Melhor método de comunicação

Boa noite,

Pessoal, preciso da opinião de vocês.
Em um projeto, terei em um galpão algo em torno de 50 a 80 arduinos.
Eles precisam enviar informação para internet, até aí okay com o ethernet shield, configurado e rodando.

Problema:
quantidade de cabos e necessidade de switchs

Necessidade:
Enviar os dados sem fio, qual o melhor método?

Obrigado desde já

um galpão algo em torno de 50 a 80 arduinos

Colega que raio vai ser esse projecto com esse numero de arduinos?
Existe uma tecnologia de redes sem fio que penso que o Xbee's possam fazer, redes MESH
Basta eles estarem proximos entre eles que a rede se constroe por ela.
No entanto tens de procurar info sobre isso pois nao estou á vontade para te explicar no caso do arduino por nunca ter usado esta topologia de rede.
Com tantos arduinos nao será melhor repensares se defacto queres fazer isso com arduinos, nao sei o que prentendes com eles mas isso pode ser um monte de problemas e investimento.
Expoe o que prentendes para ver a viabiliade do teu projecto

eles irão servir para entrada de dados e envia-los para um BD na web, consegui simular isto com o ethernet shield, porém, como falei, seriam muitos cabos alem do investimento também em switchs.
Referente ao modulo Xbee's, até vale a pena, ficaria algo em torno de R$40,00 o shield e R$110,00 o módulo, contra R$330,00 do modulo ethernet wifi, isso valores no Brasil. O problema é que preciso conectar na web, não tenho conhecimento sobre como trabalha os Xbee's, se alguém puder dar ajudar nesta parte resolveria bastante.

Obrigado

As XBees não ligam à web...

Apenas substituem cabos de ligação entre os arduinos, mas ainda terias de ter um ponto de acesso à rede num sítio qualquer.
Outro problema que sinceramente não sei se as XBee resolvem é a simultaneidade de informação. Os 50 ou 80 certamente que não conseguem falar ao mesmo tempo... e mesmo que consigam, o arduino que for "ouvir" não vai conseguir processar toda essa informação em tempo real.

Esses 50 a 80 arduinos vão estar dispersos em que área?

Para mim a melhor topologia seria teres dois tipos de placas. Uma que recolhia e enviava dados (nesse aspecto, acho que um chip mais barato tipo o ATmega8 ou um de 20 pinos em standalone faria melhor (ou o mesmo por um custo menor) e outra que seria uma espécie de gateway para a internet.
Imagina que colocavas 10 placas de aquisição ligadas a uma gateway e já reduzias imenso o número de ligações à internet.

Assim, no caso de teres 50 nós de aquisição, precisavas de mais 5 arduinos que comunicassem com a web para fazer download dos dados.

Como pretendes fazer o download dos dados? Esse será outro problema que tens uma vez que se todos os arduinos tentarem aceder a mesma base de dados ao mesmo tempo o sistema pode crashar ou não responder.

Finalmente, a pergunta da área prende-se para tentar perceber se realmente precisas de XBees ou não. Podes tentar ligar uma rede RS-485 em que apenas precisarias de um cabo para ligar uns quantos Arduinos.