porta e sabemos que o botão foi apertado.

A dúvida: Ele falou que se quando o botão não estivesse apertado, não tivesse o circuito que ia do Botão ao Terra pelo resistor de 10k, a porta do arduino não estaria conectada a Nada e flutuaria entre 0v a 5v.

O que isso quer dizer? O que significa dizer que o botão flutuaria "Técnicamente falando"?
Ainda não intendi a necessidade de a Porta número 2 de Input precisar fazer circuito com o Terra enquanto o botão não estiver pressionado.

Desde já, agradeço!!!

O que isso quer dizer? O que significa dizer que o botão flutuaria "Técnicamente falando"?

É simples.Se te perguntar qual o estado logico de um pino se nao tiveres nada conectado a ele qual será a tua resposta?
Num circuito digital a resposta só pode ser 0 ou 1 ou zero volts ou 5 Volts , mas como o mundo é diferente do papel esse pino ira flutuar entre estes valores.Como o pino nao tem nada conectado ele le valores aleatorios devido a interferencias, ruidos ...
Para evitar isso ou fazes um Pull-Up ou um Pull-Down como o autor desse livro fez.
Se nao o fizesse o valor lido iria estar sempre variar daí o nome "flutuar"
Podes ver isso num osciloscopio se a ponta nao tiver nada conectada a nada certamente ira la aparecer um sinal aleatorio.
Inda antes de ontem na analise de um circuito com um osciloscopio uma pista num circuito de audio me apanhava um ruido com 50 Hz certinhos.Penso que seja interferencia das lampadas que tenho em casa lol, inda nao descobri por completo o fenomeno :grin:

Hugo, obrigado pela resposta!
Deixa eu ver se entendi. Então essa ligação extra do Pino ao terra é basicamente para evitar interferências?

Eu não entendi porém a diferença entre a Porta INPUT ficar ligada ao nada "Sem energia passando" ou ligada ao Terra "Sem energia passando".
Ao invés de flutuar, ele não deveria perceber que não tem energia passando no cabo, justamente por não ter um circuito fechado?
A resposta acima é que ele flutua devido as interfências eletronicas? Nesse caso:

Se eu monta-se um circuito fechado da Porta de INPUT ligado ao Terra, isso serve para impedir as interferências? É possível me explicar como?

Desde já, agradeço pela resposta e pela atenção!!!!

Se eu monta-se um circuito fechado da Porta de INPUT ligado ao Terra, isso serve para impedir as interferências? É possível me explicar como?

Basicamente ao ligares essa resistencia entre a terra e o pino estas a assegurar que esse pino está a 0V.Se fizeres o contrario, ligares esse pino com uma resistencia à linha de 5V estas a assegurar que esse pino fica com nivel logico Alto sempre.Desta forma ja tens o estado fixado e ele nunca flutuará.

Eu não entendi porém a diferença entre a Porta INPUT ficar ligada ao nada "Sem energia passando" ou ligada ao Terra "Sem energia passando".

O pino no ar funciona digamos como uma antena.Apanha sinais assim como a tua antena que tens no telhado para veres televisao, antena da radio ...
Se deixares o pino no ar ele vai captar sinais indesejados.
Como um exemplo vale mil palavras faz upload deste programa no teu arduino e abre a porta Serie e ve o que acontece se tocares com o dedo no pino 2.

int pino2 = 2;
void setup() {
 pinMode(pino2,INPUT); 
 Serial.begin(9600);
}
void loop() 
{
  int valorLido = digitalRead(pino2);
  Serial.println(valorLido);
  delay(100);
}

Se repares a saida imprimida na porta Serie devera estar sempre a mudar sozinha pois esta a flutuar
Se ligares uma resistencia quer ao GND ou ao VCC veras que ele fixa sempre

Hugo, muito obrigado pela ajuda.
Agora deu para entender bem. Estou lendo um livro de eletrônica analógica ao mesmo tempo que inicio em eletrônica digital com o Arduino...

Sou programador e estou aprendendo eletrônica por Hobbie, tentar entender detalhadamente como tudo funciona nesse novo mundo para mim...

Obrigado por toda a atenção!!!