Ligar Led 12V 10W é assim?

Boas amigos, la ando eu nas invençoes novamente. :slight_smile:

como ainda tenho duvidas nas ligaçoes, venho-vos ca perguntar, pois so depois de ter as ligaçoes todas prontinhas, me viro para o codigo. :slight_smile:

ora a minha duvida aqui é a seguinte, posso eu usar um TIP122 para controlar os leds de 10W 12v, sendo que tenho intençao de ligar 5 leds, ligo todos em serie tal como os 2 da imagem ou necessito de um TIP para cada led?

Quero tambem que os led´s façam o efeito de nascer e por do sol.

Penso que entre o arduino e o TIP122, é necessario uma resistencia, corrijam-me pf.

cumprimentos e obrigado desde ja.

Também precisas de garantir que as referências são as mesmas... os 5V que saem do arduino podem ser qualquer coisa no pino do TIP122.

Nota também que esta montagem é perigosa, pois se o TIP der o berro, vais ligar o teu arduino a 12V... e isso vai fritá-lo.
O ideal é sempre colocar um opto-acoplador entre ambos os dispositivos para poderes alimentá-los com fontes diferentes e não correres riscos.

bubulindo:
Também precisas de garantir que as referências são as mesmas... os 5V que saem do arduino podem ser qualquer coisa no pino do TIP122.

Nota também que esta montagem é perigosa, pois se o TIP der o berro, vais ligar o teu arduino a 12V... e isso vai fritá-lo.
O ideal é sempre colocar um opto-acoplador entre ambos os dispositivos para poderes alimentá-los com fontes diferentes e não correres riscos.

Obrigado Bubulindo
Tas sempre pronto a ajudar. :slight_smile:

Vamos por partes:
1 - Tenho de garantir que as referencias sao as mesmas.
Nao entendi. Como sabes nao percebo muito da poda. :slight_smile:

2 - os 5V que saem do arduino podem ser qualquer coisa no pino do TIP122.
Tenho de "dar alguma informaçao" ao TIP122 pelo codigo do arduino ou assim?

3 - Dizes para usar o opto-acoplador.
É onde fiz confusao e disse que devia levar uma resistencia? entre o arduino e o TIP122?

Desculpa todas estas perguntas se calhar até estupidas, mas como sabes nao pesco nada disto. :slight_smile:

Cumprimentos

Ps.: Tenho aqui um BC337 NPN, este dava?

Ok... vamos ver se percebes algo.

Tensão, ou voltagem é na realidade algo chamado diferença de potencial. A parte importante a reter desta nomenclatura é a palavra diferença. Ou seja, a tensão é a diferença entre dois potenciais.
No caso do Arduino, os 5V são uma diferença de potencial entre o pino do arduino e o GND. Para o TIP, a tensão será o que está no seu pino e o GND da fonte de alimentação de 12V.
Outra coisa interessante é que ambos os GNDs podem estar a potenciais diferentes e como tal haver uma diferença de potencial entre GNDs. Então a tensão que o TIP vai ver pode na realidade ser qualquer coisa que não 5V.

Percebes o que é ter as mesmas referências? A tensão na saída do Arduino apenas será igual à tensão no pino do TIP se os GNDs forem os mesmos. Para isso, o ideal é alimentar o Arduino com 12V e usar o pino VIN para completar as ligações ao TIP.

Não tenho aqui o datasheet do TIP. Mas não era isso a que me referia. Um optoacoplador é um dispositivo que separa duas fontes de alimentação. Ou seja, dum lado podes colocar o Arduino com os seus 5V... do outro o TIP com os 12V e não há risco de queimares o Arduino porque existe uma barreira física entre eles. Assim é perfeitamente seguro ligar duas tensões diferentes.

vamos la ver. :slight_smile:

com esta ligaçao nao havia problemas se eu usa-se uma fonte de 5V certo?
assim a tensao ja era igual, o TIP ja "via" os 5V e caso berrase nao havia problemas. é isso?

no entanto pelo que andei a ver, um opto-acoplador é um transistor NPN, ou tambem estou enganado aqui?
o BC337 NPN dava para o efeito?

cumprimentos

apos umas pesquisas parece que o BC337 NPN nao é um opto-acoplador, teria de ser um 4N25 certo?

cumprimentos

tucandroid,

A linha NPN (e PNP que faz par com o NPN dependendo da aplicação) são transistores, que possuem três pinos, emissor, coletor e base.

Os opto-acopladores, são componentes com 4 pinos. Digamos que dentro deles tem um phototrasistor e um led, os pinos do led ficam ligados ao arduino e os pinos do phototransistor ficam ligados aos 12 volts. Quando ativas a porta do arduino o led (5V) ele emite luz que ativa o phototransistor, esse phototransistor fecha a conexão ativando os 12 volts (funciona como uma chave liga/desliga). Quando desativas a porta do arduino o led apaga e consequentemente o phototransistor abre a conexão, interrompendo os 12 volts. Como não existe conexão física entre o led o o phototansistor o optoacoplador é um recurso 100% seguro para trabalhar com correntes distintas.

Procura no google imagens por "optoacopladores" e depois por "transistors npn pnp", para ser sincero, eu vivo no google rs

Conforme os componentes forem aparecendo pra ti, tentas te aprofundar um pouco sobre eles. Isso é muito importante para nós que estamos a aprender eletrônica.

Necessitas de algo tipo isto.Neste caso é para excitar um rele mas podia ser para ligares uma lampada ou outra coisa qualquer desde que nao excedas a corrente maxima do transistor

foto.jpg

Olá Tucandrois. Estou um pouco enferrujado em eletrônica, mas acho que posso ajudar.
Segundo o datasheet do TIP120, que pode ser visto neste link

A corrente máxima entre o coletor e o emissor é de 5 A.
Como cada lâmpada é de 10 W e 12 V, cada uma utiliza 0,83 A. Ou seja, se é tudo isso que estou dizendo, então este TIP aguentaria até 6 lâmpadas ao mesmo tempo.
Só não sei dizer se este TIP, quando utilizada a corrente máxima, necessita de algum dissipador. Faça a experiência com apenas 1 e observe o que acontece.

Só que estas lâmpadas, assim como a maioria das lâmpadas, são utilizadas em paralelo. Não em série.

Como na imagem você colocou uma imagem de uma bateria, mas está escrito transformador, fiquei na dúvida se você utilizará corrente contínua ou alternada. Como estou enferrujado em eletrônica, não lembro mais se este transistor funciona normalmente com corrente alternada.

Coloque sim um resistor entre o arduino e o TIP. Tente um resistor de 1K.

Abraços