Go Down

Topic: Interrupcao Externa com interferencia pela rede eletrica - Arduino UNO (Read 680 times) previous topic - next topic

lcorbi

Bom dia galera! Tudo bem ?

Estou com um problema com interrupcao externa.

Eu nao sei o que acontece, mas estou utlizando as interrupcoes atraves dos pinos 2 e 3 do arduino uno para os sensores fim de curso de uma porta automatica. O estranho e' que qualquer variacao que tem na rede eletrica, interfere na porta.

Eu faco todo os motores pararem assim que a porta encosta no sensor, e quando encosta, faco ela recuar 2 cm.

Ontem estava testando-a, deixei ligado, ate entao tudo OK, o motor tava la parado, normal. Ai fui ligar a luz da sala, teve alguma pequena variacao que acionou o motor.

Estou utlizando o attachInterrupt... como HIGH

A ideia eh a seguinte:

attachInterrupt(0, abriuInterrompe, HIGH);

Criei essa funcao abriuInterrompe() que eh chamado assim que a porta encosta nesse sensor fim de curso, enviando HIGH para a porta 2, ou seja, quando ela esta aberta. Assim que ela encosta, faco ela recuar 2 cm, para que a porta nao fique encostando o tempo todo no sensor. O problema e' que qualquer variacao que seja na rede eletrica, interfere no motor. Ele ta la "dormindo" de repente comeca a dar "estalinhos", no qual o motor de passo fica acionando, ou seja, dando alguns passos indesejaveis.

Como resolvo essa situacao ?  Estou utilizando resistores de 10k como pull Down na entrada dos pinos 2 e 3 e uma fonte chaveada de 1A ate 20 volts.Na aimentacao externa do driver A4988(de 7v a 35v) estou utilizando um capacitor eletrolitico de 100 uF de 25V para evitar picos de energia.

Nao sei o que fazer para acabar com esses acionamento indesejaveis atraves causado pelas interrupcoes.

Por favor, voces poderiam me ajudar ?

Muito obrigado galera!!

bubulindo

Tens condensadores na alimentacao do Arduino? O que pode estar a acontecer e que o Arduino perde a alimentacao e enquanto esta a arrancar "solta" passos para o motor.

This... is a hobby.

lcorbi

Ola! Obrigado pela atencao!

Entao, condensador seria capacitor aqui no Brazil eu acredito, estou utilizando um "condensador" de 100 uF  de 25V na entrada do driver A4988. Nesse caso, eu deveria colocar um capacitor entre o arduino e o driver de motor de passo ou adaptar um condensador exatamente na alimentacao do arduino, colocando algo entre o transformador e o jack de alimentacao ?

lcorbi

Ola! Boa tarde!

Eu nao sei o que acontece. Eu utilizei um condensador de 100uF na entrada do arduino, mas mesmo assim continua com interferencia eletrica.

Quando ligo qualquer coisa em casa, ate ao abrir a geladeira, e' gerado um "ruido" que aciona(micro passos) o motor.

Foi instalado resistores de 10k como pull-down para os pinos 2 e 3 do arduino UNO, capacitor eletrolitico na alimentacao do arduino e do driver de motor de passo, e mesmo assim continua.

O que posso fazer ?

Nao sei mais o que fazer ? Por favor, me ajude e desculpe minha ignorancia.

Muito obrigado!

AndrewRatzkob

Boa tarde Icorbi

Tópico antigo... mas tenho praticamente o mesmo problema.
Conseguiu resolver lcorbi?

Valeu :)

Go Up