Ferramentas para eletrônica

Boa tarde a todos! Vou montar um conjunto de ferramentas para trabalhar com eletrônica e queria que vocês me dessem sugestões do que eu devo comprar. Já está em minha lista: Ferro de solda, jogo de chaves, multímetro e caixa organizadora.

Alguém gostaria de sugerir algum item? Se possível, me mande link de algum site que venda o produto ou apenas uma foto, só para eu ter noção do que é e não comprar errado.

Que pretendes fazer com electrónica?

Se queres só fazer placas e algumas soldas aqui e ali, um jogo de chaves, provavelmente não te vai servir de muito (apesar de darem um jeito para reparar coisas por casa).

Que multímetro estás a pensar comprar? A Seeedstudio (e todo o eBay) vendem uns osciloscópios de bolso que parecem ser um mimo... eu estou a ponderar comprar um para este Natal (a minha prenda). Acho que no eBay se arranja por 180 a 200 dolares. http://www.ebay.com/itm/Mini-4CH-ARM-DSO203-Nano-V2-Quad-Pocket-Digital-2MB-USB-Storage-Oscilloscope-New-/160709683320?pt=BI_Oscilloscopes&hash=item256b0b2878
Claro que isto é para quem se quer meter a sério na electrónica e não quer gastar imenso num osciloscópio.

Algo que dá sempre jeito é um chupa solda (é o termo Português). solder sucker for sale | eBay

Existe também uma espécie de malha de cobre para remover solda de contactos desoldering braid for sale | eBay

Dá um jeitaco... e sim, por muito cuidado que se tenha, é sempre preciso dessoldar algo.

Teres algo para segurar o que quer que vás soldar é importante... nem que sejam dois livros idênticos para poderes pousar a placa sem estar em contacto com a mesa. Existem uma espécie de manipulador, mas nunca me ajeitei bem com isso.

Se quiseres enveredar por motores, etc... um bom alicate, ou um jogo de chaves tipo este http://www.ebay.com/itm/45-In-1-Precision-Multi-Bit-Screw-Driver-Tool-Kit-Electron-Torx-Screwdriver-/110936738959?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item19d4584c8f ajudam. De resto, um alicate de corte, navalha, alicate de pontas... tudo isso serve para poderes tirar componentes de electrónicas velhas.

De resto, um conjunto de resistências, condensadores, cabo de rede para poderes ir fazendo jumpers à vontade, e uma caixinha onde possas guardar chips avulsos... eu costumo aproveitar chips de placas que encontro (infelizmente não são muitas hoje em dia) e dá sempre jeito manter tudo no mesmo sítio. Ter uma seleccão de transistores, reguladores de tensão e chips como o ULN2803 ou 2003 ou 2004 dão sempre imenso jeito. :wink:

Que multímetro estás a pensar comprar? A Seeedstudio (e todo o eBay) vendem uns osciloscópios de bolso que parecem ser um mimo... eu estou a ponderar comprar um para este Natal (a minha prenda). Acho que no eBay se arranja por 180 a 200 dolares. http://www.ebay.com/itm/Mini-4CH-ARM-DSO203-Nano-V2-Quad-Pocket-Digital-2MB-USB-Storage-Oscilloscope-New-/160709683320?pt=BI_Oscilloscopes&hash=item256b0b2878
Claro que isto é para quem se quer meter a sério na electrónica e não quer gastar imenso num osciloscópio.

Tambem ando a ver a minha prenda para o Natal e ando entre um Logic Analiser e um Osciloscopio da Rigol. Penso que quer um ou outro é indispensavel para se poder subir um nivel de aprendizagem.Estou mais inclinado para o Logic Analiser da Saleae Logic 8.Ate abri um post sobre este tema aquihttp://arduino.cc/forum/index.php/topic,131557.0.html.
No entanto o meu conselho é começares aos poucos e vai vendo no ebay o que necessitas e compra la.(Bons negocios lá...)
Para dispensar algum dinheiro nestes tempos de crise a minha tecnica é sempre que recebo umas gorjas de reparaçoes coloco dentro de uma caixinha azul, que é o meu porquinho mealheiro $) para ir comprando peças e afins :grin:.

Ha esqueci-me de dizer uma peça essencial. Compra breadboards

O que estou querendo é o necessário pra começar com o básico. Itens mais caros, como o osciloscópio, posso utilizar na universidade sempre que necessário. A princípio, devo comprar as "ferramentas" em minha cidade mesmo. Se o preço for muito elevado, corro para o eBay :slight_smile:

HugoPT:
Tambem ando a ver a minha prenda para o Natal e ando entre um Logic Analiser e um Osciloscopio da Rigol. Penso que quer um ou outro é indispensavel para se poder subir um nivel de aprendizagem.Estou mais inclinado para o Logic Analiser da Saleae Logic 8.Ate abri um post sobre este tema aquihttp://arduino.cc/forum/index.php/topic,131557.0.html.
No entanto o meu conselho é começares aos poucos e vai vendo no ebay o que necessitas e compra la.(Bons negocios lá...)
Para dispensar algum dinheiro nestes tempos de crise a minha tecnica é sempre que recebo umas gorjas de reparaçoes coloco dentro de uma caixinha azul, que é o meu porquinho mealheiro $) para ir comprando peças e afins :grin:.

Bom conselho o da breadboard.

Eu estive a ver essa thread e realmente o Nick focou em algo muito interessante... eu assim de repente não tenho interesse nenhum num osciloscópio porque não estou a planear ver sinais analógicos, mas sim digitais (tempos, PWM, etc...) e nesse aspecto um analisador lógico é muito mais interessante que o multimetro por causa do preco. O chato é que eu nem sempre quero andar com o portátil às costas para analisar sinais.

Vou repensar isso um pouco. :\

Quanto trabalho fazes em casa comparado com a Universidade? Provavelmente o que precisares na Universidade é uma boa indicacão para o que precisas de adquirir. :wink: