Sensor D6T Thermal

Olá Senhores!!

Estou querendo ligar o sensor D6T Thermal da Omron, mas não faço idéia de como faze-lo...

Se alguem souber como mexer ou fazer uma biblioteca para faze-lo funcionar eu agradeçeria muito.

Fico no aguardo

Fala japonês?

Cara,

Não Falo, tentei esse site, mas está dificil de entender e é estranho o GND e o VCC ligarem em portas analogicas...

FernandoL:
Cara,

Não Falo, tentei esse site, mas está dificil de entender e é estranho o GND e o VCC ligarem em portas analogicas...

Apesar de não ser o "correto" esse módulo consome apenas 5mA, então (acredito) não coloca a porta do arduino em risco http://www.omron.com/ecb/products/pdf/en-d6t.pdf

Não precisamos saber japonês para entender os códigos ]:slight_smile:

Bom a interface é I2C, bota o VCC no 5V do arduino, o GND no GND e testa o código do japa (removendo as partes em que usa as portas como VCC e GND).

É o que eu faria =)

Você mora no Brasil? Conseguiu esse sensor onde? Achei bem interessante, fiquei interessado em utilizá-lo para automação residencial! Ele parece servir perfeitamente como detector de presença (e não somente de movimento).

Sobre o código e ligar a alimentação nas portas analógicas, muito provavelmente ele só fez isso para facilitar a conexão no arduino (todas as portas estão uma ao lado da outra), ele até comenta alguma coisa sobre os 5 ma de consumo, provavelmente o mesmo que o Mortis falou. E no setup() ele faz justamente isso, coloca a porta do VCC em HIGH e a porta no GND em LOW.

Faz como o Mortis falou, coloca o código do japa no arduino e vê no que dá! Só tome cuidado com o início do loop, porque o programa espera que um byte (0x01) seja enviado via porta serial para iniciar a funcionar. Essa parte do código tem que ser modificada.

LegendBR:
Você mora no Brasil? Conseguiu esse sensor onde? Achei bem interessante, fiquei interessado em utilizá-lo para automação residencial! Ele parece servir perfeitamente como detector de presença (e não somente de movimento).

É, eu gostei desse sensor também (para meu sistema de segurança seria legal), mas o preço deste anúncio no ebay me desanimou um pouco :fearful:

Pow, esse preço assusta mesmo! Na digikey o preço é a metade disso!

Melhorou um pouco rs

Percebi que tem resolução em pixels (?)

Mas realmente é uma boa opção para detectar presença!

Senhores, desculpe-me a demora.

Sim, eu moro no Brasil, adquiri esse sensor nesse site:

http://br.mouser.com/search/refine.aspx?Ntk=P_MarCom&Ntt=103485542
P.s.: se forem comprar, comprem junto o conector, tive um trabalhão para encaixar as coisas

Eu sou novo no arduino, mas preciso desse sensor para o meu projeto.
Eu consegui copilar o codigo anteiormente tranquilamente, só tive que baixar a biblioteca WireExt.

Passei o programa mas ai tive 3 problemas:

1-Onde colocar as pernas do sensor (que irei colocar no vcc e no gnd e procurar a parte da programação pra apagar).
2-Se a janela do arduino (ctrl+shift+M) mostra o gráfico daquela maneira.
3-E o que fazer com o segundo código que aparece no site japonês (que eu acho que tem a ver com a janela), não faço ideia do que fazer com ele.

E o quanto sabes de programação? Procure saber o que é i2c, veja como usar i2c no arduino e veja sobre o serial monitor do arduino (é apenas para enviar e receber mensagens via serial, não para gerar gráficos ou qualquer outra coisa alem de trocar mensagens via serial).

Perceba que existe uma imagem dos pinos do teu chip... observe que existem dois pinos SCL e SDA, se você for na página das boards do arduino verificará que o arduino tem dois pinos com essa mesma finalidade, é neles que você deve conectar, essa interface se chama i2c. o japa já disse quais eram:

SCL - A5 ---->>>> SCL do módulo na porta analógica 5 (SCL do arduino)
SDA - A4 ---->>> SDA do módulo na porta analógica 4 (SDA do arduino)

O japa coloca no segundo código: "D6T-44L test program for Processing" <--- linguagem de programação.

Você tem um uno? se sim, veja do que se trata e o que tem na placa:
http://arduino.cc/en/Main/arduinoBoardUno#.UwVPv_ldX_E <--- menu acima Products

E de uma olhada no Learning:
http://arduino.cc/en/Guide/HomePage#.UwVRhfldX_E <----- Menu acima Learning

Fiquei com a impressão de que você quer começar pelo fim, mas antes você precisa saber o básico e os caras do arduino (Time que faz o site) explicam quase tudo que se pode fazer com o arduino :wink:

Bons estudos

Consegui fazer funcionar!!1

Muito bom!! Agora eu integrei com o TouchShield!!!

Ficou fera!!

Abrcs

Boa!

Compartilhe o código, assim o próximo que precisar não terá que aprender japonês. :slight_smile:

Eu utilizei o arduino MEGA, mas deve funcionar em qualquer um, só ver quais são as pinagens SCL e SCA de cada um!!

#include <Wire.h>
 
void setup()
{
  Wire.begin();                // join i2c bus (address optional for master)
  Serial.begin(9600);          // start serial communication at 9600bps
}
 
int reading = 0; 
int count=0;
int lelis=0;
 
void loop() 
{
  // step 3: instruct sensor to return a particular echo reading
  Wire.beginTransmission(0x0a);
  Wire.write(byte(0x4c));      // sets register pointer to echo #1 register (0x02)
  Wire.endTransmission(false);      // stop transmitting
  
  // step 4: request reading from sensor
  Wire.requestFrom(0x0a, 32);    // request 2 bytes from slave device #112
 
  // step 5: receive reading from sensor
  count=0;
  lelis=0;
  while(count<32)
 
  {
 
  if(2 <= Wire.available())    // if two bytes were received
 
  {
 
    reading = Wire.read();  // receive high byte (overwrites previous reading)
    reading+= Wire.read()<<8;
 
   if(lelis<=2)
   {
     if (count!=0)
     {
        Serial.print(reading);   // print the reading
        Serial.print(" ");
        lelis++;
      }
      count+=2;
   }
   else
   {
      Serial.print(reading);   // print the reading
      Serial.print(" ");
      Serial.println();
      count+=2;
      lelis=0;
   }
  }
 
  }
  //while(Wire.available()<1);
  //reading = Wire.read();
 
  Serial.println();
  Serial.println();
 
}