requisitos para ligar motor DC + Arduino UNO

Boa tarde, acabou de chegar as coisas que comprei.. fiz um teste com led já.. mas agora eu queria ligar meu motor DC e como sou leigo em eletrônica não sei bem do que necessito pra não queimar nada.. e não tenho certeza das voltagens de tudo também.

os produtos que comprei são esses:

Arduino UNO:

Motor DC:

Ponte H:

A ponte H eu ainda nem sei bem pra que vou precisar na realidade..
O motor é 12V diz ali, mas dei eu não sei onde vai sair 12V do arduino.. eu tentei achar alguma coisa na internet que ensinasse ligar o motor sem ponte H inicialmente, e que não precisasse nada alem disso que tenho, porque as pessoas estão usando coisas que eu não tenho nos tutoriais..

Alguém sabe me dizer se tem como eu ligar direto esse motor no meu arduino? porque queimar não vai eu acho né, já que o motor é 12V e do arduino apenas 5V.. talvez não vai girar ou vai girar mais devagar, nao sei.. eu só queria conseguir ligar ele pra testar..
Caso precisa de mais coisas, o que mais é necessário?

transistor é a mesma coisa que ponte H?

Sou novato na tecnologia do arduino e ainda mais na eletrônica.. então desculpa as perguntas se forem muito bestas.

Obrigado.

Acabei de encontrar esse video no youtube:

É exatamente isso que eu gostaria de fazer, mas eu não sei ligar essa ponte H corretamente assim, ali não da pra ver bem onde ta ligado cada fio, e não fala nada sobre as vontagens que eu não entendo nada praticamente haha

alguem saberia me falar onde ligar certo os fios desse projetinho aqui? acho que ta certinho com as coisas que comprei

Bom, arrisquei e liguei o motor direto no arduino haha nas saidas de 5V.. ele gira um pouco lento, mas funciona.. como vou fazer pra conseguir 12V do arduino?

Assim, se você ligar diretamente seu motor 12V no arduino, você vai queimar o arduino.
Sem transistor e sem diodos e resistores, você vai queimar o arduino.
Antes de tentar ligar esse motor, sugiro você pesquisar bastante, se você é leigo em eletrônica, não tente fazer nada que não veja em um tutorial, depois de achar que já entendeu o que fazer, ai posta aqui no forum antes de montar, depois você liga o arduino...
Olha esse link

http://www.comofazerascoisas.com.br/motor-cc-dc-no-arduino-e-ponte-h-dupla-controle-de-velocidade-sentido-da-rotacao.html

assim, esse L293D é uma ponte H tb, mas é totalmente diferente dessa que mostrei no link acima que eu comprei.. mas elas fazem a mesma coisa? ta me faltanfo alguns componentes pra botar esse motor certinho pra funcionar :T vou ter que pesquisar modelos corretos das coisas e comprar ainda.

Você sabe me dizer como que vo conseguir 12V do arduino se só entra 5V de alimentação? como que eu aumento isso pra botar 12V no motor? a ponte H que amplifica isso?

Você sabe me dizer como que vo conseguir 12V do arduino se só entra 5V de alimentação?

Nao vais!
Tens de usar uma alimentaçao extra para isso. :smiley:

a ponte H que amplifica isso?

Tirado do Wikipedia:

Ponte H é um circuito eletrônico que permite que um micro controlador controle um motor DC, o micro controlador por sí não consegue "dar" a corrente necessária para o funcionamento do motor, e ainda torna possível que o motor rode tanto para um sentido quanto o outro. Estes circuitos são geralmente utilizados em robótica e estão disponíveis em circuitos prontos ou podem ser construídos por componentes.

Fala ai Deiwys,

Eu também sou novato e algo que aprendi é a ter cuidado com o que vejo na net, verifique sempre mais de uma página, tutorial, etc. Isso é importante, pois algumas pessoas ensinam errado, mesmo sem saber.

Eu sempre testo sem usar o arduino em um primeiro momento, e depois uso o multímetro para mensurar corrente e tensão e certificar que não vou torrar o arduino. ^^

Em relação a motores DC eu prefiro usar fontes de alimentação diferentes, pois motores DC costumam consumir muita corrente e isso acaba interferindo no arduíno (leitura de sensores, etc). Ligar direto no arduino é perigoso, pois o arduino não é capaz de fornecer corrente suficiente para os motores.

Pesquisei no google e o primeiro passo a passo que encontrei foi esse:
http://www.funnyrobotics.com/2011/03/arduino-with-l298n-based-dual-motor.html

O layout da placa é um pouco diferente, mas os pinos parecem ser os mesmos (tem os mesmo nomes, apesar de em localizações diferentes), por isso verifique com cuidado antes. A pinagem parece ser 5V, GND e VCC na placa do exemplo, enquanto na tua esta VCC, GND e 5V.

Repare que neste exemplo os 5 volts do arduino alimentam a parte lógica do módulo com o L298N e a alimentação para os motores é outra.

Mas cuidado, pois o pino 5V na tua placa pode ser saída e não entrada. Digo isso porque tenho um módulo onde eu defino (usando um jumper) se vou usar 5v externos ou o do regulador de tensão (que "baixa" o que for ligado no VCC para 5V) do módulo.

Na tua placa pode ter um regulador de tensão (acima dos pinos EN1 e EN2? não dá para ver). Então faça o seguinte teste:

  1. Conecte a fonte de alimentação nos pinos VCC e GND
  2. Verifique se a tensão entre o GND e o 5V é zero ou 5V
    Se for zero você pode usar o exemplo do link acima (mas certifique os pinos corretos) que vai funcionar beleza.

Se for 5V, significa que é saída, então não use esse pino, apenas ligue o terra do módulo no terra do arduino e as portas digitais do arduino nos pinos EN1, EN2, EN3 e EN4.

Poste os resultados ou dúvidas :wink:

Tem um post antigo com o módulo que eu tenho e informações que foram compartilhadas, dê uma olhada Arduino Forum

Até

aew Mortis, muito obrigado pela paciência pra escrever tudo. Já me ajudou bastante, clareou um pouco mais a escuridão aqui haha realmente tem algumas diferenças a placa do exemplo e a minha, mas vai dar pra tirar ideias e entender algumas coisas. Vou pesquisar certinho sim antes de fazer qualquer coisa, já tive bastante sorte em não queimar nada ainda :slight_smile:
Tenho um amigo que quando der um tempinho agora ele vai me dar uma mão, ele entende de eletrônica.. dai espero fazer as coisas bem certinhas agora :smiley:

Obrigado!

Eu tenho um motor driver bem parecido, só muda a posição das portas e não esqueça de conectar o ena1 ou o ena2, senão não irá funcionar.

Se quiser, eu posso postar a foto de como o meu está montando. =]

Fala ai Deiwys,

Eu estava preocupado em confundir, tanto que escrevi um livro rs

Mas é isso ai, pesquisa, compara, tem muita coisa legal na internet! E em relação ao arduino, o limite é a imaginação :wink:

Depois posta por aqui os resultados ou dúvidas, eu acho bacana trocar experiências e quem tiver dúvidas e encontrar o post também posse ser ajudado.

Eu fique curioso em relação a esse switch SW1, por acaso ele é responsável por chavear os 5v para a parte lógica do CI?

Lorena, o teu também tem esse switch?

Pelo que vi no outro post da Lorena http://www.ebay.co.uk/itm/Dual-H-Bridge-Motor-Driver-L298N-for-Arduino-PIC-etc-DC-Stepper-L298-Board-/160831035879 esse switch é para ligar e deslidar, mas ainda gostaria de saber se ele liga e desliga a parte lógica ou todo o módulo (ou driver). Alguém com multímetro na mão? ^^

Fala Deiwys, beleza ?

