Problemas com relé

Responde me me a esta questao.O modulo de reles tem isolamento com foto-acopladores?
Tens um osciloscopio à mao?

Hugo no inicio dos posts eu coloquei uma foto dele, e vc respondeu que ele possui foto-acopladores.... e nao possuo um osciloscopio

Podes mesmo assim tirar uma foto apenas ao modulo dos reles.Só mesmo para ter certeza que tem.
Se o teu modulo for controlado por transistores podem estar a ser influenciados pela proximidade do sinal que estao a controlar.Visto a iluminaria ser controlada recorrendo a PWM e este estar a ser cortado no rele podem as frequencias nesse cabo induzir harmonicos na etapa de potencia.
Enfim pode nao ser nada mas como o teu problema é tao estranho e estas sem mais hipoteses ha que duvidar de tudo.
Um osciloscopio podia te dar a resposta olhando a linha de controlo que activa o rele talvez...
Um outro teste que eu faria se tivesse essa pedra no sapato seria desligar o pino que controla o rele e comanda-lo manualmente, ou seja com ligar um botao com uma resistencia de cerca de 1K ligado a 5 V e injectava na entrada de comando do modulo de reles, a ver se tambem o defeito aparece.

não creio que o problema é com relé, o aquecedor está funcionando normalmente neste relé, logico quando a luminaria esta desligada....

Precisamente o teu modulo usa transistores !
O facto de funcionar com o aquecedor sem problemas e porque a carga e resistiva apesar de la ligares o aquecedor a 230V a frequencia que la passa é a da rede.Aqui em Portugal é 50 Hz ai talvez seja igual:)
Ja no caso da iluminaria a frequencia é bem maior pois depende da frequencia usada no PWM para gerar o duty-cycle.
Pelos testes eu apontava os canhoes ao problema estar ai
Tens onde comprar foto-acopladores e uns componentes ai?
Consegues montar este pequeno circuito numa breadboard e testar?
http://www.robodino.de/wp-content/gallery/arduino-shield/arduino-relais-schaltung.jpg
Em tempos montei uma pequena maqueta de uma casa inteligente para uma exposiçao e usei um circuito destes
Tem referencias e valores das resistencias se quiseres testar
O circuito é o primeiro que ves no pdf.

comandos reles.pdf (29.9 KB)

consigo comprar aqui:
www.proesi.com.br
mas n sei se consigo montar um destes.... a primeira vista me parece um belo desafio
não ha nada pronto para se comprar? um shield?

Podes comprar no ebay super barato, so que deve demorar talvez a chegar
http://www.ebay.com/itm/5V-2-Channel-Relay-Module-Board-Shield-With-optocoup-For-Arduino-PIC-MCU-Cheap-/390517866900?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item5aecadc194
Mas podes tentar montar tu no final so vais ganhar no aumento da tua experiencia em eletronica.

mas n sei se consigo montar um destes.... a primeira vista me parece um belo desafio

A parte mais dificil ja o fizeste que é o programa.
O circuito e só encostar fios com atençao numa breadboard :grin:
No final vais ver que compensa.
O facil toda a gente faz, o desafio muitos desistem , o TECNICO agarra e monta com o que tem à mao tipo MacGyver XD

o que este relé tem de diferente do meu?
isto não serve para nada?
comprei isto aqui para controlar meus leds por pwm, quem sabe isto ja resolva o problema também

Este usa foto acopladores

não vejo o problema... os 230V entram num lado do relé e o transistor esta no outro...

a haver interferência, também acontecerá com um opto acoplador, não? que alimenrtação é que ele vai usar na saída do optoacoplador?

estou determinado a resolver este problema, poderia ser defeito de um dos drivers, porém testei 3 e os 3 com o mesmo problema, apenas um modelo diferente que é dimmerizavel não deu problema.
comprei dois shields com fet para controlar o pwm
comprei drivers novos que colei o link em cima, tambem controlaveis por pwm, porém necessitam de uma fonte DC.
também comprei os reles com fotoacopladores de 4 canais.
não sei mais o que posso fazer
o sistema esta la funcionando perfeitamente sem a luminária.
vamos esperar uns 30 dias até chegar os brinquedos novos e ver como fica, mas se alguém souber como resolver da um toque...
como estive envolvido apenas em tentar resolver isto não continuei o resto do projetinho... em relação ao extern, devo apenas salvar o arquivo simbolo.h com char exemplor[8]{ }; e no principal devo apenas incluir a biblioteca ou além de incluir devo chamar as variaveis com o extern? e como deve ser feito?
bubulindo, em relação as variaveis criadas, ligado e desligado dependendo da leitura do aquecedor e refrigerador... como substituir isto por simbolo? por exemplo em vez de ligado vou desenhar uma circulo cheio, e no desligado um circulo vazio
criar uma lcd.createChar(1,exemplo); e substituir na const char estados[2][10] = {"ON ", "OFF"}; (substituir o ON por 1 ou exemplo não funciona).
verifiquei o pachube a achei excelente, porém me parece meio complicado fazer funcionar via informação serial. Só possui para ethernet shield

dei uma olhada na internet e observei que o driver por manter constante a amperagem na saída causa um grande ruído na entrada, com isto observei que existe driver com um tal de EMI filter, creio que necessito de um destes.

no simbolos.h...

char smiley[8] = {
  0B00000,
  0B10001,
  0B00000,
  0B00000,
  0B10001,
  0B01110,
  0B00000,
};

char ligado[8] = {
  0b00000,
  0b00100,
  0b01110,
  0b11111,
  0b01110,
  0b00100,
  0b00000,
};

char desligado[8] = {
  0b00000,
  0b00100,
  0b01010,
  0b10001,
  0b01010,
  0b00100,
  0b00000,
};

Na parte do ON ou OFF... não tenho como testar, mas depois de criares as variáveis de cima com os numeros 1 e 2, experimenta assim:

int estados [2] = {1,2};

lcd.write(estados[i]);

Eu suspeito que isso tem a ver com o tipo de dados usado... quando metes 1, o que aparece no lcd é 1 correcto?
Vê o que aparece e diz algo... Eu posso dar uma vista de olhos nos métodos para perceber como isso funciona.

Esse pormenor de ser dimmerizavel pode indicar o problema, se o dimmer for resistivo não há problemas, se tiver um PWM lá dentro, provavelmente tem já uma filtragem boa dentro.

Sim, seria um desses filtros que necessitarias. Tens um ferro velho perto de casa? Isso encontra-se em imensos electrodomésticos. Logo na entrada do electrodoméstico mesmo. Ou até em TVs velhas. :\ É sempre uma hipótese.

Lê isto
http://arduino-info.wikispaces.com/RelayIsolation

hugo, exatamente meu problema viu?
não entendi muito bem depois de retirar o JUMPER, alimento o vcc da shield e a saida digital com o arduino o resto não entendi
o meu eu preciso eu ligo o grnd o 5V e a saida digital tudo do arduino.
depois preciso isolar a alimentação do arduino com um filtro EMI correto?
ja comprei estes dois componentes, agora é esperar chegar....
colocando um filtro EMI na entrada da luminária, isolando a mesma não resolve certo? entre o relé e a luminária e a luminária da rede AC. eu preciso é isolar o arduino e não a luminária correto?
vou ver se consigo um ferro velho para pegar um filtro destes para testar, isolando o arduino com um filtro destes e ligando a luminaria na tomada da casa é para funcionar
outra pegunta, ja que este meu driver tem PWM "eu nem sabia" se eu isolar o arduino com o filtro, e ligar o rele num MOSFET e o mesmo ligar na DC do driver, e a fonte AC do driver diretamente na tomada da casa

De facto o texto do autor nao esta bem detalhado.O que eu entendi sobre o que tens de fazer é isolar o arduino em termos de alimentaçoes, ou seja alimentas o arduino com um transformador e o modulo de reles com outra alimentaçao diferente, apenas ficando comum os grounds porque como a tua shield é com transistor tens de ter uma referencia entre eles.
Se tivesses por foto acoplares podias isolar completamente o arduino e a shield de reles pois informaçao de comando do arduino é enviada por "luz".

com groundscomuns o problema não se repetirá?

podes tentar com um relé de estado solido, mas nao garanto que seja melhor. procura por moc31 ou algo assim na fairchildsemi.

com groundscomuns o problema não se repetirá?

Talvez, por isso é que recomendo com o foto-acoplador, assim mata qualquer hipotese pois nao ha necessidade do ground comum, podendo o sistema ser completamente isolado.

HugoPT:

com groundscomuns o problema não se repetirá?

Talvez, por isso é que recomendo com o foto-acoplador, assim mata qualquer hipotese pois nao ha necessidade do ground comum, podendo o sistema ser completamente isolado.

Com duas fontes separadas... O shield tem díodos a proteger a bobine?

Aquilo do MOC afinal é MOC3051. LOL
Eu cheguei a usar isto para comutar correntes jeitosas (aquecimento) com um triac e funcionou catita.
http://www.fairchildsemi.com/ds/MO/MOC3052M.pdf
No entanto, o problema seria pior com isto, creio.

Em todo o caso, e olhando bem para o que pretendes no futuro, talvez um filtro seja o que pretendes mesmo que queiras fazer isto com uma fonte e seres tu a comutar as luzes.

Ias precisar duma fonte DC, o tal shield para comutar e podias alimentar o arduino dessa mesma fonte DC... normalmente diria que as fontes DC são já filtradas e talvez eliminasse o problema que vês. Claro que ia dar um pouco mais de trabalho, em termos de ligações e código...

Talvez uma fonte de computador servisse?

pessoal não achei o filtro por aqui, terei que esperar chegar....
testei o pwm dos drivers dos leds que tenho aqui
muito show controlei a intensidade da luz bem como quero....
agora me vem a pergunta, utililei um tip120, existe a possibilidade de isolar os grouns? se conseguir eu alimento o arduino com uma bateria
segui esta ligacao
http://bildr.org/2011/03/high-power-control-with-arduino-and-tip120/

só que ai os grounds se juntam....