Arduino MEGA 1280 + Ethernet Shield (Não Funciona)

Comprei uma Ethernet Shield para o Arduino, e quando eu ligo a shield ele não conecta ao computador, não sei por que, comecei a pesquisar achei este hack que o pessoal faz:

http://api.ning.com/files/46rp3lFVpjW8b5XER5SpX9msQOA2Dox0tQNIk5S-Exs5FQZByWPb9jx*Ui5xENmAILqxcKyXrrasaMYkJ7udAc5njAJP5D9J/IMG_20130430_151656.jpg
http://api.ning.com/files/46rp3lFVpjVz8Gi73ORZSyY6t6acjfwOO1pxwqFs2zAl5Tk8fUhF5F*iPj2Tzjb93YSVGa7jAlOdN0ku7MPZ23hc8UJ9kznX/IMG_20130430_151715.jpg

Fiz exatamente isso no meu Arduino, 'entortei' os pinos da shield e coloquei os jumpers por cima, mas ao conectar o arduino ele parece que perde a conexão com o PC da mesma forma, ...
Começo a suspeitar de falha no circuito da placa, mas não tenho nenhum arduino UNO comigo pra testar a shield...

Ele perde a conexão serial só, mas se tiver seila, piscando um led ele continua piscando o led, ...

Alguém já teve este problema?

esse hack e devido aos pinos do spi estarem num sitio diferente no mega.

No entanto, como tem um conector para o icsp, não é pdeeciso isso.

Para deixar de dar o serial, o problema não é esse. Que shield em especifico é que tens?

Minha shield é igual essa:

Modelo: W5100

Até diz nela: "Mega Compatible", só que ao conectar ela ao MEGA 1280 ele se desconecta do computador, continua ligado, mas perde a conexão serial com o PC....

Isto pode não ter muito a ver, mas as placas assentam perfeitamente uma na outra?

Isto porque aquele conector USB é muito alto e pode de alguma maneira, estar a fazer curto.

Também pensei que o USB pudesse estar encostando no RJ45 mas não está... e se estivesse encostado o arduino não se manteria ligado, ele fica ligado só parece que perde conexão serial.

Olá!

Com este escudo não precisa entortar os pinos.
O que precisa fazer é mudar o pino SS na biblioteca que provavelmente está como 53.

Tentou colocar uma fonte alimentação externa?

Abraço.

Mas eu não consigo fazer o upload do código pra poder estar testando isso, por isso estou assimilando que é um problema de hardware, quando a alimentação externa, não sei se tem como usar as 2(USB/Fonte) junto, acho que não ....

Dá para conectar os 2.

O arduino usa um 7805 ? não sei qual que é o limite de entrada .... vou dar uma olhada aqui no datasheet.

Pode usar 9 ou 12 V.

Eu tenho a impressão que uma shield dessa queimou o chip USB -> TTL do meu Uno... agora que você falou isso, estou com receio de ligar no Mega que comprei...

E o Arduino funciona sem o shield ligado?

Se eu tirar a Shield eu uso meu arduino normalmente.... acho que no arduino não queimou nada,... eu precisava de um arduino uno só pra testar a shield, pois isso é incompatibilidade de pinos...

bubulindo:
E o Arduino funciona sem o shield ligado?

Sim, perfeitamente, até pensei que tinha dado algum problema e fiz um teste com um led e todos os pinos, testei pwm, nada com defeito aparentemente...

Então o problema está no shield.

Experimenta testar os pinos em relação uns aos outros e ao VCC e GND. TAlvez tenhas um curto na placa e não dê para ver. É a única hipótese, acho.

Para a placa funcionar necessita de lhe dares alimentaçao e a ligaçao via SPI(incluida na ficha ICSP).entao passa fios directos e nao encaixes a shield por cima do MEGA.Passei os olhos no esquema do oficial (esse deve ser parecido) e la tambem nao ligam o pino RX TX pois nao é necessario.Faz este teste liga com fio sem colocares a placa por cima.
Eu em tempos tive um problema semelhante, no meu caso nao conseguia fazer upload de nenhum skeetch com a placa encaixada.O motivo era que a ethernet shield tinha uma resistencia de Pull-Up também na linha de reset (pino 5 ICSP) e que fazia com que o micro não reseta-se e o bootloader entra-se em açao.
A minha solução foi remover a resistencia e ja passou a dar.O teu problema pode ser diferente ...
Nao sei se te poderá servir de alguma coisa mas tirei uma foto agora a minha shield onde assina-lo a resistência que removi.

Brigadão HugoPT, o seu shield também dava este problema de perder a conexão serial ao colocá-la no arduino ?

Bom isso não te sei confirmar pois quando usei a ethernet shield não usava a porta serie no meu código.
So tinha o problema no momento de fazer upload do sketch.Ja fizeste o ensaio com as ligações manuais sem encaixar a shield?

Você comprou seu shield no DX.com?
comprei meu arduino e shield wizinet lá..
comprei o compativel com o mega, joguei o código lá. e thanran..
não conectou, ai eu fui e apertei o reset.
ai o computador reconheceu tranquilo :smiley:
e não precisei fazer hack nenhum..