Como já comentaram por aí, ligar motores diretamente no Arduino não é legal. Pode até ser viável ligar algum não usando as saídas digitais do Arduino mas sim pela saída 5V, se o consume de corrente do motor e tensão estiverem dentro das capacidades da saída de 5V do Arduino. Mesmo assim não é uma idéia muito boa pois o motor irá gerar ruídos elétricos que podem interferir no funcionamento do Arduino. Além disto qualquer circuito indutor (motor por exemplo), está sujeito a força contra-eletromotriz, que gera tensões (voltagens), muito altas com polaridade reversa e que podem fritar componentes do Arduino. Para bloquear esta força contra-eletromotriz pode-se utilizar um diodo para proteção, em paralelo ao motor. De qualquer forma prefira seguir a recomendação de ter um isolamento muito bom entre o arduino e qualquer motor, usando uma fonte extra (externa), para o motor. Não se esqueça que sempre que for utilizar uma fonte externa, deve conectar o fio terra ao terra do arduino.

Já que é inexperiente em eletrônica, sugiro que comece estudando as questões e ferramentas mais básicas que serão sempre úteis. Por exemplo mesmo que siga um tutorial e consiga ligar a ponte H ao motor e fazê-lo funcionar, o que já é uma boa coisa e irá aprender alguma coisa, nunca deixe de tentar entender seu funcionamento.

Minha sugestão é que você comece experimentando controlar seu motor usando um transistor. Um transistor basicamente amplifica um sinal mas pode ser usado como um interruptor ON/OFF para o seu motor. Para começar a brincadeira você pode medir no multímetro qual a corrente que seu motor consome. Tem um multímetro? Se não, sugiro fortemente que compre um, pode ser dos baratos. Pelo link que colocou do seu motor cita que o mesmo consome uma corrente de 0,05A, que são 50mA apenas, me parece muito pouco para um motor com 3K de torque. Mesmo que a redução dele seja muito alta, mesmo assim acho que existe uma possibilidade que este dado esteja incorreto. Você pode testar ligando o motor diretamente numa fonte 12V e medindo a corrente no multímetro. Sabendo a corrente você poderá escolher qual transistor precisará para controla-lo, neste ponto você já poderá ter um código no Arduino que liga ou desliga o motor automaticamente. Se quiser vai perguntando aqui suas dúvidas que vamos ajudando, caso goste desta sugestão de teste.

Após escolher o transitor certo, você pode usar este circuito para controlar o motor: http://www.ecs.umass.edu/ece/m5/tutorials/tip122_transistor_tutorial.html O circuito está no final da página e é bem simples. Este transistor TIP122 é muito fácil de encontrar e com certeza dará conta do seu motor.

O motor gira para um lado ou para o outro, dependendo da polaridade que você ligar os conectores + e -. Uma ponte H basicamente nada mais é que um conjunto de transistores onde você pode controlar se quer girar o motor para um lado ou para o outro, sem precisar trocar os fios de ordem manualmente :slight_smile: Os transitores da ponte H chaveiam as polaridades de acordo com sinais de entrada.

Referência para força contra-eletromotriz: http://www.bratfich.com.br/principios-eletronica.html#A%20força%20contra-eletromotriz|outline

Transistores como chaves ON/OFF: http://www.centelhas.com.br/biblioteca/transistores_como_chaves.pdf Este PDF é de autoria de um membro aqui do forum, muito bom o texto.

Diodos: http://www.fazano.pro.br/port95.html Pesquisando rapidamente encontrei este, devem existir melhores.

Isso aí, dúvidas vai postando. Boa sorte !

Valeu mesmo galera, quando entrei no forum não botava tanta fé em ajuda assim.. obrigado mesmo pela disposição de vocês.

Obrigado DanDare, muito esclarecedora suas informações também, eu ainda estou sem alguns componentes e to precisando ir comprar pra começar montar certinho as coisas, e não.. eu não tenho um voltímetro hehe vou ver se arrumo um, senão me viro como der mesmo, quando eu começar montar realmente as coisas eu posto o que consegui.

