Sensor de Movimento (Sugestão)

Bom dia galera,

estou pesquisando sobre como fazer um sensor de movimento.
Achei um exemplo utilizando o sensor PIR, mas não encontro aqui por perto para comprar.

Alguém já fez algum sensor de movimento utilizando sensor infravermelho?

Alguém pode me ajudar? Preciso de algum exemplo e os sensores que vou precisar!

Obrigado. XD

Eu fiz alguma coisa com utrasom mas a precisão (é uma porcaria) é na casa dos cm , se vc precisa de algo com maior precisão acho melhor esquecer os sem contato (untrasom ,IR) e colocar um potenciômetro para fazer essa medição .

Alguém me daria uma outra sugestão?

Sensor para detectar pessoas? o PIR é o melhor mesmo
tanto o Ultra-som quanto um Infra-Vermelho de longo alcance normalmente são bem focados e pegam o movimento de qualquer coisa que entre no campo deles...

Meu caro , se vc falar oq pretende fazer talvez dique mais facil .
Se quer algo que simplesmente avise quando tem alguem ou algo grande, algo como um alarme , um desses infra que se usa em alarme residencial pode servir .
Se vc quer saber movimento pequeno de um corpo especifico , algo do tipo vibração , existem censores de contato bastante sensíveis , também usados em alarme residencial .
Se vc quer saber e quantificar o movimento , novamente depende de como é esse movimento e de que precisão vc precisa nessa medida , isso pode ser feito com acelerometro , potenciometro , extensometro , em fim depende do que vc precisa medir , oq precisa medir e com que precisão .

Eu comprei um daqueles infravermelhos que colocam em lojas para funcionar como alarme.

Gostaria de saber como colocar para funcionar.

Ele tem 4 pinos: 12v( 1 positivo e 1 negativo) e 2 pinos para ligar alarme(tem um desenho como se fosse um relé).

Alguém pode me ajudar?

pino do meio é o pino comum ou outro é o n.a. (NORMALMENTE ABERTO) o outro é o n.f. (NORMALMENTE fechado)

se vc for ligar uma lampada, voce pega o neutro da rede e leva direto ao "soquete" da lampada e a fase vc liga no pino central comum
e se vc quer que a lampada apague, quando alguem for detectado pelo sensor , o outro lado da lampada deve ser ligado ao pino n.a.
agora se vc quer que a lampaga acenda quando alguem for detectado pelo sensor este outro lado deve ser ligado ao pino n.f.
foi apenas um exemplo, não se deve ligar uma lampada direto ao sensor e sim um outro rele de maior capacidade, por causa da capacidade de corrente do contato do sensor
lampada
0--------- n.a.----------------------O--------------->neutro da rede eletrica
/
fase da rede eletrica>---------------------- comum -------0

0--------- n.f.

quando desligado o comun esta fazendo contato com o n.a.
quando ligado o comun esta fazendo contato com o n.f. 8)

Putz o desenho ficou destorcido apos a postagem
:open_mouth:

Alguém saberia me dizer se sensores infravermelho possuem boa precisão? Ou se há algum modelo com precisão alta? O objetivo é medir deslocamentos da ordem de décimos de milímetro, talvez centésimos... alguém sabe de algum para me indicar, por favor? É para meu projeto final da faculdade.

Parece-me que para essa resolução, vai ser muito dificil...