Anemometro com Arduino

Estou construindo uma estacao metereologica, com o arduino, ja tenho sensor de temperatura, sensor de umidade e sensor de pressão atmosférica.
Estou encontrando dificuldade em realizar o pluviômetro e agora o anemômetro, medir a velocidade do vento acho não ser muito dificil, mas indicar a direção, não sei como fazer.
Pensei em usar um potenciometro acoplado a uma peça que girasse com o vento, indicando o azimute do vento, mas o potenciometro não tem o eixo livre (não gira 360 graus) e em um determidado momente ele não mais giraria, talvez colocar sensores a cada graus ou a cada 5 graus, ao redor desta peça, mas aí ficaria muito difícil.
Sou Radioamador e nós temos uma "rede social" onde trocamos emails e mensagens por esta rede chamada APRS, sem o uso da INTERNET, tudo feito via RADIO, inclusive utilizando a ISS (estação internacional) para replicar os dados em outros paises, e esta estação metereologica seria pra enviar dados para esta rede APRS, se alguem tiver curiosidade em olhar basta ir a http://aprs.fi/

Toda ajuda é bem vinda! :wink:

Medir a velocidade, creio que é com umas pás e um sensor tipo encoder.

Já pensaste na hipótese ( cara) de usar um encoder absoluto para te indicar a direcção do vento? Um dos problemas do potenciómetro é que o eixo costuma ter alguma resistência e o vento pode não ser suficientemente forte para o virar.

Por favor um exemplo, bubulindo!

:frowning:

bubulindo:
Já pensaste na hipótese ( cara) de usar um encoder absoluto para te indicar a direcção do vento?

Achei:

Obrigado!

Putz, olhem o preço!
Bubulindo voce falou que era caro...
:stuck_out_tongue:

bubulindo:
Medir a velocidade, creio que é com umas pás e um sensor tipo encoder.

É o proprio que usarei

Mais uma vez obrigado pela dica!

Pois...
A outra hipótese que me ocorre é um pouco trabalhosa. Mas basicamente seria um disco feito de um material resistivo quase que a simular um potenciómetro, mas que permitiria rodar 360 graus. Algo com grafite por exemplo?

Bom dia,

Não sei se entendi bem mas esse componente possui a seguinte limitação
Contact Bounce (15 RPM).........5.0 ms. maximum

O que nos dá 18km/h

Segundo o portal São Francisco o deslocamento de ar começa a ser chamado de vento a partir de 20km/h

Portanto acho que esse componente não te atende.

Eu acredito que você poderia usar um disco perfurado semelhante ao usado nos mouses mecânicos para medir o rpm e depois converter isso em velocidade.

att,

A ideia e usa como indicador de direcao do vento!

Pensei em colocar um reed switch e um imã e contar os pulsos, mas esta do mouse é uma!

Legal este site!

Kotch, boa noite! já pensou em usar um sensor como o dos coolers de computador? de repente usar um cooler mesmo para teste, acho que ele deve ler altas rotações...

Ontem desmontei um ventilador de 13 x 13 cm 12 Vdc e vi que ele tem um sensor hall, hoje consegui um mas esqueci no meu trabalho, mas lá fiz testes com um osciloscopio e e vi que no terceiro fio ele gera um pulso a cada +- 6 ms amanha trarei ele pra casa e vou tentar alguma coisa valeu, obrigado pela dica!
8)

Já agora... Acho que devias ligar a tua estação meteorológica à net para todos vermos o tempo que faz no Brasil. :slight_smile: eh he eh

Aí está a estação, mas ainda não está completa:

http://aprs.fi/weather/a/PU5TOK-2

Muito bom!!!!!

Parabéns!!!!!

25 graus constantes é muito bom... há por aí um empreguinho por Curitiba?

Heehehehehehe, só tem um detalhe, a estação está no interior da casa, pois ainda é um protótipo !

Pois... eu tinha a sensação (pelo meu fraco sentido geográfico) que Curitiba era sul do Brasil e como tal difícil de ter 25º constantes... mas nunca se sabe. eh he he

Como fizeste os gráficos no site? Ou estás a usar a pachu.be?

Estes dados são criados por um sistema chamado APRS, que é uma rede social feita através de transmissores de radio frequencia de radioamadores onde podemos trocar email, dados de telemetria e mensagens sem o uso da internet e até com auxilio da estação espacial internacional, que quando passa em cima da nossa antena, replíca os dados para uma área de cobertura mais ampla.
Também usam este sistema, navios e aeronaves, de uma espiada em:

http://aprs.fi/#!lat=-25.4194&lng=-49.2372&mt=roadmap&z=10&timerange=3600&label=Rede%20APRS%20Curitiba-PR

Ta frio aí em Portugal, hein? 11 graus.
Estava olhando as estações de APRS por aí!