Lorena, se não for pedir muito eu agradeço se você postar sua montagem pra mim ver, qualquer tipo de ajuda é muito bem vinda. Obrigado também.

Abraços a todos.

Tirei duas fotos focando o motor.

Meu shield motor é bem parecido com o seu, então deve ajudar.
Está meio bagunçado, mas vou tentar explicar.

http://img43.imageshack.us/img43/517/dsc06505ys.jpg
Essa é a forma que estou alimentando o motor, tenho uma bateria de 9v, comprei um adaptador, no shield há 3 portas de energia, sendo uma do negativo e as outras 2 de acordo com a voltagem, conectei o fio vermelho no 12v e o preto com branco(tive que juntar dois fios =[) no gnd.

http://img21.imageshack.us/img21/3585/dsc06504pm.jpg
Essa já dá para ver melhor, eu estou utilizando o en3 e en4 pq escolhi conectar os dois fios que saem do motor nas portas out3 e out4.
Então conectei os dois fios do motor dc nas portas 3 e 4, conectei um fio na porta enaB em uma das portas lógicas do arduino, e tb mais 2 fios, um para o in3 e in4 em mais duas portas lógicas no arduino.

Basicamente é isto =]

Olá para todos.
arduino uno.
placa l298n igual a essa

2 motores 3v com pico de 1A.
ENA está jumpeado com 5v e ENB está jumpeado com 5v
motor1 fica no out1 e out2
motor2 fica no out3 e out4
in1, in2, in3, in4 ficam ligados no arduino
VCC fica ligado em uma fonte variável de 4 a 6, 7v
GND ligado no gnd do arduino e da fonte.
+5 ligado no 5v arduino com o botão S1 desligado ( sem fornecer saída de tensão)
Estou tendo dificuldades com a mesma placa l298n, não sei se liguei algo errado e tenho algumas dúvidas:
1- a ponte h funciona perfeitamente quando utilizo os canais separados, quero dizer gira motor1 e depois motor2.Quando tento utilizar os 2 canais simultaneamente os motores ficam desorientados,funciona 1 o outro para, depois inverte. A pergunta, consigo utilizar os 2 simultaneamente?
2- eu sei quando in1=1 in2=0 motor gira p um lado e in1=0 in2=1 gira p outro, quando eu coloco o pino de pwm no in1 abaixando a rotação e o in2=0 ele funciona com rotação mais baixa, mas quando inverto in1=1 e pwm no in2 ele não funciona eu sei que de acordo com a regra não deveria mas de que forma eu trabalho o pwm, em que pino da placa l198n.
3- o vcc que fornece tensão para os motores através do l298n, quando vc usa 2 motores ele divide a tensão p cada 1, por exemplo tenho 2 motores de 3v coloco uma fonte de 6v no vcc e o l298 divide 3v p cada motor, porque tenho feito isso e continua não funcionando com os 2 motores simultaneamente.
Desde já agradeço!

olá mbosvc,

Como você disse que um motor de cada vez funciona, penso que as conexões e os pinos no código do arduino estão OK.

Somente com a redução do PWM não funcionam os dois motores ou com PWM no máximo também não funciona?

Esses motores de 3v, usados em brinquedos, costumam consumir muita corrente, pode ser esse o motivo de você conseguir com um motor, mas com ambos não funcionar. São esses motores que você esta usando? De quantos amperes é tua fonte? Já testou com outra?

Posta teu código para vermos se não tem nada que cause o problema na programação.

O L298N não faz a distribuição da tensão (volts) ou corrente (amperes), a tensão será a mesma (com o consumo poderá ocorrer uma queda), mas os motores consomem corrente (amperes) e se a fonte não for suficiente eles irão no máximo fazer um ruído de cigarra ^^

Imagino que seja isso.

dê uma olhada nesse post Montando um carrinho (L298N) - #11 by Mortis - Português - Arduino Forum, algumas informações podem ser úteis. :wink: