[Ajuda] Ligaçao LCD

Boa noite amigos
Comprei esse LCD:

e estou com duvidas para a ligação, nessa figura abaixo fala que tem q ligar alguns pinos do lcd no pino 14,15 e 16 do arduino ! Está correto ? Meu arduino uno não é compatível ? Esses outros pinos seriao os Analógicos ou Digitais ?

Alguem podia me ajudar, nao sei mais onde pesquisar ?

Datasheet: http://www.seeedstudio.com/depot/datasheet/LMB0820-info.pdf
DEMO: http://www.seeedstudio.com/depot/images/product/LCD0820.pde

Obrigado

Ola colega
que versao do arduino tas a usar ? O problema nao sera o arduino em si tou certo que é 100% compativel apenas tens de ver que libraria tas a usar ou o sketch que usas para exemplo.
Por exempo se o teu arduino nao tiver esses pinos podes sempre usar um interface a 4 bits apenas em vez de 8 como esta sugerido

hugo007:
Ola colega
que versao do arduino tas a usar ? O problema nao sera o arduino em si tou certo que é 100% compativel apenas tens de ver que libraria tas a usar ou o sketch que usas para exemplo.
Por exempo se o teu arduino nao tiver esses pinos podes sempre usar um interface a 4 bits apenas em vez de 8 como esta sugerido

Entao eu estou usando o Uno, quando eu ligo os pinos conforme o esquema ali emcima. Nao aparece os caracteres, fica preenchido todos os espaços dos caracteres (quadrado escuro).... Sera q eu teria q criar uma shield e soldar os pinos ? Seria um mal contato ou erro na ligaçao ?

Experimente ligar assim:

display: arduino:
pino 4 pino 12
pino 6 pino 11
pino 11 pino 5
pino 12 pino 4
pino 13 pino 3
pino 14 pino 2
pino 5 terra

Deve funcionar

Kotch:
Experimente ligar assim:

display: arduino:
pino 4 pino 12
pino 6 pino 11
pino 11 pino 5
pino 12 pino 4
pino 13 pino 3
pino 14 pino 2
pino 5 terra

Deve funcionar

Deu certo

:stuck_out_tongue: Valeu ! :stuck_out_tongue:

Muito Bom, curto muito a integração aqui da galera do fórum...

BOEIRA:
Muito Bom, curto muito a integração aqui da galera do fórum...

E aí?

Sumiu?

Na verdade esse display que eu comprei é muitoooo pequeno. Eu to pensando em comprar um de 16x4 ou quem sabe um de 128x64, todos com iluminaçao azul......

O problema é que eu estou com um UNO, precisaria de um MEGA pro meu projeto.....mas a verba ta complicada.....
Estou tento que usar ""74HC595 8 bit shift register"" para economizar minhas saidas.....
Complicado !

to de volta...
sakpokaspksa
como que funciona este esquema de aumentar as saidas?
multiplexador?

Multiplexador e mais ou menos uma chave eletronica tipo o rele

onde voce tem um saida e duas entradas, quando voce manda um comando de 1 binario ou zero ou vice-versa
Olhe um exemplo em anexo o 4066 sao quatro chaves, por exemplo
na digital 8 do duemilanove voce precisa enviar informacao pro lcd e ler uma entrada de dados do teclado ai voce liga o digital 8 do arduino no pino 1 do 4066 e tambem no pino 3 do 4066, no pino dois do 4066 voce liga o lcd e no pino 4 do 4066 voce liga o teclado, agora vem a magica, se vc deixar em zero o pino 13 e 0 pino 5 do 4066 nada vai acontecer mas se vc colcar 1 no pino 13 e zero no pino 5 do 4066 ele vai fechar o pino 1 com o pino 2 ou seja vai colocar a informacao do digital 8 do arduino no lcd, como o lcd sao 4 os fios de comunicacao, voce tera que ter 8 portas ou seja dois 4066 existem outros integrados com mais portas de entrada e etc...

Putzs nao sei se fui claro.... :frowning:

Kotch:
Multiplexador e mais ou menos uma chave eletronica tipo o rele

onde voce tem um saida e duas entradas, quando voce manda um comando de 1 binario ou zero ou vice-versa
Olhe um exemplo em anexo o 4066 sao quatro chaves, por exemplo
na digital 8 do duemilanove voce precisa enviar informacao pro lcd e ler uma entrada de dados do teclado ai voce liga o digital 8 do arduino no pino 1 do 4066 e tambem no pino 3 do 4066, no pino dois do 4066 voce liga o lcd e no pino 4 do 4066 voce liga o teclado, agora vem a magica, se vc deixar em zero o pino 13 e 0 pino 5 do 4066 nada vai acontecer mas se vc colcar 1 no pino 13 e zero no pino 5 do 4066 ele vai fechar o pino 1 com o pino 2 ou seja vai colocar a informacao do digital 8 do arduino no lcd, como o lcd sao 4 os fios de comunicacao, voce tera que ter 8 portas ou seja dois 4066 existem outros integrados com mais portas de entrada e etc...

Putzs nao sei se fui claro.... :frowning:

so faltou o anexo, ai está!

4066.jpg

entendi...
agora percebi como poderia aumentar as saídas digitais! ksapokaspoaskas
muito bom! valeu Kotch!

Entao amigos amanha eu vo comprar os componentes no centro e vo testar esse Tutorial.
http://bildr.org/2011/02/74hc595/

Na verdade foi o melhor tutorial que eu achei até agora...
abraços

No caso do 74HC595 ele e um registro de deslocamento basicamente um conversor de entrada serial pra saida paralela, vc coloca na entrada dele um trem de pulso tipo 10010101 e aplicar um pulso no pino 11 e ele vai mostrar na sua saida paralela nos pinos:

15= 1
1 = 0
2 = 0
3 = 1
4 = 0
5 = 1
6 = 0
7 = 1

mais ou menos isto, alem de habilitar o enable e bla bla bla!

hehehehe

:smiley:

nao sei se o 595 se aplica, acho o 4066 mais viavel deve ter outros com capacidade de mais entradas mas se tiver disponivel liga 4 4066 ou 5 ou seis, goste dele porque tenho uma pancada deles aki e pra nao ficar comprando outros, vivo re-aproveitando!

$) 8)

boa noite amigo eu estou com o mesmo problema , gostaria de saber o algoritmo que vc uzou no arduino?

Se disseres o que te falta e meteres o que ja fizeste sera mais simples de ajudar...

Boa noite , desculpem a demora para responder mais o seguinte :
liguei igual o Kotch disse e não deu nada, ficou apagado , gostaria de saber se tem que fazer mais alguma ligação;

" Experimente ligar assim:

display: arduino:
pino 4 pino 12
pino 6 pino 11
pino 11 pino 5
pino 12 pino 4
pino 13 pino 3
pino 14 pino 2
pino 5 terra

Deve funcionar"

Nossa... 5 Meses de demora...

E o +Vcc (alimentação) do LCD?