Estudo de viabilidade de projeto de iluminação pública

Olá, sou novo na comunidade, estou com uma dúvida em relação de como proceder com o equipamento em um projeto, gostaria de saber se uma lâmpada de um poste está apagada ou não, entendi que tenho que arrumar um shield wi-fi e um sensor de luminosidade, no caso uma Mini Fotocélula (LDR), agora, gostaria de saber se para cada poste vou ter que ter um arduino todo configurado com os shields ?! ou existe uma maneira melhor de fazer isso !? gostaria de ter esse controle em um sistema web ... dai por isso a dúvida, também precisarei enviar esses dados para um servidor ..

Atenciosamente Lucas Alves

gostaria de saber se para cada poste vou ter que ter um arduino todo configurado com os shields ?! ou existe uma maneira melhor de fazer isso !?

Presumo que talvez um grupo de postes possam estar a ser controlador num quadro, por um disjuntor ou um diferencial, pois bem era ai que eu iria saber se a iluminação esta ou não ligada monitorizando a tensão do barramento ...

Através dum relé em série com a lâmpada poderias saber isso sem LDR... se a lâmpada fundir, o circuito abre e o relé deixa de dar sinal.

Em quantos postes queres fazer isto?

Só pra saber, isso é um projeto acadêmico?

Olá pessoal, agradeço todas as opiniões, não se trata de um projeto acadêmico, na verdade é uma idéia que estamos estudando e analisando o investimento para fazer isso em um município, são mais de 9,000 mil postes, existem um sistema construído que está sendo cadastrado o georreferenciamento dos postes e detalhes de cada poste, mas gostaria de incorporar essa feature de monitoramento, pois poderíamos saber se uma lâmpada está queimada, apagada ou com problemas, acionando assim uma OS e direcionado a equipe para o lugar correto.

A minha dúvida é como proceder em termos de compra de equipamento e o modo que pode ser montado a estrutura.

Atenciosamente Lucas Alves

bubulindo:
Através dum relé em série com a lâmpada poderias saber isso sem LDR... se a lâmpada fundir, o circuito abre e o relé deixa de dar sinal.

Em quantos postes queres fazer isto?

São mais de 9,000 mil postes, mais estou com um conjunto de uns 20 postes para poder fazer uns testes, gostaria da opinião sobre o assunto, de como eu poderia dar um pontapé inicial.

att Lucas Alves

Mais de 9000 postes, provavelmente algo melhor que wi-fi ou internet, não achas?

A última vez que mexi em iluminação foi na faculdade há mais de dez anos, logo não estou bem dentro de como funciona isso.

Em termos de cabos, não haveria uma possibilidade de fazer um cluster, ou seja um arduino por cada 5 postes ou algo assim?

Como é que os postes estão ligados? Série? Daria para medir a corrente que vai para cada poste?

Explica como está ligada a alimentação nos postes, para ver possibilidades de medição de corrente. Nota que 9000 postes é uma porrada de nós. :slight_smile: