iniciar desde o zero

amigos tenho pesquizado mas aqui em petropolis-rj nao conheco alguem que use arduino. quero iniciar mas preciso entender como instalar (e usar) os programas, como fazer a passagem (entre os programas) para a linguagem de maquina, upload etc...gosto da eletronica mas nada entendo de programacao. onde comeco por favor?

Comecas por arranjar uma placa... (podes também ver os simuladores de Arduino que existem, tem uma thread aqui no fórum sobre um).
Depois fazes download da IDE no site do arduino:

Instalas no teu computador.
Quando ligares a placa ao teu computador, escolhes o tipo da placa e a porta série onde está ligada. Para aprenderes a løinguagem, vê os exemplos e pensa num project que queiras fazer e comeca por aí. Nós cá estamos para tirar dúvidas que aparecam. :slight_smile:

caro amigo, tenho uma placa arduino duemilenove ha tempos. nao consigo faze-la trabalhar. na web vi indicacao de variados programas para ele. comprei o livro do massimo banzi. ele indica o processing, sugere copiar exemplo 01 led pisca-pisca, do "makezine.com" mas o processing tem problemas com esse programa. nao reconhece "const int", nao reconhece "led, output" uma loucura. sera que minha placa esta com defeito?

Cara, você já baixou a IDE do arduino do site oficial? Ainda não comecei a programar no arduino (acabei de comprar os brinquedos!), mas pelo o que eu vi, não tem muito segredo não, é conector o arduino na porta USB do PC, abrir a IDE, configurar, e sair programando.

Procure o livro Arduino Básico de Michael McRoberts que ele explica o passo a passo para quem é completamente leigo no assunto.
Sugiro que você procure também alguns tutoriais de programação em C na internet e faça pequenos projetos com resistores e LED's (que são os componentes mais baratos e uteis para aprendizagem) para testar as funções do arduino.
Mas o livro indicado já é de grande ajuda.
Abraços

algumas duvidas:
1-onde encontro um croquis que mostre as funcoes de cada iten da placa tais com os junpers "icsp" (?), botao de contato, e conectores?
2-qual eh o programmer do duemilenove ?
3-como e quando usar o reset ?
4-o sketch para piscar o led, apos o upload faz o led piscar poucas vezes e muito rapido. sera o windows 7???
agradeco a paciencia dos amigos.

1-onde encontro um croquis que mostre as funcoes de cada iten da placa tais com os junpers "icsp" (?), botao de contato, e conectores?

No site oficial. Aqui http://arduino.cc/en/Main/Products

qual eh o programmer do duemilenove ?

A IDE do arduino "fala" com o avrdude de forma transparente para o utilizador.Por isso nao precisas de saber qual o programador envolvido para já nesta fase inicial.Apenas necessitas de escolher a porta COM correcta, compilar o programa e fazer upload.

3-como e quando usar o reset ?

Para fazer reset basta premir o botao na placa.Quando depende de ti, quando necessitares de reniciar o programa!

4-o sketch para piscar o led, apos o upload faz o led piscar poucas vezes e muito rapido. sera o windows 7???

É normal.No final de enviares o programa a placa renicia e sempre que ela renicia o bootloader tenta ver se é uma tentativa de novo envio.
Caso nao receber nada durante essa fase o bootloader oponta para o inicio do programa que enviaste e corre o programa infinitamente até que o desligues ou voltes a pressionar o reset.

amigos, meu duemilanove funcionou tambem no win 8, com a veras 1.03. mas eu estranho a rapidez do piscar do led. tentei aumentar o tempo acrescentando zeros mas continua rapido demais. eh assim mesmo?

Olá,

No programa "blink" o que causa o atraso entre as piscadas é o comando delay, o detalhe é que os valores são em milisegundos, tipo "delay(1000)" é igual a 1 segundo.

Tenta o programa desta forma:

int led = 13;


void setup() {                

  pinMode(led, OUTPUT);     
}


void loop() {
  digitalWrite(led, HIGH);   // turn the LED on (HIGH is the voltage level)
  delay(3000);               // wait for a second
  digitalWrite(led, LOW);    // turn the LED off by making the voltage LOW
  delay(3000);               // wait for a second
}

O led tem que piscar de 3 em três segundos. Tá acontecendo assim ?

os led "L" da placa e no "pino 13" dao 3 ou 4 flashses e nada mais. apertando o reset nada acontece.

amigos descobri : era o processador que esta com algum problema!! eu troquei-o por um novo que comprei no dealextreme e o arduino funciona perfeitamente. o chip antigo esta "bichado" mesmo. resolvido...

Ja tentaste carregar o bootloader nesse que dizes "bichado"?
Pode ser simplesmente um problema de software nele.

com certeza vou seguir sua orientacao, agradeco. primeiro preciso estudar com carregar o bootloader. ja vi sua dica para procurar no geocities.jp, a primeira vista pareceu-me dificil.

Tenta seguir este procedimento a ver se te ajuda.
http://www.geocities.jp/arduino_diecimila/bootloader/index_en.html

Um video sobre Introdução a plataforma Arduino Introdução a plataforma Arduino - YouTube