Arduíno esquentando com fonte 9v.

Boa noite,

Gostaria de saber se mais alguém teve problemas do Arduíno esquentar(regulador de tensão) quando se utiliza fonte de alimentação 9v/0,3a ou 12v/0,45a, quando coloquei a fonte notei que o regulador de tensão está muito quente e cada vez mais esquentando no mesmo momento eu desliguei a fonte e o Arduíno, isso já aconteceu com vocês?Estou com medo de queimar o meu Arduíno!

Achei a solução, o problema é que não pode utilizar fonte externa quando utilizo o cabo USB.

segue um link muito interessante!

http://www.eaduino.com.br/2011/08/energizando-o-arduino/#more-406

olá kabixi, uma das principais funções do regulador de função é esquentar.
o Arduino funciona com 5V, o regulador serve para que chegue isso nele.
Se você colocar uma fonte maior que isso, esse excedente será transformado em calor.
Tente usar uma fonte de o máximo 6.5V que seu arduino não esquentará tanto.
Até mais.

Mas teoricamente não era pra esquentar, pois o mesmo suporta uma fonte de até 20v, estive conversando com um amigo meu e ele me falou que isso acontece por que utilizo a fonte e o cabo USB.

Verifique as funções de um regulador de voltagem! Se não esquentar, ele está queimado ou está chegando a voltagem de equilibrio dele no caso do arduino 5V. Colocando 20V você corre o risco de tostar seu arduino.

Arduino Duemilanove, a mais recente versão do Arduino até à data. Neste artigo está uma listagem completa das especificações desta versão. Antes de continuar fica só uma curiosidade, duemilanove é uma palavra italiana e significa 2009.

Microcontrolador ATmega328
Tensão de operação 5 V
Tensão de entrada (recomendada) 7-12 V
Tensão de entrada (limites) 6-20 V
Pinos E/S digitais 14 ( 6 dos quais são saídas PWM)
Pinos de entrada analógicos 6
Corrente CC por pino E/S 40 mA
Corrente CC por pino 3.3 V 50 mA
Memória Flash 32 KB, sendo 2 KB utilizados pelo bootloader
SRAM 2 KB
EEPROM 1 KB
Velocidade de Clock 16 MHz

Simples, teste sem o cabo USB e nos diga o resultado :smiley:
Aguardamos.

com menos de 7 Volts( dai ser o valor recomendado) corres o risco de nao ser estavel.
Em relcao aos 20 V, e o limite maximo do regulador, nao do arduino. Alias, aqui no site diz que mais de 12 V e corres o risco de queimar o arduino.
Dai o recomendado para o ARDUINO sr 7/12 V.
Para valores maiores, terias que usar um regukador de voltagem com um dissipador de calor, e nao o que vem incluido !!
Existem algumas diferencas entre a datasheet e a placa do aeduino, e preciso notar isso.
Em relacao ao OP- Nao percebi porque ligar ambas fonte e cabo USB, se o cabo USB da alimentacao.
A exixtencia de uma socket para fonte externa e para poderes usar em casos que o USB do PC nao esta disponivel, ou em que o perfiferico ligado do outro lado do USB nao provem os 5 V requeridos para alimentacao ( no caso de ser usado para comunicacao, exemplo).

Apenas os meus cinco centimos ( nao tinha trocado lol)
Abraco

seu arduino é da china?
já tive problemas parecidos com umas placas chinesa, e cheguei a conclusão de que era um componente de qualidade inferior, era a única explicação!
colocando um outro arduino com componentes mais garantidos na mesma fonte o problema de super aquecimento desapareceu!

Radames:
seu arduino é da china?
já tive problemas parecidos com umas placas chinesa, e cheguei a conclusão de que era um componente de qualidade inferior, era a única explicação!
colocando um outro arduino com componentes mais garantidos na mesma fonte o problema de super aquecimento desapareceu!

As queixas de CLONES, vindos da china, principalmente ( e nao me refiro a Open source boards baseados no arduino, mas replicas passado-se por arduino, ao ponto de incluir nomes como UNO, ou o 8 deitado, etc) tem aumentado bastante nestes ultimos meses. Cada vez mais se ve casos desses.
Por isso, e sem duvida uma possibilidade !!

Tens um multímetro em casa? Um amperímetro?

O que tens ligado ao Arduino? Apenas a placa ou algo mais?

Podemos passar aqui horas e horas a discutir isto, mas sem saber o que está ligado ao Arduino, qual a corrente que passa no regulador e a tua experiência com dissipacão de potência em reguladores não se consegue chegar a uma conclusão definitiva.

Uma regra de laboratório (a usar em breadboards e não placas completas) é "Se consegues aguentar com o teu dedo em cima do regulador, está tudo bem.". Consegues?