potenciometro digital

pessoal, estou precisando substituir um potenciometro de fio de 220r por um pot digital

alguem sabe algum que varie de 0 a 220 ohm?

obrigado

Posso estar enganado... mas um potenciómetro digital não varia a resistência, mas sim a tensão (que é o que o analógico faz na realidade). Assim sendo, a tua questão dos 220 Ohm está algo incompleta.

Nota que depois tens de ter algo que envie os comandos para o potenciómetro digital variar a tensão de saída nos seus terminais... um Arduino por exemplo.

Se quiseres, tens imensos por onde escolher no site da Maxim www.maxim-ic.com. Eles ainda são dos poucos que enviam amostras para casa. Podes dar uma vista de olhos por lá. :slight_smile:

o que ocorre é o seguinte,

no meu trabalho tenho que calibrar os aparelhos usando um potenciometro como "carga" na saida,

uso as cargas de 0 5 10 40 80 120 e 220 ohm, atualmente uso um potenciometro de fio de 220 ohm mas o problema é que esses potenciometros de fio a um certo tempo começa a falhar enquanto movimenta o eixo dele,

eu gostaria de substituir por um digital para eliminar esse problema.

penso que deve dar certo, se nao o caso vai ser usar resistores de precisao e chaves para comutar entre as "cargas", porém vai ficar algo tao com cara de gambiarra hehe..

Em principio daria para fazer isso... eu não imagino o que estás a calibrar.

Como sabes que valor está no potenciómetro?

Qual a corrente necessária?
Potenciômetros de fios somente são usados em caso de necessidade de potencia.

Edson

é assim, trabalho com manutenção de bisturi eletronico,

o aparelho tem um sistema que monitora o contato entre a placa de retorno de rf e o paciente,

dependendo desse contato varia a impedancia, certos valores de impedancia fazem o alarme tocar para alertar que o paciente esta com contato ruim com a placa de retorno,

para calibrar esse alarme eu tenho que colocar as cargas no lugar da placa simulando o contato com o paciente,

uso um pot de fio de 220r com uma escala que eu fiz na mao medindo a saida e marcando em um disco graduado,

deu pra entender mais ou menos?

Importas-te de me dizer que hospitais trabalham com esse bisturi?

Calibracão com um potenciómetro não me parece que seja seguro para uma aplicacão dessas. Como sabes que o teu potenciómetro tem a resistência correcta? Também calibras o multímetro com o qual verificas o potenciómetro?

Bom, dúvidas à parte, creio que um comutador de resistências sai mais pequeno, mais barato e é muito mais simples de manter ou calibrar decentemente.

Eu acredito que o pot digital funcione para o que queres, nunca usei um logo apenas posso indicar um dos fabricantes que os faz e podes experimentar uma vez que eles enviam amostras de vários produtos deles. :slight_smile:

entao bubulindo, tem vários hospitais aqui no brasil e fora dele que usa esse tipo de tecnologia,

caso tenha interesse entre no site da empresa em que trabalho para ter uma ideia,, www.deltronix.com.br

voltando ao assunto, a calibraçao tem uma certa tolerancia, portanto nao precisa de tanta exatidao no pot,,,

os modelos de pot digitais que encontrei tem passo de 10 em 10k precisaria de pelo menos 5k...

Eu pesquisei na Maxim e encontrei este:

http://datasheets.maxim-ic.com/en/ds/DS1805.pdf

Tem 3 modelos 10K, 50K e 100K. Se usares o de 10K, como este chip permite 256 níveis, vais ficar com uma resolucão de cerca de 39 Ohm. :\ É um pouco limitador, uma vez que só vais usar 6 valores... mas acho que é o que há no mercado. :\

Podes fazer essas cargas com um comutador ou analog mux colocando resistências em paralelo por exemplo. Isso permitiria de duas resistências criar 3 valores para testar a máquina... mas, vai tornar o teu projecto um pouco mais volumoso.