[RESOLVIDO] Problemas com montagem de sensor IR

Saudações,

Bem pessoal, sou novato, tanto no fórum como no arduíno e posto aqui minha primeira dúvida (já vasculhei o fórum e a internet de cabo a rabo).

Eu desejo montar um sensor de linha usando Led's IR, como eu tina tanto o emissor e o receptor (os dois são como led's transparentes) aqui em casa catei na internet e montei o seguinte esquema (usei um resistor de 100ohms no lugar do de 150ohms):

E usei o seguinte código:

int Sensorval=LOW; 
void setup() 
{ 
  Serial.begin(9600); 
} 
void loop() 
{ 
  pinMode(A0,OUTPUT);       // Primeiro é necessário configurar o pino do Arduino (digital 2) que conecta o Vout do 
  digitalWrite(A0,HIGH);        //breakout como saída para descarregar o capacitor, colocando o pino digital 2 do Arduino 
  delayMicroseconds(10);    // em alto (HIGH) e depois uma espera de 10 microssegundos 
  pinMode(A0,INPUT);          // E por fim configura o pino do Arduino (digital 2) como entrada 
  long time = micros(); 

  // Enquanto o tempo for menor que 3000 microssegundos e o pino do sensor for alto (HIGH), então o valor do sensor 
  // será a diferença entre o tempo atual e o tempo anterior. 
  while (digitalRead(A0) == HIGH && micros() - time < 3000); 
  int diff = micros() - time; 
  Sensorval=diff; 
  Serial.println(Sensorval); 
}

Tudo funcionou uma maravilha, o sensor reconhece a linha preta em um fundo branco e tals... ...mas aí veio o problema, eu precisava de mais dois sensores! Comprei pela internet um kit com 20 TIL32 (emissor de IR) e TIL78(receptor de IR) montei o mesmo esquema e não funcionou!

Agora vamos colocar alguns pontos para ver se vocês conseguem me ajudar:

  • Os meus leds originais eram os dois transparentes. O led emissor não emite luz visível (lógico né!! :grin: ) eu só identifico o emissor do receptor pela luz rosada que aparece na câmera digital.

  • No kit que eu comprei, o receptor é preto (filtro de luz) e o emissor emite uma luz vermelha (mas ao focar a câmera digital eu vejo um pouco da luz rosada).

  • Nos dois esquemas montados, ao direcionar o controle da televisão para o TIL78 (tanto no preto quanto no transparente) eles se comportam da mesma forma (indicando que com relação ao receptor tudo está correto)

  • Se eu coloco meu led emissor original ( o que não emite luz visível) junto como led receptor preto, o sistema funciona, mas como o led emissor novo ( o que emite uma luz vermelha) nada feito =(

  • Quando eu reduzi o resitor de 100ohms para 22ohms o sistema deu um sinal de vida ( se eu colocar uma superfície com bastante reflectância diretamente sobre os dois leds os valores lidos pela porta sofriam uma pequena queda, mas tinha que ser bem próximo mesmo, cerca de 1cm, enquanto que no sistema original uma distância de 5cm era suficiente para identificação correta da linha) mas o resistor esquentava pacas (descobri da pior forma :roll_eyes: ).

  • Já tentei colocar mais de um led emissor dos novos, mas sem efeito(eu gostaria de usar apenas dois leds).

Se alguém puder me ajudar eu agradeço!

[]'s Erick

os led infravermelho podem ser de comprimentos de onda diferentes o mais comum é o de 940nm, provavelmente o que funciona no seu circuito, há outros comprimentos de onda como 850nm e 730nm e varias outras, não funciona porque o sensor é sensivel apenas à faixa dos 940...

Pelos datasheets que encontrei na net, diria que são ambos compatíveis.

Não entendo para que serve esse condensador no colector do transistor... Algo que reparei é que a corrente que passa pelo TIL78 varia entre 1mA e 25nA... logo uma resistência no colector ou no emissor para transformares isso em tensão seria o ideal. Vê esta thread que encontrei na net com uma montagem para esse transistor.

Experimenta com essa resistência de kOhm e vê o que dá.

Valeu pessoal,

Vou tentar essa montagem no link indicado.

Um coisa engraçada é que ao direcionar o emissor novo (o que emite uma luz vermelha) diretamente e beeeem próximo ao receptor o sistema funcionou. Ao meu ver este emissor que veio no kit não emite IR suficiente para refletir em uma superfície e ser captada pelo receptor. O meu emissor antigo emite mais IR. O negócio agora vai ser achar estes LED's emissores de IR sem essa luz vermelha e ver se isso é uma característica do componente. Vou procurar no centro do Rio e posto aqui a conclusão final.

Eletrônica é novidade para mim, mas estou dando minhas cabeçadas! 8)

[]'s Erick

Acabei de montar o esquema o site Lab. de Garagem e nada.... ...como eu disse vou atras do outro tipo de emissor IR.

Falae pessoal,

Finalmente consegui resolver o problema. Comprei outro tipo de emissor de IV como o da figura abaixo:

Montei ele no esquema que eu havia postado no inicio, e mesmo assim não funcionou... =(

Voltei a pesquisar sobre o assunto na net e vi um esquema usando o TCRT5000:

Ao ver o esquema, lembrei o que o nosso amigo bubulindo havia comentado sobre o capacitor ser desnecessário e para usar um resistor de KOhm... ...montei o esquema indicado e tudo funcionou perfeitamente XD. Bastou conectar a saída em uma porta analógica para fazer a leitura.

Uma curiosidade, com este led novo ( e com o meu antigo) a leitura da porta analógica retornava um valor bem baixo quando a luz IV é refletida e muito alto quando nada é detectado. Com o led IV que emite uma luz vermelha, essa variação era muito sutil (sem luz IV o valor girava em torno de 1020, com luz iv caia para 970) bem diferente do que tenho agora (sem luz, por volta de 900, com luz cai para 20).

Valeu pela atenção e obrigado dudu e fabio, pois suas dicas me ajudaram a solucionar o problema.