[Resolvido] Identificação de componentes

Olá!

Estou tentando copiar este circuito.

Gostaria que me ajudassem a identificar o componente que acredito ser um optoisolador cujo "silk screen" tem "F21801A".

E também o CI cujo o "silk screen" tem "LKC9" este eu não tenho ideia do que seja.

No link acima tem mais imagens e informações.

No momento este é o circuito que tenho:

Eu usei um PC817 para o optoisolador mas, não tenho certeza se posso usá-lo. Além disso o encapsulamento é maior.

Desde já agradeço todas as sugestões.

Abraço.

Sim, esse compoenete é um optocoupler e é este.
O conversor DC-DC é este, como já deve ter percebido. Assim como o isolador para I2C que é este.
O outro IC, pelo tamanho e pelo número de pinos, pode ser muita coisa (um simples transístor, um regulador de tensão, um supressor de sobre-tensões, etc.). A única coisa que posso dizer com garantia, atendendo a este documento é que ele tem 4 pinos (que não se consegue ver bem na foto). Por este documento também, principalmente pelo que é dito na última página ("however we have seen that 5V in produces 5.4V out and we recommend using a 5V regulator on its output"), imagino que seja um regulador low-dropout (para suprimir esta diferença), mas sem grande certeza. No entanto, penso que também posso concluir, que seja o que seja, não é muito importante, uma vez que não é representado neste esquema da última folha.

Olá!

Luís muito obrigado pela ajuda eu não iria conseguir encontrar este circuito.

Sobre o outro componente, também estava pensando em um regulador de tensão visto que na imagem acima é possível perceber que ele vai para o 5V.

Como não conheço nenhum regulador com 4 pinos escolhi este pelo que entendi o pino BYP em operação normal não é utilizado então deixei sem conexão e "enable" para o o VIN, está certo?

Aqui as imagens de como está agora.

Todas as sugestões são bem vidas.

Abraço.

Em relação às conexões do regulador, parece-me bem. Já não gosto assim tanto do layout da placa. Como é uma placa muito simples, deveria ter muito menos pistas (e muito menos vias também). Penso que o tamanho das resistências (e do condensador) SMD, não é o melhor (se forem um pouco mais pequenas, devem consegui-se soldar com ferro e devem ficar muito melhor nessa placa). Já agora, qual é o tamanho? 1206?
O DRC não deve estar activo, pois há pelo menos três locais onde imagino que não passe (duas pistas verticais vermelhas debaixo do regulador, duas pistas verticais vermelhas entre o opto-acoplador e o conversor DC-DC e duas pistas horizontais azuis por baixo da palavra "OUTPUT"). As pistas estão muito juntas. O DRC deve ter os valores correctos para os espaçamentos (pista-pista, pista-furo, etc) exigidos pelo seu fornecedor de PCB.

Olá!

Os resistores e capacitor são 0805. Não quis usar 0603 pois, acho muito pequeno embora tenha um soprador térmico.

Estou usando o arquivo DRC da Itead Studio. As trilhas foram feitas no Autorouter que nem sempre resulta na melhor solução. As trilhas a que você se referiu têm 6.5 mil de espaçamento.

Obrigado pelas sugestões.

Abraço.

O meu conselho é que não deve tentar soldar os componentes passivos (resistências e condensador) com soprador. O sopro pode fazer com que o componentes "voem" dos seus lugares, pois eles são muito pequenos e muito leves. Eu, para nenhum destes componentes utilizaria uma coisa diferente do ferro de soldar (e estanho em fio e umas boas pinças), a menos que queira fazer grandes quantidades (pelo menos, muitas dezenas ou centenas), em cujo caso, deveria fazer a assemblagem numa empresa especializada, ou então utilizar um stencil para colocar a pasta de estanho e um forno para a soldadura.
Em relação às resistências, eu tentava o outro tamanho a seguir (0603):


As 1206 são enormes! Soldei muitas vezes 0402, mas utilizava um microscópio. Penso que as 0603 se conseguem soldar à vista desarmada.

Em relação ao autoroute, lembrei-me que poderia ser isso, mas já foi depois de postar. Também acredito que tenha usado o autoplace, uma vez que, por exemplo, a resistência do canto inferior direito está colocada num local um pouco estranho (muito longe de onde faz falta).

O espaçamento de 6.5 mil parece-me minúsculo! Isso é o standard deles? Eu penso que costumava usar 10 ou 12 (que deve ser +/- a espessura das pistas) por isso é que pensei que estavam muito juntas.

Já agora, o colector dos optoacopladores, não deveria estar ligado a "5V" em vez de a "+VOUT"?

Olá!

Eu nem sabia da existência do "auto place", aliás baixei para testar uma ULP do site da cadsoft e não consigo usá-la. Não entendi o funcionamento. Vou ver com mais calma depois.

Coloquei os componentes desta forma pois, não encontrei solução melhor.

Quanto as especificações do PCB pode encontrá-las aqui. O espaçamento mínimo é de 5.9 mil mas, tem uma recomendação de usar maior que 8 mil.

Penso que dá para fazer com o soprador usando 0805, aqui tem um exemplo:

Os componentes parecem muito pequenos mas, não sei qual o encapsulamento utilizado.

Quanto ao sinal de 5V, você está certo. Quando adicionei o regulador esqueci de renomear o sinal do coletor.

Obrigado mais uma vez.

Abraço.

FernandoGarcia:
(...)

Penso que dá para fazer com o soprador usando 0805, aqui tem um exemplo:

SMD soldering by hot air - YouTube

Os componentes parecem muito pequenos mas, não sei qual o encapsulamento utilizado.

(...)

OK. Boa Sorte! :slight_smile:

Eu prefiro fazer desta maneira, com o ferro de soldar. Ele, no início do vídeo diz que 0603 é uma boa medida para fazer à vista desarmada.
(Repare também na diferença de idades dos intervenientes dos vídeos, não sei se conhece o Dave Jones do EEVBlog, mas ele diz que tem mais de 20 anos de experiência no desenho de sistemas electrónicos e agora dedica-se a fazer vídeos que coloca no YouTube).

Luís, obrigado pela ajuda.

De nada. Foi com muito gosto que tentei ajudar.
Vá dando novidades sobre este projecto. Parece-me que as suas conclusões podem ser de grande ajuda para outros usuários.