Go Down

Topic: Como confirmar se queimei o Arduíno? (Read 310 times) previous topic - next topic

ints14

Pessoal recebi o Arduino essa semana, então sou bem iniciante. Por gentileza, tenham paciência se a pergunta for muito boba.

Então, comprei um Arduino Mega 2560. Aí fui fazer um exercício de um livro, conectei uma ponta do potenciômetro de 10k no GND, a outra no 5V e a do meio em (A0 ou 2, agora já não tenho certeza). Aí girei para um lado e para o outro, era para o LED se apagar e acender, mas começou a cheirar queimado. Então desliguei tudo antes que piorasse.

Agora quando tento executar o Blink aparece o seguinte:

Binary sketch size: 1.052 bytes (of a 32.256 byte maximum)
avrdude: stk500_recv(): programmer is not responding
avrdude: stk500_getsync() attempt 1 of 10: not in sync: resp=0x00
avrdude: stk500_getsync() attempt 2 of 10: not in sync: resp=0x00
avrdude: stk500_getsync() attempt 3 of 10: not in sync: resp=0x00
avrdude: stk500_getsync() attempt 4 of 10: not in sync: resp=0x00
avrdude: stk500_getsync() attempt 5 of 10: not in sync: resp=0x00
avrdude: stk500_getsync() attempt 6 of 10: not in sync: resp=0x00
avrdude: stk500_getsync() attempt 7 of 10: not in sync: resp=0x00
avrdude: stk500_getsync() attempt 8 of 10: not in sync: resp=0x00
avrdude: stk500_getsync() attempt 9 of 10: not in sync: resp=0x00
avrdude: stk500_getsync() attempt 10 of 10: not in sync: resp=0x00

Será que queimei o Arduíno? O que eu posso fazer agora? Desde já agradeço qualquer ajuda ;)

luisilva

A ligação do potenciómetro como descreve não deveria trazer grandes problemas ao Arduino. Deve ter acontecido outra coisa qualquer. Estava a usar o LED da própria placa Arduino ou um LED externo?

ints14

Olá luisilva,

Estava utilizando o Led da própria placa Aduíno.

luisilva

Em princípio deve ter queimado o potenciómetro. Pode confirmar, medindo, que o potenciómetro está ok? Não faço ideia porque é que a placa deixou de responder. A placa é detectada pelo PC? Consegue "vê-la" no IDE? Quando tenta programar, o que acontece se carregar repetidamente no botão reset da placa?

ints14

Olá luisilva,

Fiz os teste e você tem razão, o potenciômetro é que está queimado. Não sei o que aconteceu, mas agora estou conseguindo executar normalmente o Blink. Bom, valeu pela ajuda. Agora é continuar os exercícios do livro e torcer para não queimar nada. Valeu!

luisilva

Jun 11, 2018, 08:35 pm Last Edit: Jun 11, 2018, 08:36 pm by luisilva
Olá luisilva,

Fiz os teste e você tem razão, o potenciômetro é que está queimado. Não sei o que aconteceu, mas agora estou conseguindo executar normalmente o Blink. Bom, valeu pela ajuda. Agora é continuar os exercícios do livro e torcer para não queimar nada. Valeu!
O que aconteceu foi que ligou o potenciómetro ao contrário. Deve ter ligado no pino do meio 5V e não a entrada analógica, quer por engano, quer por nesse potenciómetro o "pino do meio" estar numa das pontas (quando digo pino do meio estou-me a referir ao cursor do potenciómetro). A próxima vez teste com um multímetro o potenciómetro antes de o ligar (medindo a resistência entre as extremidades e o pino central, variando a posição do cursor e identificando assim qual o pino a que corresponde o cursor). Se o ligar sem testar, confirme que o cursor está num centro e não vá até uma das extremidades antes de medir a tensão (pode ser com um multímetro ou com um programa no Arduino).

PS.: Se deixou o potenciómetro ligado no Arduino, poderia este estar em curto-circuito e não deixar o Arduino entrar em funcionamento por não ter a tensão necessária para isso.

ints14

Obrigado pela aula!! Vou segui seus conselhos da próxima vez ! :D

gustavo_carlo

se voce  errou os pinos potenciometro vai cheirar a queimado sim.

Go Up