Automação residencial em módulos

Quanto a alimentaçao pela casa ja pensaste em algo por cabo UTP.Tipo alimentaçao POE(Power Over Ethernet)
Podes passar um cabo de rede para cada compartimento da casa e depois reunes todos num quadro cravando todos os cabos num patch Panel.Isto torna a instalaçao mais universal , pois podes usa-lo para as tuas brincadeiras com o arduino ou para outros fins.
As tomadas com RJ45 para embutir na parede sao vulgares e consideravelmente baratas.
Como o cabo tem 8 condutores podes dedicar 2 pares a Alimentaçao e outros 2 para fazeres a tua rede entre os nós do barramento.
Estou a falar em barramento porque se fosse eu a fazer isso faria tudo cablado e nao por RF.Os meus motivos tem a ver com menor probablidade do sistema falhar.
Podes fazer a comunicaçao em RS485.
Resumindo depois se necessitares de adicionar ou remover algo do barramento é só passar um chicote de rede nesse patch panel para a divisao da casa que queres.
Se nao usares a tomada nessa divisao podes sempre usa-la para outros fins, ligar um pc à rede, ligar uma Box satellite, Tv, Disco multimedia...
Aqui em Portugal este tipo de instalação é Obrigatorio para novas Construçoes.Tem o nome de ITED.
Na entrada da casa tens um quadro com todas essas ligaçoes.
Recentemente fiz um projecto para algo similar mas para controle de temperaturas num barramento RS485
Fiz desta forma que te falei.
Tirei umas fotos para poderes ver o que fiz.