Problema com comunicação RS485 Master / Slave

É, acho que era algum problema de timing... enfim, acabei deixando a biblioteca do Nick Gammon de lado e desenvolvi a minha própria, com base no protocolo que encontrei neste link.

Depois de alguns ajustes, já estou conseguindo comunicar os arduinos pelo RS495, com uma comunicação bem robusta (com o protocolo tenho acesso a MUITOS comandos, agora só preciso definir os comandos de acordo com o design da minha rede), utilização relativamente simples, e rápida o suficiente para minha necessidade, sem precisar fazer delay para não ter problema de sincronia (estou conseguindo enviar um comando após o outro, sem delay entre eles, e todos os comandos estão sendo entendidos).

Ah, e não estou com resistores entre as pernas A e B dos MAX485. Como falei, uma vez que eles estão no protoboard, não precisam desse artifício. Pelo o que eu entendi, esses resistores ajudam a melhorar o sinal para longas distâncias, para aumentar a diferença entre a linha A e B, melhorando assim o sinal (pelo menos foi assim que eu entendi, depois testo em um sistema real, com maiores distâncias, onde o sinal pode sofrer interferências).