Automação residencial em módulos

LegendBR:
Kotch, pensei em fazer em X10 já, mas não consegui encontrar os equipamentos para controle. Tipo, interruptores, bocais, etc. E os que "consegui" encontrar estavam com um preço alto. Agora com esses links que você postou, deu para ter uma idéia melhor, mas ainda acho que o preço da automação com X10 iria sair um tanto mais caro... sem falar na limitação de, por exemplo, em uma caixa de interruptor ter apenas um comando (pelo menos só vi desse tipo), enquanto nessa outra solução (módulos nas caixas) já vi 6 botões em um espelho só.

Ainda sobre o X10, imagino que uma limitação do mesmo seja com relação aos circuitos. Por exemplo, se eu tiver um circuito com um disjuntor para a sala, e outro circuito em um outro disjuntor para o quarto, consigo comunicar os aparelhos em circuitos diferentes (botão do quarto desligar luz da sala)? E em caso positivo, se os circuitos estiverem em fases diferentes, é possível comunicação entre os equipamentos X10? Não cheguei a me aprofundar no assunto do X10.

Hugo, achei sua solução bem interessante! Mas no caso sua idéia é ter uma outra tubulação independente por onde passariam os cabos? Porque minha idéia é utilizar a mesma tubulação da rede 110 V da casa, até para facilitar o comando das lâmpadas, receber os comandos dos botões, etc.

Gostei da sua solução, depois vou conversar com o rapaz que está desenvolvendo o projeto elétrico para perguntar se terei muita dificuldade em imbutir o cabo "de rede" junto com os cabos elétricos.

Mas independente da rede elétrica, também terei uma rede "lógica" em casa. Mas ainda estou pensando nos detalhes dela.

Aquilo que voce gastará em tubulação, fiação, mão de obra; vc gasta no x10 que ainda ficará mais barato (faça uma conta de padeiro), voce pode usar o arduino pra controlar sua casa, tipo em um determinado horario por ex 02:00hs da manha, desligar as luzes do jardim ou tomadas da casa ou etc, o controle da lampadas ou das tomadas é feito por controle remoto por radio frequencia onde um receptor ligado a sua rede elétrica injeta um sinal modulado em cima do 60hz , os sinais do x10 nao passam pra fora da sua rede por causa do medidor de energia elétrica. Todos as tomadas, bocais pra lampadas e dimers tem um endereço configuravel, existem injetores que são conectados a microcomputadores pela porta serial onde via programas voce faz o controle de toda a sua casa o limite é a sua imaginação! Be happy! XD