Reportagem Arduino na TV Brasil!

Olá pessoal,
Hoje saiu na TV uma reportagem sobre Arduino no programa Olhar Digital, passou no Brasil todo...
http://bit.ly/ArduinoBR

Legal esse tipo de divulgação!
Assim cada vez mais o Arduino vai sendo divulgado!

Opa Radamés..

Muito legal a reportagem.

No último dia 17/03, fiz uma palestra para umas 250 pessoas numa faculdade aqui no Rio Grande do Sul, e muitos comentaram que nunca ouviram falar sobre o Arduino. Agora a divulgação aumenta, a tendencia é essa...

Me diz uma coisa, vc é a favor da Multilogica? Ou compra de fora?!

abraço

Cara, show de bola mesmo, parabéns!

Sobre o que o Rafael disse, acredito que o problema do Arduino aqui no Brasil seja justamente o preço elevado e dificuldade de achar componentes em certas regiões...

Conversei com os professores da UTFPR aqui em Curitiba, e há alguns anos eles estão tentando incluir a plataforma no plano de ensino no lugar do 8051, mas ainda não acharam nada realmente viável =/

abs

Legal pessoal!
A respeito da questão do Rafael, acredito que eles estejam fazendo tudo corretamente, infelizmente as taxas de importação são bem caras para produtos como esse, além disso ele tem que colocar um lucro para manter essa empresa , além de outros gastos. É só vocês compararem preços de eletrônicos como computadores, câmeras digitais, etc, eu fiz algumas contas e realmente o preço quando se importa infla muito mesmo.

A solução seria montar as placas no Brasil, no entanto o ideal seria produzir placas com qualidade, isso é totalmente possível, comprar componentes de qualidade. Assim teríamos Arduinos feitos no brasil a um preço mais acessível.

Talvez se nos dispuséssemos a fazer um grupo, juntar dinheiro e produzir algo em grande escala, minimizando os gastos.

Enquanto esta caro , temos o mercadolivre ,ebay e as polemicas knock-off cópias chinesas do Arduino!!

As empresas brasileiras que estão produzindo o Arduino, ainda não atingiram o grau de qualidade das placas chinesas!! bizarro., e além disso cobram o preço de uma placa original vendida pela Multilógica.

Ficamos então com os Arduino na protoboard, conversores USB-serial feito em casa....

Até.

Falou tudo Radamés,

Já passou várias vezes pela minha cabeça montar placas Arduino no Brasil e vender à um preço acessível à quem interessasse, problema é o capital para começar algo como isso :stuck_out_tongue:

Mas juntar um pessoal com essa mesma idéia é possível sim montar placas de qualidade, com um preço acessível aqui no Brasil.

Eu uso um Boarduino porque ganhei a PCB, mas mesmo assim tive dificuldades pra achar um ATMEGA e um gravador para essa família em Curitiba...

abs

Se a gente tem problemas para comprar o arduino que é o coração e mais difundido, imagina os Shields... Realmente os Shields são um parto! São caríssimos e difíceis de achar!

Muito legal a reportagem, gostei muito.

Aproveitando, tem algum site onde posso comprar o Arduino??

No Brasil a Multilogica vende o Arduino original:
http://www.multilogica-shop.com/

Existe uma versão brasileira feita pela Globalcode chamada Program-ME que já vem com alguns itens a mais incluídos na própria placa:

Além disso você encontra no www.mercadolivre, se tiver paciência e pouco dinheiro pode comprar no www.ebay.com

Você pode importar até US$50 em entrega normal, isto é, nada de fedex expresso caso contrário vc paga imposto sobre importação, mas respeitando os limites, e algumas vezes tendo sorte, você pode comprar

www.nkcelectronics.com/

store.gravitech.us/arduino.html

Eu produzo Arduinos no Brasil. Compro componentes, pago todas as taxas e faço a produção em industria e nao em casa. Digo que a pior parte é contar com fornecedores de componentes. Sempre alguma coisa ou outra falha entrega ou a qualidade nao é o que se espera.
Em Abril coloco a venda o primeiro lote de Duemilanove 100% Nacional, ate com o mapa do Brasil na placa. Sairá por menos de R$90,00 e com muita qualidade. Atualmente tenho somente o bom e velho Diecimila.

Abraço!

notícia legal!!
onde esta produzindo os PCBs?
não vejo a hora de poder testar seu circuito!
Porque não tenta importar os componentes direto da china? não é tão complicado e além disso você tem garantia na entrega.

Radamés,

Por questao de tempo de entrega eu faço as PCBs aqui no Brasil mesmo. Mas a partir de Maio vem muita coisa da China e vou diminuir bem os preços, ja tenho contatos lá. A principal diferença é a qualidade de mascara de solda da PCI ;-). Eu vendo minhas placas pelo Mercado Livre, mesmo dimensional da Arduino, mesmo circuito, placa com mascara preta.

Voce foi o cara que apareceu na TV, nao foi?

sim sou eu mesmo.
Você ira produzir a versão 2009? com direito ao lm358 e o switch MOSFET?

Yeapp!! Com tudo em cima, SMD e bonitinha =)
Em Maio... aguarde..
Tambem voltarei com meu shield ethernet, motorshield e mais outras coisinhas.

Legal :wink:
Também vou ficar no aguardo de mais noticias a respeito.

Enquanto isso meu Diecilmila sai R$75,00 com 168 e R$85,00 com o 328. E tenho o MEGA, que sai caro, mas bem mais em conta que a Multi Logica - R$170,00.

Valeu galera!

Sergio,

Como podemos conversar sobre a aquisição das placas arduino?

Jwildes

jwildes@hotmail.com

Olá Sergio, existe alguma website com informações das suas placas?

Olá Radamés!! Ainda nao, mas no final de semana colocarei o site on line!!
Assim que funcionar eu coloco aqui!

legal!
estamos esperando ansiosos!