Ajuda bootloader [INICIANTE]

GUI, que legal que já conhecia o webtronico.com

Você não precisava ter usado uma placa dupla face.... Você tinha espaço para rotear tudo em apenas uma face.

Sugiro fortemente que você procure um tutorial do EAGLE... Talvez o mais dificil você já descobriu como fazer (criar esquematico, board, adicionar componentes...etc). Mas para fazer as trilhas, posicionar os componentes, existe todo um "manual de boas práticas" de roteamento da placa.

Não é legal por exemplo fazer curvas na trilha de 90º, ou tortas como você fez. (não é apenas questão de estética, isso pode favorecer a ressonancia de ruídos).

Bom, voltando a sua placa...Revise o PINO 8 do ATmega e os capacitores de 22pF. Parece que eles não estão conectados ao GND.

Abraço
Juliano - WebTronico

Boa Noite. Juliano, eu não usei dupla face. Na verdade, era tudo uma camada só, ( TOP ), essas trilhas azuis estão ai, porque eu mexi nelas e não sei como passar para a camada TOP :), ai eu selecionei as duas quando fui imprimir ( utilizei o método da serigrafia ). O pino 8 e os capacitores estão ligados ao GND, o desenho do cristal oscilador deve ter atrapalhado sua visualização. Como sugeriu, vou ler tutoriais de EAGLE, e obrigado pela resposta.

Legal GUI, bons estudos.

Cara, manda uma imagem circulando aonde o pino 8 é ligado ao terra. Eu não achei mesmo...

Abraço

Olá Gui,

Eu também fiz uma placa personalizada de Arduino, baseada no Arduino Severino e também tive problemas como você está tendo aí.
Posso estar errado, o que não é nada difícil, mas eu acho que quando chega nessa mensagem significa que o Atmega foi identificado mas ocorreram problemas de sincronização.
Lembro até mesmo de ter esse tipo de problema com a Severino, acho que resolvi na época mudando o jumper JP4, mas não sei se realmente tem alguma coisa a ver.

Mais uma vez posso estar enganado mas acho que algumas coisas podem estar influenciando nisso: Cabo serial muito longo (ruído), ou cabo passando perto de outros equipamentos (como luminária de reator), configuração da porta serial também pode tentar alterar (com velocidades mais baixas talvez.

Mas o que realmente dá certo aqui quando rola isso é o seguinte:
Na hora de fazer upload do sketch, dá o reset no Arduino e bem logo após isto aperta o botão de upload, se seu computador for mais lento ele demora um pouco pra compilar e mandar pra placa, então tenta apertar o upload primeiro e depois reset na placa, vai tentado isso com intervalos diferentes. Mais uma vez, não sei se tem a ver com seu caso mas pelo menos por aqui é o que resolve.

Tudo isso considerando que não existe erro elétrico na sua placa.

Valeu !

Olá, DanDare. Eu fiz um teste parecido com o que você fez, até achei estranho porque, aqui o software ( versão 21 ) exibiu : "Done uploading" e logo abaixo o tal erro. Mas o "arduino" não respondeu ( testei o sketch "Blink" ) lembrando que eu pressionei "reset" antes de clicar em "Upload". Bom, vou tentar novamente. Juliano, abaixo, uma foto do verso da placa com um cotorno preto referente a uma parte de onde esta ligado ao GND ( faltou alguns traços ). Aguardo respostas...

Outra coisa que você pode olhar.
Não sei o que tá aprontando por aí mas dependendo do que tiver conetado nos pinos 0 e 1, também dá esses problemas.
Bom, caso não tenho visto ainda, esse post recente falando sobre essa treta: http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?num=1290027024

Como tinha dito, aqui acontece a mesma coisa. Minha placa tá com o jumper JP4 fechado (mesmo jumper da Severino), reseta automaticamente depois de fazer o upload. O engraçado é que lembro ter tido o mesmo problema com a placa Severino, se não me falha a memória foi resolvido abrindo o JP4. Aqui na minha placa não tem jeito, pois não tem o jumper físico, só as ligações.

Cara, tenta o seguinte: Aperta upload e espera, assim que aparecer na tela de status: "Binary sketch size: xxxx bytes (of a xxxx byte maximum)" você aperta o reset na placa. Aqui sempre funciona fazendo assim.

Valeu

Pessoal, medi com um multimetro aqui, a tensão em alguns pinos do ATMEGA8:

pino 2 = 5v
pino 3 = 3v
pino 7 = 5v
pino 9 (cristal)= ~2,45v
pino 10 (cristal)= ~2,45v
*pino 19 = 0v
pino 20 = 5v
pino 21 = 5v

os demais pinos estão em 0v

Tentei gravar o sketch "Blink", da o mesmo erro citado no 1º post, o pino 19 ( pino 13 no arduino ) era para estar alternando entre 0v e 5v ( piscando ), já que quando o ATMEGA8 estava na protoboard consegui gravar o tal sketch e funcionava tudo corretamente. Agora, não...Ajuda por favor!

Notas: estava alimentando o arduino com ~16v provenientes de duas baterias ligadas em série, ai registrei as tensões acima. Quarenta minutos depois com o arduino ainda ligado, fui tentar mais uma vez até que o arduino respondeu do nada ( antes de eu conectar no PC ) com um sketch que eu tinha gravado quando o ATMEGA8 ainda estava na protoboard mas depois de um leve movimento ele parou de responder. Dois minutos depois chequei a tensão das duas baterias juntas, estava em 11,27v. Estou alimentando agora, com a fonte do PC ( ~12,3v ), mas nada de led do pino 19 piscar...Será se ele respondeu porque alguns fios se tocaram por engano ?

Brod, ficou massa tua plaquita hein? Fez no tone transfer né?
Responde uma mini enquete, to elaborando uma tabela de info sobre isso:

Qual posição temp do ferro? (Algodão/Linho..)
Quantas camadas de pano por cima? (Se houver)
Quanto tempo?
QUAL PAPEL?

To fazenodo uma pá de exp q qro elaborar um texto bacana p/ galera encontrar o melhor jeito de transferir com o q tem fácil.

Quanto ao seu erro man, tenho 95% de ctz desse chute:
Vc tá soldando q nem eu a um mês atrás: tudo errado!
Deve ter solda "sentada" ae, fria e tal...
Veja esse video, vai mudar sua vida:

Olá "nofxx". Obrigado, eu usei o método da serigrafia. Cara, não entendo porque o problema é com a solda. Esta feia mesmo, mas pelo menos não escorreu para outras trilhas não alterando o esquema elétrico. Me explique melhor por favor...

Hm... tu usa aquele Fotocril ?

Tu chegou a ver o vídeo? Lá explica pq eu acho isso.
Qdo ele fala sobre solda "sentada". E como vc mesmo disse, do nada o trem funfou e parou... clássico Osmar.

Osmar Contato.

os reguladores de tensão 78XX precisam aproximadamente de 2 a 3V a mais da tensão desejada(5V) para funcionar, por que colocou duas baterias em serie? quanto maior a tensao que ele tem que regular, maior é a dissipação e maior o dreno de corrente, por isso que após 40 min a tensão das baterias estavam baixas e consequente o fornecimento de corrente.

meça a corrente drenada por todo o circuito, não deve ser maior que 50~60mA.

eu ia chutar que era o botão montado errado(aconteceu comigo) e consequentemente deixando o arduino em eterno RESET, mas como você disse que funcionou...

Outra coisa, você fez o esquemático do circuito?
o pino negativo do C3 é ligado ao negativo do C4 e depois... não é conectado ao GROUND. Esses capacitores tem a função de filtrar ruídos e evitar oscilações no 78xx.

Experiência própria, evite ao maximo passar trilhas de sinal/5V perto de alimentação de entrada >5V e também passar trilhas por entre pinos do CI, que programa você usa? tente LiveWire + PCB Wizard

[OT][nofxx] mandei uma PM

Legal esse assunto de método pra placa.
Eu tive tanta decepção com o toner transfer (sei que funciona para alguns), que resolvi partir para serigrafia também. Dá um pouco de trabalho pra fazer a tela, mas depois que fez a tela pronto acabou, imprime quantas placas quiser.

Resultados que ando conseguindo aqui:
Placa impressa no cobre: http://www.minasambiente.com.br/media/images/common/electronic/plimpressa.JPG
Depois de corroída: http://www.minasambiente.com.br/media/images/common/electronic/plpronta.jpg

Essa placa tem 6 x 3,8 cm.

Falta apenas harmonizar as trilhas nesse projeto (esquinas de 90° !).

Se alguém quiser posso explicar um passo a passo com dicas que encurta caminho pra fazer as telas. Eu fiquei uns dois meses tentando até pegar o jeito.

Valeu !!

Pessoal, o que essas "esquinas" de 90º causam ?

Fala Gui,

Como observou WebTronico.com:

"Não é legal por exemplo fazer curvas na trilha de 90º, ou tortas como você fez. (não é apenas questão de estética, isso pode favorecer a ressonancia de ruídos)."

Nesses pontos de angulação muito fechada, os elétrons encontram certa dificuldade de fluir, ficam "bagunçados" nesses pontos. Pelo menos acho que é isso.

DanDare, o meu caso foi exatamente ao contrario do seu.
Fiquei um tempo tentando acertar a serigrafia e sempre dava algum errinho. Daí resolvi ir para o toner.

Funcionou de primeira... Com trilhas de 12mils perfeitas.

A dica que dou para o transfer é aquecer a placa antes sem o papel do transfer. Depois repetir com o papel para transferir.

Abraço

Pô,

Vcs podiam vir nesse topic explicar qual química usa... só achei aquele tal de Fotocril.
Fiquei encucado o pq de tela, nao daria pra fazer com tranparencia e luz UV?
http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?num=1289238596

Pontas, isso me lembrou a escola, Teoria das Pontas. Os elétrons são atraídos por elas, causando uma leve indutancia. iirc.. Eh isso mesmo?
Mas acho q isso eh desprezível, o lance eh o q o Dan falou, evitar arcos,
evitar paralelas protegidas com nao-protegidas.

Seguinte,
Nem sei ainda o que é fotocril.
O que faço aqui é processo de serigrafia convencional, ou seja:

Faz a emulsão fotográfica: nesse caso 6 partes de tinta serifoto violeta pra uma parte de sensibilizade a base de bromato (bromato é altamente cancerígeno, não pode nem encostar)

Preparo o positivo: nada mais que o circuito impresso em transparência (se a impressão for fraca imprimir 2 ou 3 vezes e sobrepor).

Distribui a emulsão fotográfica na tela com uma régua de forma que forme uma camada bem fina, cobrindo todos os furos e seca com secardor.

Coloca a transparência na tela preparada e faz a exposição na luz (aqui uso uma lampada de 500W por 6 minutos).

Depois faz a revelação: jogando agua em cima com ajuda de uma mangeueira, sem muita ignorância.

A tela é a tela normal de silk screen (nesse caso de 120 fios): http://www.minasambiente.com.br/media/images/common/electronic/tela.jpg Essa tela é toda furada, com uma malha bem fina por onde a tinta passa nos lugares que não ficarem com a emulsão fotográfica

Ai pode guardar a tela e imprimir nas placas quantas vezes quiser, depois se quiser pode limpar a placa pra fazer outros circuitos.

Ahh... bacana, "estendi" .....

Fotocril eh um trem q achei numa loja na net:
http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_5485_4689_Tinta-Foto-sensivel-Fotocril

Ainda ñ conformo q ñ temos nem placa fotossensivel por aqui, e nego de loja sabe nem o q é.....

Um pouco mais de trabalho mas excelente resultado.
Se for fazer várias perfeito...

E essa lamp 500W? Vapor de sódio?