Controlando sua casa pela Internet!

Olá pessoal,

Fiz um projeto de automação residencial com Arduino e ficou bem bacana.

Assistam o vídeo:

Os detalhes do projeto podem ser encontrador aqui:
http://engenheirando.com/projetos/automacao/

Qualquer idéia, crítica, dúvida ou sugestão é muito bem vindo!

Abraços,
Maurício Rivello

Bem bacana, parabéns pelo projeto... Estou tentando fazer +/- a mesma coisa para o meu apartamento(quando ficar pronto).

Meu maior problema é fazer caber tudo dentro das caixas de interruptor. Posso te perguntar como você colocou os relés dentro das caixas de interruptor de luz? Tipo, uma caixa com 2 interruptores(uma sala por exemplo para acender 2 tipos de luzes diferentes), os 2 relés couberam dentro da caixinha? Minha maior dôr de cabeça por enquanto é esta. Eu vou trocar os interruptores por push-button's e led's de estado(para saber se ta ligado ou desligado) e os relés vão ficar dentro das caixinhas. Se der para colocar fotos seria melhor.

Outra coisa, qual a distância +/- do seu maior fio do arduino para o relé? Você chegou a ter problemas de perda de voltagem ou interferência por causa do comprimento do cabo?

Grande trabalho amigo Mauricio

Em algum dos interruptores eu perdi um bom tempo acomodando os fios junto com os relés, mas entraram todos na marra mesmo.
O fio pode ser bem comprido... Eu comprei 15 m e lembro de ter testado antes de cortá-los e funcionou. Não medi a atenuação, mas sei que os 15m não foram suficientes pra parar de funcionar.

Nem me preocupei com a interferência porquê pus nenhum fio em paralelo com outro que passe muita corrente como por exemplo chuveiro elétrico e etc.
Mas mesmo assim não sei se o ruído dos 110V ia atrapalhar, já que pra alimentar o relé é um sinal contínuo. É uma boa coisa a se testar :slight_smile:

Maravilha... Eu acho que vou usar relays de estado sólido. são um pouco mais caro mas BEM menores. como é só iluminação, não vou precisar de um relay que suporte muita corrente.

Minha maior preocupação éra com o drop de voltagem do fio, mas parece que cabo CAT5 tem 0.188Ohm/m apenas. Então, 5v, 100mA em 10 metros de cabo eu tenho um drop de 188 mV o que vai me dar 4.812Volts. relays de estado sólido podem operar em ranges de voltagem(entre 3v e 15v geralmente) então acho que não terei problemas.

Valeu,

Wagner Sartori Junior

Usei todos relés de 12V, talvez isso tenha contribuído também p/ não ter feito diferença a atenuação do fio.
Usei par trançado do cabo de rede mais barato que achei! hahaha